Editora Fernanda Diamant é a nova curadora da Flip

por Guilherme Sobota - Folhapress
Fernanda
Fernanda Diamant é a nova curadora da Festa Literária Internacional de Paraty. A editora sucede a jornalista Joselia Aguiar no cargo. A próxima edição da Flip ocorre entre os dias 10 e 14 de julho de 2019, no litoral fluminense. O escritor ou escritora homenageado será anunciado ainda este ano, e os convidados, no primeiro semestre do próximo ano.
Editora com passagens pela Publifolha (onde foi assistente de Arthur Nestrovski) e Editora 34, formada em filosofia, Diamant também é sócia da Quatro Cinco Um, revista mensal de resenhas e ensaios que começou a circular em maio de 2017.
Ela aponta duas diretrizes iniciais que devem dirigir seu trabalho com a Flip daqui para a frente: aumentar a presença da não ficção na programação principal e também buscar formas de variar os formatos das mesas. "Desde debate sobre urbanismo, história, política, ciência, memórias até jornalismo e reportagens", explica a nova curadora. "Esses debates sempre existiram, mas agora talvez estejam mais presentes".
Sobre a intenção de variar o formato das mesas, Diamant diz que quer ampliar um trabalho que já vinha sendo feito nos últimos anos pela curadoria - ela cita como exemplo a participação da russa Liudmila Petruchévskaia, que fez uma espécie de pocket show na Tenda dos Autores na edição deste ano.
Diário do Nordeste

Comentários

Mais Visitadas

Papa Francisco sobre os direitos humanos: todos têm o direito de ser felizes

Dom Aloísio em nossos corações

O STF é uma vergonha

Diferenças entre instrução e educação