Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 2, 2014

Reflexão para o 18º Domingo do Tempo Comum

Se o banquete da vida se tornou privilégio de poucos, deveremos refletir e revisar a disposição que nos leva à celebração semanal da Vida, ou seja, a celebração onde é realizada a partilha do Pão. A falha não é do Criador.
Em Isaías - a primeira leitura deste domingo - Deus subverte o “status quo” convidando os pobres a saírem da penúria e a vivenciarem a partilha da criação. Esse convite é para uma libertação, libertação da dependência dos produtores de alimentos, daqueles que se assenhorearam dos bens da criação e exercem poder sobre o direito das pessoas de se alimentarem como Deus, nosso Pai, pensou, oferecendo-nos uma natureza dadivosa. Deus não quis irmãos explorando irmãos e matando-os de fome, mas criou tudo para todos.

No Evangelho, Jesus faz exatamente a vontade do Pai. Não deixa ninguém passar fome. Ao contrário, não é apenas pódigo com a comida material, mas no futuro se fará nosso alimento, quando nos der, através do pão e do vinho, seu corpo e eu sangue como alimento etern…

Papa celebra missa com jovens jesuítas

Igreja > 2014-08-02 14:50:44




Cidade do Vaticano (RV) – O Papa Francisco presidiu na manhã deste sábado, na capela da Casa Santa Marta, no Vaticano a Santa Missa, da qual participou um grupo de jovens jesuítas, que também havia participado do almoço com o Pontífice no último dia 31 de julho na Cúria Geral da Companhia de Jesus.
Na sua homilia, o Papa falou da figura de São Pedro Fabro, do qual se recorda a memória litúrgica neste dia 2 de agosto. Companheiro de Santo Inácio de Loyola e primeiro jesuíta a ser ordenado sacerdote, Fabro foi declarado santo pelo Papa Francisco, com canonização equipolente, em 17 de dezembro do ano passado. (SP)
Rádio Vaticano

"Papa Francisco conquistou um lugar importante no coração de muitos muçulmanos", afirma União das Comunidades Islâmicas italiana

Religião e diálogo > 2014-07-30 20:00:21


Cidade do Vaticano (RV) – “O Papa Francisco conquistou um lugar importante no coração de muitos muçulmanos”. É o que escreve a União das Comunidades Islâmicas na Itália (UCOII), no documento onde agradece ao Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, Cardeal Jean-Louis, pela mensagem enviada por ocasião do fim do Ramadã.

“O futuro do mundo depende da paz entre muçulmanos e cristãos”, diz a nota, retomando um apelo firmado há alguns anos por 138 expoentes islâmicos. “Sem paz e justiça entre estas duas comunidades religiosas, que formam mais da metade da população mundial, não pode existir uma paz significativa no mundo”, reiteram os muçulmanos.

O documento recorda que “nestes momentos difíceis, as nossas orações pela paz se concentram na situação dramática na Terra Santa e particularmente em Gaza. Partilhamos as palavras de dor do Papa em relação a isto e expressamos também a nossa plena solidariedade aos cidadãos iraquian…

Quadrinhos vira comédia com ambição cult

domtotal.comO roteiro, assinado pelo diretor e a estreante Nicole Perlman, traz mais material do reboot da série de 2008.Guardiões da galáxia é protagonizado por humanos, mutantes e extraterrestres Por Alysson Oliveira

SÃO PAULO (Reuters) - “Guardiões da Galáxia” é bem diferente de tudo que se viu nos últimos anos em termos de filmes de heróis baseados em quadrinhos. Ao mesmo tempo, ainda assim, não deixa de ser familiar. É aí que está a maior graça dessa comédia de ação e viagem espacial: não se levar a sério.
Protagonizado por humanos, mutantes e extraterrestres, o filme dirigido por James Gunn (“Seres Rastejantes”) tem vocação cult e desponta com potencial de blockbuster -– já com uma sequência garantida. O longa estreia em cópias 4D, 3D, IMAX e convencional, em versões legendadas e dubladas.
Desde suas primeiras aparições no final da década de 1960, nos quadrinhos da Marvel, os Guardiões já passaram por várias transformações e composições diferentes, mantendo sempre a ideia central de…

A fé que move montanhas de votos

domtotal.comO megatemplo de Salomão é um desafio de poder e luxo às outras confissões religiosas.Dilma Roussef assiste, em São Paulo, à inauguração do templo de Salomão ao lado do bispo Edir Macedo. Por Juan Arias*

O megatemplo de Salomão inaugurado no centro de São Paulo pela Igreja Universal do Reino de Deus aparece como um desafio de poder e luxo às outras confissões religiosas.

O fausto desse templo de Deus contrasta, por exemplo, com a pobreza das moradias dos trabalhadores bolivianos e migrantes nordestinos que o fazem de coroa de espinhos.

A fé, seja laica ou religiosa, é algo digno de respeito, que deve manter-se no âmbito pessoal sem que seja contaminada pelos poderes mundanos.

