Postagens

Mostrando postagens de Novembro 29, 2016

Contra o racismo, cearense cria página para prestar assessoria jurídica a vítimas

De um episódio alarmante, que virou caso de Justiça, nasce uma iniciativa para proteger cidadãos que sofrem com o preconceito. Em julho deste ano, David Castro, de 24 anos, foi acusado de furtar o celular de uma mulher em uma hamburgueria, e teve que ouvi-la declarar: "Devolve meu iphone seu nego bandido, é negro, só pode ser ladrão". Após o episódio, David decidiu criar uma página para informar e orientar vítimas de preconceito racial e prestar assessoria jurídica àqueles que não poderiam pagar. O caso de David está prestes a ser resolvido pela Justiça, já que o próximo passo será a definição da indenização que ele receberá pelo prejuízo moral. A mulher chegou a pedir que ele fosse revistado, entretanto, o celular foi encontrado dentro da própria bolsa dela. Após o acontecimento, David fez uma postagem em seu perfil e passou a receber centenas de mensagens, tanto de vítimas de preconceito, quanto de profissionais da lei. Na última sexta-feira, 25, David tomou a decisão de …

Pesquisadores desvendam livros roubados por nazistas

Imagem
Durante o Terceiro Reich, nazistas confiscaram obras de arte e também livros de judeus. Muitos deles foram parar nas estantes de bibliotecas alemães. Pesquisadores vasculham acervos para devolvê-los aos legítimos donos.Em meio aos cerca de 8,5 milhões de livros do acervo das bibliotecas da Universidade Livre de Berlim, Ringo Narewski e sua equipe têm uma nobre missão: encontrar livros que foram confiscados de judeus por autoridades nazistas durante o Terceiro Reich (1933-1945). O objetivo dos pesquisadores é devolvê-los ao legítimos donos.
O caminho até devolução, porém, é longo e exige um minucioso trabalho de investigação. O ponto de partida é a identificação de todos os livros impressos antes de 1945. A universidade estima que cerca de 1,5 milhão de livros se encaixem nesta categoria.
"A maior dificuldade neste trabalho é o volume de livros para serem avaliados sem termos qualquer estimativa sobre o resultado final. Além disso, se há a suspeita sobre determinada obra, é precis…

Exposição em SP reúne o melhor da arte pop brasileira

Imagem
Em 1957, o artista britânico Richard Hamilton (1922-2011), considerado o pai da arte pop no mundo, definiu esse estilo como efêmero, popular, consumível e, acima de tudo, um grande negócio. Isso aconteceu um ano depois de Hamilton ter inventado o gênero com sua colagem de uma cena doméstica dominada pela imagem de um halterofilista. Andy Warhol nem sonhava em pintar suas latas de sopa, realizadas entre 1961 e 1962, mesma época em que reduziu mitos como Marilyn Monroe a figuras impessoais. Não demorou para os brasileiros também descobrirem na arte pop um bom veículo, como os americanos, que desembarcaram por aqui na 9ª Bienal de São Paulo, de 1967, em plena ditadura.
Os jovens pintores, na época, ficaram chocados com a retirada pela censura militar de duas obras da mostra internacional e resolveram ir à forra contra o regime, usando justamente as ferramentas da arte pop, especialmente a tinta acrílica e o spray. Aqui, de forma diversa dos americanos, que usaram a arte pop para brincar…

CNBB lança campanha para incentivar diagnóstico precoce da aids

Imagem
Em parceria com o Ministério da Saúde, a Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) lançou hoje (29) a campanha “Nós podemos construir um futuro sem aids”. O objetivo é disseminar informações sobre a doença, as formas de prevenção e tratamento, além de incentivar o diagnóstico precoce do HI/aids. Mais de 11 mil paróquias, por intermédio de 150 dioceses, levarão a campanha para todo o país. O intuito da campanha é fazer com que as pessoas comecem o tratamento assim que descobrirem que são soropositivas. A expectativa é alcançar uma das metas estabelecidas pelo Programa das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) de, até 2030, reduzir o número de novas infecções a níveis não epidêmicos, cumprindo a meta 90-90-90: que 90% dos portadores do HIV tenham o diagnóstico, que 90% das pessoas diagnosticadas sejam tratadas imediatamente, e que 90% dos pacientes tratadas tenham carga viral indetectável e não possam mais transmitir o vírus. Segundo o ministro da Saúde, Ricardo Barros, o país tem…

Alunos terão de escolher área de interesse no 1º ano, propõe relator de MP

Imagem
Relator da Medida Provisória (MP) que redesenha o ensino médio brasileiro, o senador Pedro Chaves (PSC-GO) propôs que os alunos escolham, logo no primeiro ano, as "ênfases" que desejam seguir. Cada ano terá 60% do tempo destinado a conteúdos comuns - e não mais 50%, como havia previsto o texto inicial editado pelo Planalto - e 40% aos itinerários formativos. 
Segundo seu parecer, o porcentual inicial para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) seria "insuficiente" para que os alunos tivessem acesso a todos os conteúdos relevantes para esta etapa da educação básica. Nos 40% restantes, os estudantes poderão escolher entre cinco itinerários formativos: linguagens e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e sociais aplicadas, matemática e suas tecnologias e formação técnica e profissional.
A consideração faz parte do relatório de 26 páginas que Chaves leu na manhã desta terça-feira, 29. O presidente da comissão mista que analisa a m…

