Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Maio 4, 2018

Encontro de Leitores do Sertão Central começa nesta sexta-feira em Quixadá

por A cada ano aumenta o número de participantes do Encontro de Leitores do Sertão Central
O Encontro de Leitores do Sertão Central chega à sua quarta edição neste fim de semana, mais uma vez em Quixadá. Segundo os organizadores, dessa vez o evento será realizado na Casa de Saberes Cego Aderaldo, no Centro da cidade. A programação tem início previsto para a tarde desta sexta-feira (4) e segue no sábado (5) durante todo o dia. a programação, palestras, debates e exposições. O passaporte ao espaço literário é dois quilosde alimentos não perecíveis. Para o primeiro dia do Encontro, das 14h às 17, estão programadas as oficinasZines, com a facilitadora Elen Andrade; Literatura e Bordado, com Alan Nascimento e Princípios básicos da narração oral para contar histórias, com a facilitadora Goreth Albuquerque. Das 15 às 16h o facilitador Luciano Oliveira palestra sobre A relação entre literatura e filosofia. Das 18h30 às 19h10 tem um Bate Papo com Gisele Sousa. O tema será Pantera Negra e …

Academia Sueca decide não entregar o Prêmio Nobel de Literatura deste ano

Por G1 Denúncias de abuso sexual atrasam prêmio Nobel de Literatura
A Academia Sueca anunciou nesta sexta-feira (4) que este ano não será concedido o Prêmio Nobel de Literatura e que a decisão foi adiada para 2019. A instituição enfrenta uma crise desencadeada pela relação deste prêmio com um indivíduo acusado de agressões sexuais. “Nós achamos necessário dedicar um tempo para reconquistar a confiança do público na Academia antes que o próximo vencedor possa ser anunciado”, declarou o secretário permanente da academia, Anders Olsson. Ele também alegou que a decisão da Academia é em respeito aos que já ganharam e aos que ainda irão ganhar o prêmio. A decisão foi tomada durante uma reunião semanal em Estocolmo, baseado na crença de que a Academia não está em posição de escolher um vencedor após a onda de escândalos sobre assédios sexuais e crimes financeiros que atingiu a instituição. O Nobel de Literatura já deixou de ser concedido em várias ocasiões, da mesma forma que os outros, dura…

Realidade

Gonzaga Mota* Os dois grandes problemas do nosso tempo são as questões envolvendo a paz e a justiça social. No atual estágio da humanidade, destacam-se como fundamentais os direitos à vida e à liberdade, como também o direito de se ter o mínimo indispensável para alcançar a cidadania. Ações precisam ser concebidas visando buscar uma melhor justiça distributiva, consequentemente uma organização socialmente justa. A vida é mais agradável e bela quando percebemos a presença da amizade e a ausência da inveja e do ódio. Torna­-se básico a exaltação dos valores internos e morais, para que possamos buscar felicidade e esperança. Vivemos dias de expectativas, para não dizer de intranquilidade e angústia, no contexto mundial. Em todas as nações, da mais rica às mais pobres, existem problemas relacionados com a falta de entendimento, humildade, justiça, amor e paz. A supremacia dos valores materiais sobre os espirituais é a grande responsável pelo atual desajuste universal. Quando dizemos valor…

Casa de Cultura Francesa comemora 50 anos no Ceará

Quando o então Centro de Cultura Francesa abriu suas portas pela primeira vez, em dezembro de 1968, a enorme influência da França, não só sobre o Brasil, mas sobre o mundo, já não era mais a mesma. "Depois das duas Grandes Guerras, o americano resolveu tomar conta de tudo", resume o pesquisador e memorialista Miguel Ângelo de Azevedo, o Nirez. A Casa de Cultura Francesa (CCF) comemorou, ontem, 50 anos de fundação. O evento, realizado na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), recebeu o reitor Henry de Holanda Campos e o embaixador da França no Brasil, Michel Miraillet. A CCF e a embaixada têm, atualmente, uma parceria, que consiste em trazer uma vez por ano um professor nativo. O Centro virou Casa. Hoje, cinco décadas após a criação, os costumes franceses são estudados apenas por um grupo ainda mais seleto no âmbito cultural da cidade. Para o semestre 2018.1, 768 pessoas tentaram ingressar na Unidade, o que significou uma concorrência de 8.72 participantes por vaga…

Escritor Luiz Gasparetto morre aos 68 anos

por Estadão Conteúdo "Não tenho medo de morrer porque convivo com fantasmas o dia inteiro", afirmou Gasparetto quando tornou público seu estado de saúde ( Foto: Divulgação Facebook ) O médium e escritor espírita Luiz Gasparetto, de 68 anos, morreu nesta quinta-feira (3) depois de uma luta contra um câncer de pulmão. Ele era filho da também médium e escritora Zibia Gasparetto. As primeiras notícias de Luiz Gasparetto foram divulgadas em sua página no Facebook. A publicação trazia um texto de consternação espiritual: "Luiz Gasparetto, o homem que deixa na Terra, seu legado de espiritualidade. Foram mais de 30 livros publicados, milhares de palestras em diversas cidades do mundo, muitas vidas e corações tocados por seus ensinamentos, e ele gostaria que você se lembrasse de que, melhorar o mundo, começa com a melhora de si mesmo. Faça acontecer! No mundo espiritual, tudo tem começo e meio. O fim só existe, para quem não percebe o recomeço. Nosso espírito é eterno. Feliz reco…

Lei isenta doadores de medula de taxa de concurso

A medida vale também para os candidatos que pertençam a famílias inscritas no CadÚnico, do governo federal, cuja renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a R$ 477. Os requisitos para a obtenção do benefício deverão ser detalhados nos termos do edital de cada concurso. (Divulgação)
Entrou em vigor nesta quarta-feira (2) lei que isenta doadores de medula óssea e beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos da administração direta e indireta em órgãos ou entidades de qualquer dos Poderes da União. A Lei 13.656/2018 vale para os editais publicados a partir de agora.
Em nota, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), que é responsável pelo Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), criticou a medida.
A medida vale também para os candidatos que pertençam a famílias inscritas no CadÚnico, do governo federal, cuja renda familiar mensal per capita seja i…

Bill Cosby e Roman Polanski são expulsos da Academia do Oscar

Eles são os primeiros integrantes conhecidos expulsos por violar um código de conduta que a Academia adotou em dezembro após acusações de assédio ou abuso sexual. Polanski, de 84 anos, que levou o Oscar de melhor diretor em 2003 por 'O Pianista', admitiu em 1977 ter tido relações sexuais ilegais com uma menina de 13 anos em Los Angeles. (Reuters)
Por Eric Kelsey
Los Angeles - O comediante Bill Cosby e o premiado diretor Roman Polanski foram expulsos da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, disseram representantes do Oscar em comunicado nessa quinta-feira, a mais recente ação do grupo no momento em que Hollywood lida com alegações de conduta imprópria na indústria.
Assista ao vídeo Academia de Cinema dos EUA expulsa Cosby e Polanski! Cosby e Polanski são os primeiros integrantes conhecidos expulsos por violar um código de conduta que a Academia adotou em dezembro após acusações de assédio ou abuso sexual dentro da indústria de entretenimento.
A Academia disse em nota que…