Todas as Igrejas evangélicas se inspiram no cristianismo e têm como figura predominante o profeta judeu, Jesus de Nazaré, que dizia que “não tinha onde reclinar a cabeça”. À mulher samaritana profetizou que chegaria o dia em que já não seria necessário adorar nos templos, mas “em espírito e na verdade”.

Os 4…

Papa: os 10 segredos para a felicidade

domtotal.com"Viver e deixar viver. Todos deveríamos nos orientar por este princípio".As pessoas precisam se abrir e serem generosas com os demais. Não se apressar, ser generoso e lutar pela paz são parte da receita secreta do Papa Francisco para a felicidade.
Em entrevista publicada na revista argentina Viva, o papa listou as suas 10 principais dicas para trazermos alegria às nossas vidas:
1. Viver e deixar viver. Todos deveríamos nos orientar por este princípio, disse o pontífice, acrescentando que há uma expressão semelhante em Roma que diz: “Siga em frente e deixe os outros fazerem o mesmo”.
2. Doar-se aos outros. As pessoas precisam se abrir e serem generosas com os demais, falou, pois se “nos fechamos em nós mesmos, corremos o risco de nos tornarmos egocêntricos. E água parada fica logo estragada”.
3. Mover-se com calma. O papa, que costumava lecionar literatura de ensino médio, usou uma imagem presente num romance argentino escrito por Ricardo Guiraldes, em que o protagoni…

Comunidades devem ser impulsionadas por novas vocações

domtotal.com Brasília, 02 ago (CNBB) - Há 30 anos a Igreja no Brasil comemora, em agosto, o Mês Vocacional. A proposta é intensificar com orações, atividades e gestos a realidade vocacional, construindo, assim, uma sólida cultura vocacional. Este ano, o Mês Vocacional tem como tema “Vocações para uma grande missão” e lema “Ide e anunciai” (Mt 11, 4b).

O arcebispo de Palmas (TO) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, dom Pedro Brito Guimarães, descreve a situação vocacional no país. O bispo explica que há uma diminuição das vocações aos ministérios ordenados e à vida consagrada. “Ainda não estamos à beira do limite tolerável, como em outras partes do mundo, mas já ressentimos esta crise e não podemos ignorá-la”, afirma.

Hoje, no Brasil, há 5.568 seminaristas maiores, de Filosofia e de Teologia, enquanto existem 5.570 municípios e 10.720 paróquias. Estatisticamente, a proporção é de um seminarista por município e metade de um seminar…

Queimadas na Amazônia aumentam poluição do ar

domtotal.comA constatação é de um estudo feito por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.As queimadas florestais ocorrem em escala global. Os estados amazônicos do Pará, Rondônia, Amazonas e Acre têm “exportado” a fumaça produzida pelo desmatamento por fogo para Bolívia, Peru e Paraguai e contribuído para aumentar os níveis de poluição atmosférica nesses países vizinhos. Ao lado do Mato Grosso, esses quatro estados também registram o maior número de focos de queimadas na América do Sul.
A constatação é de um estudo feito por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) que utilizou o supercomputador Tupã, instalado na instituição com recursos da FAPESP e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Alguns resultados do estudo foram apresentados em uma palestra sobre o impacto trinacional da queima da biomassa e da fumaça na Amazônia Sul-Ocidental, realizada durante a 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciênci…

O ecumenismo 2.0 do Papa Francisco

domtotal.com Com a visita à comunidade pentecostal de Caserta, o pontífice revitaliza em uma medida sem precedentes as dificuldades teológicas de diálogo com essas Igrejas cristãs. A opinião é do historiador italiano Massimo Faggioli, professor de história do cristianismo da University of St. Thomas, em Minnesota, nos EUA. Eis o texto: O Papa Francisco é um papa que não sai de férias: um dos muitos elementos da sua cultura antiburguesa e radicalmente evangélica. Essa sua identidade cristã também é ecumênica, sem constrangimentos, e pôde-se ver isso na visita à comunidade cristã pentecostal de Caserta: uma visita importante por muitos motivos, dois em particular. Um primeiro motivo refere-se à mensagem que essa visita papal transmite ao mundo do ecumenismo mundial e do ecumenismo católico. O cristianismo pentecostal é aquela parte do cristianismo mundial em forte crescimento em todo o mundo, exceto na Europa, e é aquela parte do cristianismo com a qual é mais difícil dialogar, especialm…

Padre Geovane Saraiva sendo entrevistado por Cid Carvalho

Clique aqui para escutar o Padre Geovane Saraiva sendo entrevistado hoje, 31 de Julho de 2014, por Cid Carvalho no Programa Antenas e Rotativas que foi ao ar ao meio dia pela Rádio Cidade AM 860

link direto: http://clyp.it/sgrapbw5

Padre Geovane Saraiva no programa Antônio Viana - 01/08/2014

Clique aqui para escutar o Padre Geovane Saraiva falando sobre a festa de Santo Afonso Maria de Ligório e dando sua bênção  no Programa Antônio Viana, hoje, 01 de Agosto de 2014 na Rádio Cidade AM 860

link direto: http://clyp.it/qjkraurj