ONU alerta para 'situação assustadora' no leste de Aleppo

Imagem
A ONU expressou nesta terça-feira preocupação com a situação "assustadora" dos civis na zona leste de Aleppo, onde as forças do regime sírio têm acuado os rebeldes no seu reduto, transformado em campo de ruínas pelos bombardeios sem precedentes. No momento em que o regime parece perto de sua maior vitória desde o início do conflito, em 2011, a França pediu uma reunião imediata do Conselho de Segurança da ONU para apoiar a "cidade mártir". Em três dias, as tropas de Bashar al-Assad tomaram mais de 30% do território rebelde na segunda maior cidade do país, o principal desafio do conflito sírio que já custou mais de 300.000 mortos em mais de cinco anos. Com o apoio da Força Aérea russa, o exército sírio conduz essa ofensiva há meses, mas a etapa mais recente, lançada em 15 de novembro, que permitiu romper as defesas rebeldes, incapazes de resistir ao poder de fogo terrestre e aéreo de Damasco e seus aliados estrangeiros, como o Hezbollah xiita libanês. 'Bombardeios…

A onda de secularização que assola os países da América Latina

Imagem
(ACI).- O aborto, o casamento gay e os ataques à liberdade religiosa são realidades que o Uruguai, Chile e Argentina têm em comum e que desafiam diretamente a família e o direito inalienável à vida de toda pessoa. O Grupo ACI conversou com alguns representantes da sociedade civil para conhecer esta realidade mais de perto e propor alternativas a respeito. Uruguai: Aborto e ausência de Deus No Uruguai, o aborto está despenalizado até as 12 semanas de gravidez e, segundo cifras de 2015 do Ministério de Saúde Pública, são praticados aproximadamente 780 abortos por mês. A ideologia de gênero teve mais força em 2013, quando o Uruguai se tornou o segundo país na América Latina a autorizar o casamento gay e, em 2014, com a Guia “Educação e Diversidade Sexual”, na qual incentivam a população a “sair do armário”, “desconstruir o modelo tradicional de família e favorecer a construção de novos modelos”. Além disso, o Estado vive um profundo processo de secularização há mais de 100 anos, o qual c…

Clubes de futebol e jogadores manifestam solidariedade à Chapecoense

Imagem
Da Agência Brasil* Diversos clubes de futebol e jogadores se manifestaram hoje (29) em solidariedade à Chapecoense, após o acidente aéreo que deixou 76 mortos em viagem que levava o time catarinense para a disputa da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional, da Colômbia. O Atlético Nacional de Medellín, que enfrentaria o clube catarinense amanhã (30), se solidarizou com os brasileiros durante a madrugada, "à espera de mais informações", e colocou uma imagem de luto em seu perfil.  Dos times cariocas, Flamengo, Fluminense e Vasco, lamentaram o acidente aéreo com a delegação da Chapecoense. Grêmio e Atlético Mineiro, que jogariam amanhã a partida adiada da final da Copa do Brasil, também manifestaram seu apoio ao clube catarinense. De São Paulo, o Corinthians, o São Paulo, o Santos, o Palmeiras e a Ponte Preta também se manifestaram no Twitter em solidariedade ao clube e aos familiares e amigos das vítimas. Clubes da região Sul do Brasil, como o Juventude, o Figueirense, o Lo…

Polícia confirma 76 mortos em queda de avião com a Chapecoense

Imagem
Avião transportava 81 pessoas, sendo 9 tripulantes; equipe catarinense disputaria a final da Copa Sul-AmericanaDa Redação, com Agência ANSA A polícia colombiana confirmou que 76 pessoas que estavam a bordo do avião que levava o time da Chapecoense morreram no acidente ocorrido na madrugada desta terça-feira, 29. Havia 81 pessoas no avião, sendo 72 passageiros e 9 tripulantes. O avião caiu no município de La Ceja, perto de Medellín, onde a equipe catarinense disputaria a final da Copa Sul-Americana. Dos atletas, sobreviveram apenas os goleiros Danilo e Jackson Follmann e o lateral Alan Ruschel. Todo o restante morreu na tragédia. As vítimas do elenco são os laterais Giménez, Dener e Caramelo; os zagueiros Marcelo, Filipe Machado, Thiego e Neto; os meio-campistas Josimar, Gil, Sérgio Manoel, Matheus Biteco, Cleber Santana e Arthur Maia; e os atacantes Kempes, Ananias, Lucas Gomes, Tiaguinho, Bruno Rangel e Canela. Alguns atletas não embarcaram com a delegação, como Neném, Hyoran, Martinuci…

Mais Visitadas

Reitoria da UECE apoia manifestações em defesa da educação brasileira e das universidades públicas

Morre atriz Doris Day, a namoradinha da América

Maureen Bisilliat se reencontra com o seu sertão e o de Euclides da Cunha na Flip

Paraty e Ilha Grande vão se tornar patrimônio da humanidade

Biblioteca Itinerante visita escolas e CMEIs com “Literatura e Cinema”