Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 19, 2017

Casal faz 65 anos de união e critica relações atuais: 'É tudo muito rápido'

Imagem
Do G1 A forma que os aposentados Francisco das Neves e Gladys das Neves se olham, sentados no sofá do apartamento do casal, em Campinas (SP), ainda parece o mesmo da primeira troca de olhares, em um parquinho da Vila Industrial na década de 1940. Aos 87 anos e prestes a comemorar o 65º aniversário de casamento nesta quinta-feira (19), eles se orgulham do que construíram e criticam a rapidez com que as relações atuais chegam ao fim.
Juntos desde adolescentes, os dois colecionam histórias e uma família que soma três filhos, 10 netos e 13 bisnetos. "As pessoas mal se conhecem e se casam muito mais rápido, às vezes nem fazem nada e já dormem junto. Nós nunca aprovamos isso. É por isso que as relações acabam rápido. Naquele tempo, nós eramos simples, a gente se conhecia, mantinha a amizade e depois que começava a namorar", afirmou Francisco.
No entanto, a crítica à modernidade fica apenas no âmbito das relações amorosas. Em 2016, Gladys iniciou uma faculdade para a terceira idade …

Documentos de Quixadá são encontrados abandonados

Imagem
Quixadá. A gestão do petista Ilário Marques, novo prefeito deste Município, a 170Km da Capital, teve uma grande surpresa ao ver como estavam sendo armazenados os documentos do Arquivo Público do Município: amontoados, formando uma montanha de papéis, em um galpão da cidade, que até a gestão passada era usado para deixar os documentos. Registros importantes da história de Quixadá podem ter sido perdidos. O acesso ao local pela gestão de Ilário Marques aconteceu na semana passada. Logo que sua equipe encontrou os registros, Marques teria tratado de denunciar a situação de descaso, publicizando o fato e mostrando em que situação os papéis estavam armazenados. A equipe registrou em imagens das condições dos arquivos. As fotos viralizaram na região. Pastas e mais pastas de documentos importantes e históricos estavam amontoados, rasgados e molhados, totalmente expostos à ação do tempo. A maioria dos arquivos não apresenta condições de recuperação. Arquivos importantes, datados de 1910, escr…

MEC estuda realizar Enem em um único dia

Imagem
Brasília. O Ministério da Educação estuda a possibilidade de aplicar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em apenas um dia em 2017. O anúncio foi feito ontem, pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, após aval dos técnicos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O MEC publicou na terça-feira uma consulta a estudantes, professores e especialistas para colher opiniões sobre possíveis mudanças no Enem. Na consulta, que ficará no ar até 10 de fevereiro, o MEC pergunta se deve ser mantido o atual formato de aplicação do exame (dois dias) ou um único dia; quais dias da semana o estudante prefere e o que acha da realização da prova em computador. "A gente precisa tomar uma decisão levando em consideração a opinião das pessoas", disse o ministro. Mendonça explicou que a preocupação é com a garantia de que tecnicamente o Enem não perderá a qualidade por qualquer conveniência. Ele admitiu que financeiramente é mais barato realizar o exame em um único dia. …

Hotéis exóticos são atrações na Patagônia

Imagem
O Chile vem se tornando um dos principais destinos da América do Sul. O país, aliás, foi eleito pelo "World Travel Awards", o Oscar do turismo, como o melhor destino de aventuras do continente. Por tudo isso, os brasileiros estão começando a cogitar mais viagens ao país vizinho que já é muito procurado por argentinos e americanos. Entre os atrativos chilenos se destaca a Reserva Biológica Huilo Huilo, localizada a 860 km ao sul de Santiago, cuja área chega a mais de 100 mil hectares. O local, além de diversos ecossistemas ricos em espécies nativas animais e vegetais, também é perfeito para os turistas que gosta de atividades radicais, como tirolesa e rafting. Isso sem falar no Bosque Nevado, um centro de neve ideal para iniciantes nos esportes de inverno. Para quem busca experiências imersivéis, as hospedagens são um diferencial à parte na reserva. Seus hotéis, em sua maioria, possuem arquitetura exótica, relacionada à natureza e à atmosfera mística do local, cercado por fl…

