Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Novembro 9, 2019

PODCAST: O casamento é sagrado

Por Pe. Geovane Saraiva

Deus, clemente e indulgente

Padre Geovane Saraiva* Gostaria de falar a mesma linguagem de Jesus de Nazaré, com aquele mesmo superlativo, quando, ao andar fisicamente pelo mundo de seu tempo, percorreu fielmente sua estrada, tomando para si todas as tribulações e misérias humanas, ensinando-nos o sentido da santidade. Assim, mulheres e homens recebem o mesmo convite que o Mestre e Senhor recebeu do Pai: o de amarem a vida e gostarem de viver alimentados, como no linguajar de Dom Helder Câmara, que tinha o sonho de um mundo melhor, belo e maravilhoso, dentro da visão e do plano divino.
Quisera eu possuir a mesma graça do Pastor dos Empobrecidos, dentro daquela dimensão poética e profética, por ele perfilhada. O convite de nosso bom Deus é o de paralisar o mal, por se acreditar na semente da confiança e da esperança, pela experiência do seu amor infinito, no compromisso de plantar a semente do bem como um dos maiores gestos de ação humana.
Jamais prescindir da convicção de que, na insuspeitada esperança, virá a gener…

PRISÃO: Alguém tem que se esforçar muito para merecê-la!

De acordo com dados do CNJ – Conselho Nacional de Justiça, de julho de 2019, o Brasil possui uma população carcerária de 812.564 presos. Desse número, 41,5% são presos provisórios, o que corresponde a 337.126 pessoas. Com isso, continuamos ocupando o terceiro lugar dentre os países com a maior população carcerária do mundo.
A recente decisão do STF, com certeza, deverá contribuir para a redução da população carcerária no país.
Não sendo mais possível a prisão de pessoa cuja sentença não tenha transitado em julgado, não há dúvidas de que boa parte dos 41,5% dos presos provisórios poderão ou deverão, conforme o caso, ser beneficiados com essa decisão do STF. 

Para deixar claro ao leitor: existe preso provisório preso por força de prisão preventiva. E há preso provisório condenado em primeira instância, cuja sentença está sendo provisoriamente executada. Será nessa segunda hipótese que a decisão do STF incidirá consideravelmente. 
Quantos presos serão beneficiados? Não se sabe.
Quando o…

‘Achava que a literatura era apenas uma obrigação’, diz Lázaro Ramos

Ator e escritor é uma das atrações do Festival Literário Nacional (Flin) Laura Fernandes laura.fernandes@redebahia.com.br Mesmo com a agenda corrida, o ator, apresentador, cineasta, roteirista e escritor Lázaro Ramos arranjou um tempo na agenda para participar do Festival Literário Nacional (Flin), que acontece em Cajazeiras a partir de terça-feira (12). O motivo, segundo ele, está na relação afetiva com o bairro e no fato de poder alimentar seu sonho de ver a cultura circular por todos os lugares. No primeiro dia do evento, Lázaro bate um papo com a cantora e compositora Luedji Luna, baiana radicada em São Paulo que ganhou destaque nacional com seu disco de estreia Um Corpo no Mundo. Além de falar sobre a relação entre as diferentes linguagens artísticas, Lázaro compartilha um pouco sobre sua relação com a literatura, que não começou bem. “Infelizmente não foi por prazer, eu achava que a literatura era apenas uma obrigação para cumprir tarefa escolar. Eu demorei muito tempo, só quand…

9 de novembro de 1989: o dia em que um muro caiu e o mundo mudou

Passados 30 anos, o debate continua vivo: a brutal queda do Muro de Berlim, que antecedia o que viria a acontecer com todo o bloco comunista, foi um acidente da História? Berlinenses ocidentais se amontoam em frente ao Muro de Berlim enquanto assistem guardas fronteiriços da Alemanha Oriental demolindo uma seção do muro para abrir um novo ponto de passagem entre Berlim Oriental e Ocidental Foto (AFP) O porta-voz da comissão política do Partido Socialista Unificado da Alemanha Oriental (RDA), Günter Schabowski, coça a cabeça, confuso, coloca os óculos, duvida, mexe em suas notas manuscritas e parece tentar compreender o que está lendo. Por fim, afirma: "Até onde eu entendo, isso entra em vigor de maneira imediata, sem demora...". A bomba acabara de ser lançada. São cerca de 19 horas do dia 9 de novembro de 1989. O membro do Partido Comunista da RDA, responsável pela divulgação das informações e integrante da direção do "Estado dos operários e camponeses", anunciava,…