Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 14, 2020

Comenda Patativa do Assaré: Secult divulga os agraciados em 2020

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará torna pública a lista dos agraciados com a Comenda Patativa do Assaré 2020.  São eles: Antônio Rosemberg de Moura; Francisco Gilmar Cavalcante de Carvalho; Josenir Amorim Alves de Lacerda; Raimundo Fagner Cândido Lopes e; Raimundo Oswald Cavalcante Barroso. Confira a Lista dos Agraciados com a Comenda Patativa do Assaré – 2020  As indicações foram abertas ao público, feitas online, sendo acompanhadas de justificativa do mérito dos nomes sugeridos. Os indicados foram avaliados por uma Comissão de Seleção composta por sete membros: três integrantes do Conselho Estadual de Política Cultural do Ceará (CEPC); dois integrantes da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará; um representante da Universidade Regional do Cariri (URCA); e um representante da Fundação Memorial Patativa do Assaré. A condecoração visa promover o reconhecimento de pesquisadores, artistas, poetas e cantores populares e tradicionais que, assim como fez o grande poeta popular P…

Prêmio RioMar Mulher homenageia dez personalidades de áreas diversas

No calendário de celebração ao Dia Internacional da Mulher o Prêmio RioMar Mulher, que chega a sexta edição neste ano, exalta histórias de personalidades locais que inspiram. Em 2020, um grupo de dez mulheres que fazem a diferença nos meios onde estão inseridas serão homenageadas com a comenda. A solenidade de entrega acontecerá no dia 12 de março, às 19h, no Teatro RioMar Fortaleza. Ana Miranda (Arte e Cultura), Celina Hissa (Moda), Fátima Dourado (Trabalho Social), Inês Melo (Saúde), Joana Ramalho (Economia e Negócios), Manuela Nogueira (Gestão Pública), Márcia Travessoni (Comunicação), Regina Costa e Silva (Arquitetura e Design), Rosa Mendonça (Justiça e Cidadania) e Zilma Gurgel Cavalcante (Educação) são os nomes desta edição do prêmio que busca reconhecer e destacar atuantes mulheres . Após a cerimônia de entrega do título, o público poderá visitar a Exposição Fotográfica Prêmio RioMar Mulher, que difunde as histórias inspiradoras de cada homenageada. A exposição poderá ser visi…

PODCAST: Chuvas benfazejas

Por Pe. Geovane Saraiva

Chuvas benfazejas

Padre Geovane Saraiva*
Somente o amor verdadeiro e genuíno pode nos oferecer as chuvas benfazejas, mesmo na inesperada e inexplicável hostilidade própria da vida, não nos esquecendo das razões de viver, dos dias que passam e que são cansativos, das humilhações que machucam, das decepções que deprimem. Tal amor é vivido entre claridade e sombra, mas à luz da esperança; ela não decepciona e é mais forte do que os sinais de morte, aqui muito nítida no pensamento de Dom Helder: “Feliz de quem atravessa a vida inteira tendo mil razões para viver”.
É sempre bom se pensar na bondade de Deus, através das chuvas regulares que beneficiam as regiões do Brasil. Ficamos agradecidos, na condição de cearenses, pois, em boa quantidade, a água que cai e banha nosso solo parece mesmo ser suficiente, a ponto de afastar aquele fantasma da seca, que no passado era causa de flagelo para conterrâneos e irmãos nordestinos, como tão bem foi ilustrado na tela Os Retirantes, do grande artista e pintor Candido P…