Polanski presidirá próximo César, o Oscar do cinema francês

Imagem
O cineasta franco-polonês Roman Polanski presidirá a 42ª cerimônia do César, o Oscar do cinema francês, que será celebrado em 24 de fevereiro, em Paris, anunciaram os organizadores nessa quarta-feira. O diretor, cuja extradição é pedida pela Justiça dos Estados Unidos, que o acusa há 40 anos de ter violentado uma menor, foi premiado oito vezes pela Academia francesa de Artes e Técnicas do Cinema. "Esteta insaciável, Roman Polanski reinventa sua arte e suas obras ao longo das épocas", destacou o presidente da Academia, Alain Terzian, em um comunicado. Aos 83 anos, o cineasta, autor de 21 longa-metragens, foi recompensado com dois César de melhor filme. Em 1980, com "Tess", adaptado do romance "Tess de Urberville", de Thomas Hardy, e em 2003 com "O Pianista", sua obra-prima, adaptado do livro autobiográfico de Wladyslaw Szpilman, conta a história da sobrevivência de um músico no gueto de Varsóvia na Segunda Guerra Mundial. Com este último filme, …

Homem em situação de rua oferece casaco para casal que passava frio e recebe em troca convite transformador

Imagem
Um encontro fortuito entre um casal e um morador de rua na Inglaterra acabou por mudar a vida dos três, e por um motivo tanto simples quanto nobre. O casal Charlotte Ellis e Taylor Walden, de 22 anos, perderam o trem para voltarem para casa em Londres. O frio estava inclemente, e os dois teriam de esperar por 4 horas até o próximo trem no relento, sob a intensa temperatura do inverno na capital inglesa. Foi quando um morador de rua reparou na situação dos dois e, sem titubear, ofereceu-lhes um casaco e um cobertor. “Uma voz atrás de mim disse: ‘Você pode pegar meu casaco e meu edredom emprestados. É uma longa espera e está fazendo muito frio nesta noite’. Eu me virei e vi Joey pela primeira vez. Pulei na mesma hora para debaixo do edredon e agradeci o gesto enquanto Taylor me olhou com aquela cara”, contou Charlotte pelo Facebook. A emoção do casal com aquele gesto gratuito e inesperado de generosidade foi tamanha, que decidiram oferecer uma noite de sono em uma cama confortável, um …

Jornalismo é profissão de risco para mulheres do Bangladesh

Imagem
O jornalismo continua a atrair muitos jovens no Bangladesh, mas devido aos preconceitos sociais e aos ambientes de trabalho hostis, o número de mulheres no mercado de trabalho da comunicação social permanece pequeno, segundo um estudo da United News of Bangladesh (UNB), que mostra que há apenas cinco por cento de mulheres na imprensa escrita e 25 por cento nos meios de comunicação digitais. 
«Na nossa sociedade, muitas vezes as mulheres são prejudicadas. Não podem ir tão longe porque são mulheres, não podem trabalhar à noite porque são mulheres, e assim por diante», refere um comunicado da UNB, citado pela agência Fides. 
A organização sem fins lucrativos News Network tem promovido vários cursos de formação em jornalismo, sobretudo junto das universidades, e já formou quase 300 jovens, com o apoio de entidades como a Diakonia, Free Press e Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional. Dos formandos, cerca de 60 por cento trabalham atualmente em meios de comunicação …

Apenas 77 pessoas, de mais de 6 milhões, tiraram nota máxima na redação do Enem

Imagem
Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil Apenas 77 pessoas tiveram nota mil, a nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conforme balanço divulgado hoje (18) pelo Ministério da Educação (MEC). O número de notas máximas foi bem abaixo das 104 registradas em 2015. De acordo com o MEC, 6,1 milhões de estudantes fizeram o exame em 2016. Os temas das redações do Enem foram "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”, nos dias 5 e 6 de novembro, quando a maior parte dos candidatos fez a prova; e “Caminhos para combater o racismo no Brasil”, nos dias 3 e 4 de dezembro. Em 2016, devido às ocupações de escolas e universidades por grupos contrários a mudanças educacionais no Brasil, o Enem foi adiado para alguns participantes. “Acho que é algo absolutamente esperado. Como tem populações diferentes todos os anos fazendo o Enem, essa comparabilidade de medias tem que ser cuidadosa porque as populações são diferenciadas”, ponderou em coletiva de impren…

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

VIVENDO E APRENDENDO

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil