Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Maio 10, 2019

Literatura na luta pela cidadania

Um dos destaques a agenda do Londrix 2019 nesta sexta-feira (10) é o Sarau Vista Bela. Programado para às 15 horas, o evento que acontece no Museu Histórico contará com a presença do poeta paulista Sérgio Vaz. Ele vem à cidade para participar do bate-papo “Poesia contra a violência, a literatura como instrumento de cidadania” e aproveita a ocasião para lançar o livro “Flores de Alvenaria”...
Autor do projeto Poesia Contra a Violência (Cooperifa), que percorre as escolas da periferia de São Paulo, Sérgio Vaz mora em Taboão da Serra (Grande São Paulo), onde também atua como agitador cultural. O Cooperifa é um movimento que transformou um bar da periferia da zona sul de São Paulo em um centro cultural. O projeto promove o encontro de leitores e escritores, além de divulgar a poesia nas escolas. Já deu origem a centenas de saraus, além da publicação independente de mais de 100 livros. O mais recente livro de autoria de Vaz, “Flores de Alvenaria” aborda temas variados como educação, negritud…

Mensagem Pe. Geovane Saraiva – 75ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil

Minicurso "Feminismo e Literatura" é realocado

O minicurso, que aconteceria Espaço O POVO de Cultura & Arte, agora será ministrado na Maurício de Nassau, próximo ao O POVO. Dia e horário permanecem os mesmos
Após grande procura do público, foi realocado para a Uninassau o minicurso "Feminismo e literatura: Virginia Woolf, Simone de Beauvoir e Hilda Hilst", ministrado pela escritora Juliana Diniz. Inicialmente, o evento, que integra a programação do Bazar de Livros da Editora Dummar (que ocorre até sábado, 11), estava marcado para acontecer no Espaço O POVO de Cultura & Arte, assim como o restante da programação do evento. Dia e horário permanecem os mesmos: sábado, 11, das 9h às 12 horas. A mudança foi pensada como uma alternativa à alta procura do minicurso, que está com as inscrições encerradas há mais de dez dias. Os 250 lugares do auditório da Uninassau, que estará aberto a partir das 8h30min, serão ocupadas por ordem de chegada dos inscritos, conforme explica Regina Ribeiro, editora-executiva da Fundação De…

Bienal Internacional do Livro do Ceará anuncia novos autores que estarão no evento

Bienal Internacional do Livro do Ceará anuncia novos autores que estarão no evento A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) anunciou novos autores que estarão presentes a XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará, evento que acontecerá no Centro de Eventos do Ceará, entre os dias 16 e 25 de agosto. Entre os nomes estão Abdulai Sila, de Guiné-Bissau; Audino Muiang, de Moçambique; Ondjki, da Angola; Julio Machado, de Porto Alegre; Mariana Fujisawa, de São Paulo; Andre Mauro, André Telles do Rosário, Jo A-mi e Rodrigo Ordine Graça, ambos cearenses. Sobre o assunto Bienal Internacional do Livro do Ceará é adiada para agostoArtista visual cearense participa da 13º Bienal de HavanaFaltam autores negros na Bienal do Livro do Ceará? Ouça podcast Segundo a Secult, a presença de autores da África é garantida pela parceria com a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) para o Encontro de Oralidades & Escritas em Língua Portuguesa. O encontro q…

Reconstrução de Notre-Dame é tema de projeto de lei na França

A proposta cria um mecanismo para gerenciar as doações recebidas, que se aproximam de 1 bilhão de euros, e prevê que os contribuintes poderão se beneficiar de uma dedução fiscal. A expectativa de Macron é reconstruir Notre-Dame em cinco anos, ou seja, a catedral estaria pronta em 2024, quando a França sedia os Jogos Olímpicos. (AFP/Arquivos)
Os deputados franceses debatem nesta sexta-feira um projeto de lei para dar uma estrutura legal às obras de restauração da catedral de Notre-Dame de Paris, parcialmente destruída por um incêndio há quase um mês. A restauração da catedral, uma obra-prima da arte gótica severamente danificada em 15 de abril pelo incêndio, representava uma "desafio sem precedentes" técnico, arquitetônico e financeiro para o governo francês. Por esta razão, optou-se por dar-lhe um enquadramento legal.
Depois de debatido pelos deputados, o texto será encaminhado ao Senado em 27 de maio. O projeto de lei prevê um mecanismo para gerenciar e monitorar as doações…