Pular para o conteúdo principal

Timor-Leste: Papa estuda viagem ao país

Presidente da Conferência Episcopal vai encontrar-se com Francisco no Vaticano

Lisboa, 30 jun 2014 (Ecclesia) – O presidente da Conferência Episcopal de Timor-Leste revelou à Agência ECCLESIA que se vai encontrar novamente com o Papa Francisco, no Vaticano, após tê-lo convidado a visitar o país lusófono.
O encontro, que vai decorrer esta semana, servirá, entre outros assuntos, para “ver da possibilidade da ida do Santo Padre a Timor”, referiu D. Basílio do Nascimento, bispo de Baucau.
O prelado está em Portugal, após participar na ordenação episcopal de D. Francisco Senra Coelho, seu antigo aluno, este domingo, em Évora.
“Uns dias antes de sair (de Timor), recebi uma carta do cardeal Ouellet (prefeito da Congregação para os Bispos, da Santa Sé), a dizer que o Santo Padre queria encontrar-se comigo”, precisa o presidente da Conferência Episcopal Timorense.
A 17 de março, Francisco recebeu os três bispos de Timor-Leste e recordou o “nascimento” da nação timorense, em 2002.
O Papa argentino poderia, assim, ser o primeiro pontífice a visitar Timor-Leste desde a sua independência; João Paulo II passou por Díli, a 12 de outubro de 1989, durante a ocupação indonésia.
Após o encontro de março, D. Basílio do Nascimento revelou que convidou Francisco a visitar o país em 2015, ano da comemoração dos 500 anos da chegada dos portugueses a Timor-Leste.
O Papa vai visitar a Coreia do Sul em agosto e, em janeiro do próximo ano, fará nova viagem à Ásia, com passagens previstas pelas Filipinas e o Sri Lanka.
“A Igreja na Ásia é uma promessa”, disse Francisco, numa entrevista ao jornal italiano ‘Il Messagero’, publicada este domingo.
HM/OC

Comentários