O BRASIL QUE EU NÃO QUERO



Grecianny Carvalho Cordeiro*
Aproveitando a campanha da TV Globo, sobre o Brasil que eu quero, permita-me falar sobre o Brasil que eu NÃO quero.
O Brasil que eu NÃO quero...
Possui estradas esburacadas e mal sinalizadas a dificultarem o tráfego de veículos, apesar de serem feitas por empreiteiras a cobrarem um preço absurdo, via de regra, mediante superfaturamento do orçamento e, geralmente, possui uma durabilidade que não resiste a uma chuva.
Possui um sistema de saúde que funciona de forma precária, com poucos profissionais, com postos de saúde e hospitais em péssimo estado de conservação, sendo constante a interrupção de fornecimento de medicamentos e de material adequado, enquanto a fila de doentes em busca de ajuda aumenta a cada dia.
Possui um sistema educacional que menospreza o professor, oferecendo-lhe um salário indigno para a relevância de sua profissão, além do que, subestima o aluno, incentivando-o a frequentar a escola em troca de uma merenda, forçando a comunidade escolar a estimular o comparecimento do aluno, mesmo que não estude e que não aprenda, apenas para garantir a verba que lhe é destinada.
Possui um sistema de justiça que não ressocializa, a criar um fosso entre o criminoso pobre e o criminoso rico, este, sempre com direito a diversas regalias, jamais usufruídas por aquele.
Possui um sistema político que favorece a troca de favores, a barganha, o balcão de negócios no Executivo e no Legislativo, tudo para beneficiar os políticos e seus amigos, em detrimento do povo, do interesse público, do país.
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, oceano e texto
Possui uma carga tributária injusta e afrontosa, que massacra o cidadão, fazendo com que pague muito caro para nada ter em troca, sendo sua finalidade desviada para o ralo da corrupção.
Possui riquezas naturais e minerais de fazer inveja ao mais rico país do mundo, ainda assim, não são bem aproveitadas e, quando exploradas, não atendem ao interesse público, mas a um pequeno grupo, fazendo com que paguemos a energia mais cara, o combustível mais caro.
Possui leis ineficazes e injustas, muitas delas negociadas como um produto de feira, feitas por quem não tem a menor noção de sua imensa responsabilidade, muitos deles processados por práticas criminosas variadas.
O Brasil que eu NÃO quero é exatamente tudo o que ele é hoje, graças à incompetência e à falta de compromisso dos gestores públicos, capazes de surrupiar descaradamente os cofres públicos.
Talvez um dia, tenhamos o Brasil que queremos.


*Promotora de Justiça

Comentários

Mais Visitadas

Erasmo Carlos tem retratados seus dias de Jovem Guarda em 'Minha Fama de Mau'

Monteiro Lobato é tema de contação de histórias em livrarias de São Paulo

Filme 'No Portal da Eternidade' faz da loucura do artista Vincent van Gogh um caso de lucidez

Vocação de pescadores de homens

Prêmio Sesc de Literatura encerra inscrições na quinta-feira (14)