Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Setembro 20, 2019

Francisco e suas Santas Chagas

Padre Geovane Saraiva*
Para um Brasil de 210 milhões de habitantes querendo, a todo custo, implantar uma cultura de armamento e violência, afirmando que é preciso se armar, Francisco de Assis (1182-1226), com seu coração cheio de ternura, fascinado por Deus e por suas criaturas, com certeza, se manifestaria. Com seu exemplo, ainda hoje nos ensina a buscar o Deus de amor, e também os seres humanos, num convívio extremamente fraterno, não no sentido de se apossar, mas de ir à raiz, dizendo à nossa civilização para construir novos horizontes, numa clara linguagem da fraternidade universal, do sentido último da vida, a partir do poverello d’Assisi.

A força da figura humana é inquestionável, ao insistir, com sua explícita e incisiva mensagem de paz, dizendo que nossas relações deveriam caminhar favorecendo a salvação do mundo, não o abandonando, mas acreditando, com postura radical, na sua proximidade com a natureza, que sempre foi a característica mais conhecida do santo irmão de Assis. S…

União familiar

Por Gonzaga Mota - Professor aposentado da UFC
A Sagrada Família representa um exemplo para nós, mediante os sentimentos da fé, da humildade, da esperança, enfim, da solidariedade humana. É difícil viver fora do ambiente familiar. Na medida em que tenhamos uma família bem constituída, com certeza, as dificuldades e os problemas da vida cotidiana serão ultrapassados com mais facilidade e menos sofrimento.  Dentro desta linha de pensamento, é básico reconhecermos a importância dos valores espirituais sobre os materiais. Aqueles são duradouros e nos conduzirão, sem dúvida, à vida eterna. Estes são efêmeros e, nem sempre, nos proporcionam, apesar do conforto, a alegria permanente. Os bons pais sabem a oportunidade de aconselhar, perdoar, compreender, a importância da paciência e da sinceridade, os momentos de repreensão- sem denegrir a imagem dos filhos -, a prudência nos julgamentos, bem como a liberdade com responsabilidade.  Os ensinamentos e os exemplos paternos são fundamentais para uma…

Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) divulga datas da edição de 2020

Por Folhapress

18ª edição do evento está marcada para ocorrer de 29 de julho a 2 de agosto de 2020; autor homenageado ainda não foi anunciado
A Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) do próximo ano teve suas datas confirmadas: a 18ª edição do evento está marcada para ocorrer de 29 de julho a 2 de agosto de 2020. O próximo autor homenageado, contudo, ainda não foi divulgado. O festival também não confirma se a editora Fernanda Diamant seguirá na curadoria. Diamant esteve à frente da programação deste ano, que homenageouEuclides da Cunha e foi marcada pela alta voltagem política e pelo protagonismo de autores negros, caso da portuguesa Grada Kilomba, que teve o livro mais vendido da edição –d os 5 autores mais vendidos na Flip deste ano,4 eram negros e 1 era indígena. MAIS VENDIDOS NA FLIP DE 2019 Dados da Livraria da Travessa, até o dia 13 de julho
"Memórias da Plantação - Episódios de Racismo Cotidiano" - Grada Kilomba (Cobogó) "Fique Comigo" - Ayobami Adebayo (…

Escritório cearense participa da Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires

O Rede Arquitetos foi o único selecionado no Ceará para a seção de Mostra de Arquitetura Brasileira O escritório cearense Rede Arquitetos irá participar da XVII Bienal Internacional de Arquitectura de Buenos Aires, considerada a mais importante da América Latina. O evento ocorre entre os dias 15 e 20 de outubro. O empreendimento dos sócios Bruno Braga, Bruno Perdigão, Igor Ribeiro e Luiz Cattony tem sede em Fortaleza e foi o único selecionado no Ceará para a seção de Mostra de Arquitetura Brasileira, com a exposição 'Brasil: Outras Arquiteturas'. A proposta da mostra é apresentar projetos que fujam do eixo Rio-São Paulo, dando espaço para profissionais regionais, que geralmente possuem pouco espaço em eventos internacionais. O Rede Arquitetos já trabalhou na idealização de três Fórum Jovens Arquitetos Latino-americanos - FJAL, além de participarem da publicação de um livro que é fruto do primeiro fórum. Artigos e projetos do grupo também foram publicados em livros, revistas e…

