Pular para o conteúdo principal

O BRASIL QUE EU NÃO QUERO



Grecianny Carvalho Cordeiro*
Aproveitando a campanha da TV Globo, sobre o Brasil que eu quero, permita-me falar sobre o Brasil que eu NÃO quero.
O Brasil que eu NÃO quero...
Possui estradas esburacadas e mal sinalizadas a dificultarem o tráfego de veículos, apesar de serem feitas por empreiteiras a cobrarem um preço absurdo, via de regra, mediante superfaturamento do orçamento e, geralmente, possui uma durabilidade que não resiste a uma chuva.
Possui um sistema de saúde que funciona de forma precária, com poucos profissionais, com postos de saúde e hospitais em péssimo estado de conservação, sendo constante a interrupção de fornecimento de medicamentos e de material adequado, enquanto a fila de doentes em busca de ajuda aumenta a cada dia.
Possui um sistema educacional que menospreza o professor, oferecendo-lhe um salário indigno para a relevância de sua profissão, além do que, subestima o aluno, incentivando-o a frequentar a escola em troca de uma merenda, forçando a comunidade escolar a estimular o comparecimento do aluno, mesmo que não estude e que não aprenda, apenas para garantir a verba que lhe é destinada.
Possui um sistema de justiça que não ressocializa, a criar um fosso entre o criminoso pobre e o criminoso rico, este, sempre com direito a diversas regalias, jamais usufruídas por aquele.
Possui um sistema político que favorece a troca de favores, a barganha, o balcão de negócios no Executivo e no Legislativo, tudo para beneficiar os políticos e seus amigos, em detrimento do povo, do interesse público, do país.
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, oceano e texto
Possui uma carga tributária injusta e afrontosa, que massacra o cidadão, fazendo com que pague muito caro para nada ter em troca, sendo sua finalidade desviada para o ralo da corrupção.
Possui riquezas naturais e minerais de fazer inveja ao mais rico país do mundo, ainda assim, não são bem aproveitadas e, quando exploradas, não atendem ao interesse público, mas a um pequeno grupo, fazendo com que paguemos a energia mais cara, o combustível mais caro.
Possui leis ineficazes e injustas, muitas delas negociadas como um produto de feira, feitas por quem não tem a menor noção de sua imensa responsabilidade, muitos deles processados por práticas criminosas variadas.
O Brasil que eu NÃO quero é exatamente tudo o que ele é hoje, graças à incompetência e à falta de compromisso dos gestores públicos, capazes de surrupiar descaradamente os cofres públicos.
Talvez um dia, tenhamos o Brasil que queremos.


*Promotora de Justiça

Comentários