Postagens

Mostrando postagens de Setembro 13, 2018

Feira do Livro de Franca: grandes nomes da música e literatura

Imagem
A Feira do Livro 2018 deve bater todos os recordes de público e movimentar o cenário cultura da cidade durante cinco dias. A expectativa é do secretário municipal de Esporte, Arte e Cultura, Elson Boni. Ontem, ele anunciou a grade de programação do evento, que começa no dia 26 e vai até 30 de setembro. “Serão cinco dias recheados de atrações, todas gratuitas”. A feira será montada na praça Nossa Senhora da Conceição.  “Vamos ter uma área de exposição, área de oficinas e discussões, praça de alimentação e, claro, o palco principal, onde acontecerão os shows, disse o secretário.  Ainda serão realizadas oficinas literárias e debates na Casa da Cultura. “Fechamos uma parceria com a Unifran, que organizará toda a programação na Casa da Cultura”, disse Boni.  Durante o dia, as atividades se concentrarão na praça e na Casa da Cultura. “Vamos ter exposição de livros, lançamentos de diversos títulos de autores francanos e de outros locais do Brasil, apresentações teatrais e culturais e uma fe…

Personagens doentes da literatura são tema de palestra

Imagem
Médica, poeta e escritora, Márcia Etelli Coelho dá sequência, nesta sexta, 14, ao ciclo de palestras que celebra os 10 anos da Arlec Médica, poeta e escritora, Márcia Etelli Coelho, de São Paulo, mostra como a literatura pode auxiliar as pessoas no enfrentamento de desafios como uma doença grave em palestra que será realizada em Rio Preto nesta sexta-feira, 14. Intitulada "Personagens doentes da literatura - Adaptação e superação", a palestra é mais uma atividade que marca as comemorações dos 10 anos da Academia Rio-pretense de Letras e Cultura (Arlec). Segundo Márcia, a literatura é capaz de proporcionar uma experiência indireta ao leitor. "Posso aprender muito a partir do modo com que um personagem lida com a situação de uma doença grave. A partir de sua experiência, reflito como utilizá-la em minha vida pessoal", diz ela, que é presidente da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (Sobrames) e membro da Academia Brasileira de Médicos Escritores (Abrames). Em…

Livro de Oswald Barroso é lançado hoje no TJA

Imagem
por Diego Barbosa - Repórter Criador e criatura: Oswald Barroso e o livro "Menino amarelo - As desventuras de um rei desencaminhado". Publicação é parte da série "Memórias ficcionais", com mais outros quatro volumes a serem lançados ( Foto: Saulo Roberto ) Não é de hoje que atravessamentos urbanos costumam render boas histórias e reflexões. A literatura produzida em torno desse universo é vasta e engloba nomes canônicos - desde teóricos como Walter Benjamin (1892-1940) e Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) a escritores de ficção, vide trabalhos assinados por Arto Paasilinna e Jack Kerouac (1922-1969), por exemplo. Ainda que encarada por muitos como atividade simples, a deriva por diferentes espaços, lugares e corpos atrai olhares de pesquisadores e artistas sobretudo por se tratar de uma experiência cognitiva, em que está embutido um processo de autoconhecimento, quando não de inspiração. Nas palavras do poeta modernista Wallace Stevens (1879-1955), "eu sou o mun…

'Lennon pôs fim aos Beatles', revela Paul

Imagem
Ex-beatle comentou sobre como o afastamento provocou um ressentimento traduzido em canções. Paul McCartney e John Lennon em 1964. (Arquivo)
Paul McCartney está de disco novo - Egypt Station foi lançado no dia 7/9 - e, mesmo com os seus 76 anos, faz todo o percurso de mídia disponível para um artista do seu calibre. Várias entrevistas pipocaram nos últimos dias, e uma delas, com o radialista Howard Stern, em Nova York, na semana passada, chamou a atenção pelo fato de o músico ser categórico ao afirmar que John Lennon terminou com os Beatles.

"Eu sei quem terminou os Beatles, foi John", disse McCartney, surpreendendo Stern, que havia dito que ninguém sabia quem provocou o rompimento do grupo. "Não acho que ninguém tentou apontar o dedo para ninguém, mas foi assim. Houve uma reunião em que John apareceu e disse: 'Ei, pessoal, estou saindo da banda'."

Ele continua: "John amava mulheres fortes. Sua mãe era, sua tia que o criou era (…). Ele encontrou Yoko Ono …

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

Deus eleva os humildes

VIVENDO E APRENDENDO

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599