Estudantes iniciam greve global pelo clima

Eles cobram comprometimento de líderes mundiais em novo dia de protesto a favor do meio ambiente.
Crianças e jovens na Austrália iniciam greve global por uma ação mais efetiva contra o aquecimento do planeta. (PETER PARKS/AFP)
SYDNEY/BANGCOC - Milhares de estudantes estão tomando as ruas de cidades de todo o mundo, nesta sexta-feira (20), em uma greve global que pede aos líderes mundiais reunidos na cúpula climática da Organização das Nações Unidas (ONU) para adotarem medidas urgentes com intuito de prevenir catástrofes ambientais.
De Sidney a São Paulo, milhares de alunos participarão da "greve escolar pelo clima", que se apresenta como um dos maiores protestos a favor do clima já organizados.
Estão programados mais de cinco mil eventos, em todo o mundo, em uma sequência que deve terminar com uma enorme manifestação em Nova York, com a presença de mais de um milhão de estudantes.
Com o nome de "Fridays for Future" (Sextas pelo Futuro), a campanha mobilizou criança…

Marielle Franco e outros ativistas do Brasil são indicados ao Prêmio Sakharov

Prêmio foi criado em 1998 em homenagem ao cientista soviético dissidente Andrei Sakharov e reconhece os defensores dos direitos humanos e da liberdade de consciência. Grafite representando a vereadora brasileira Marielle Franco, perto do local onde ela foi assassinada no Rio de Janeiro. (AFP)
A vereadora assassinada Marielle Franco, o líder indígena Raoni e o opositor russo Alexei Navalny estão entre os candidatos ao Prêmio Sakharov 2019 da Eurocâmara - anunciaram diversos grupos políticos.
A Eurocâmara revelou, nessa quinta-feira (19), a lista de aspirantes ao prêmio, criado em 1998 em homenagem ao cientista soviético dissidente Andrei Sakharov e que reconhece os defensores dos direitos humanos e da liberdade de consciência.
Na primeira edição do prêmio após as eleições para a Eurocâmara de maio que resultaram em um Parlamento mais fragmentado, os nomes revelados pelas bancadas concentram o foco no Brasil, assim como na China, na Rússia e no Quênia. A candidatura que aparece com mais…

Autores de “Um coração bem cuidado” relacionam no livro espiritualidade e psicologia

Denise Claro Da redação
Padre Reginaldo e Padre Rodrigo/ Foto: Denise Claro – Canção Nova No mês de setembro, o Brasil celebra a campanha Setembro Amarelo, que tem como foco a prevenção ao suicídio. A Campanha, que acontece desde 2015, é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida, do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria. Os dados do site oficial do movimento preocupam: atualmente, 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil. No mundo, ocorre uma morte a cada 40 segundos. A tentativa, nessas situações, é de se livrar da dor e do sofrimento, que parece insuportável.  A boa notícia é que nove entre cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. O dado é da Organização Mundial da Saúde (OMS), que indica que a prevenção é fundamental para reverter o quadro internacional. A ajuda pode vir por meio da educação e da escuta: falar sobre o assunto e ajudar as pessoas a encontrarem sentido em suas vidas e a cuidarem de suas emoções. Como cuidar do coração Pen…

Exposição mostra talento desconhecido da Princesa Isabel

A primeira edição da exposição Sua Majestade | Arte, que será inaugurada hoje (20) em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, revela ao público um lado até então desconhecido da Princesa Isabel, filha do Imperador D. Pedro II: o de artista plástica. O idealizador e curador da mostra, Marzio Fiorini, disse que tomou conhecimento dessa faceta da princesa em conversa com D. Pedro Carlos de Orleans e Bragança, chefe do ramo de Petrópolis da família imperial brasileira. Levado por D. Pedro Carlos, Fiorini teve acesso ao acervo da família no Museu Imperial e no Museu Grão Pará. “Ela (a Princesa Isabel) desenhava muito bem e pintava aquarela muito bem”, disse o curador. Para a exposição, ele escolheu obras da fase adolescente da princesa. Fiorini revelou que depois que se casou com o Conde D’Eu, Isabel teve aulas com um dos grandes pintores da época, Victor Meirelles. “Ela adorava a fauna, a flora. Tem flores incríveis”. Do acervo da princesa, serão expostos dois desenhos e duas aq…