Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Março 27, 2020

Podcast: Sofrimento na pele, carne e ossos

Por Pe. Geovane Saraiva

Poesia, sempre!

Poesia é alimento a ser compartido em banquetes do espírito Cartaz de El Lisstizky representa vitória do exército vermelho sobre o branco (El Lisstizky)
Eleonora Santa Rosa*
Hábitos expandidos em regime de quarentena, dentre eles a leitura de poesia, de boa poesia, de muito boa poesia, de poesia atemporal, de poesia excepcional, de poesia que alimenta o dia, de poesia que transcende a vida, de poesia de inovação, de poesia como esteio, de poesia como reflexão, de poesia como renovação, de poesia para o coração, de poesia a plenos pulmões, de poesia como elevação, de poesia em doses maciças, de poesia como alimento a ser compartido em banquetes do espírito:
De O Pequeno Bacarrão de Feira no Pequeno Planeta “Terra” - (fragmento)
Maldito –
               – Maldito – maldito –
                                                   – Aquele demônio,
Que –
        – Na pátria dividida
        Quebrou
        Nossas vidas
        De terra firme – em borrifos
                                      De Morte,…

Quaresma, isolamento, fé e mergulho interior

Quando a confiança é colocada à prova, podemos discernir se nossa postura é de fé ou não Confinamento nos obriga ao mergulho interior (Szabo Viktor/ Unsplash)
Felipe Magalhães Francisco*
A crise sanitária que estamos vivendo está deixando a muitos com as sensibilidades à flor da pele. A verdade é que não sabemos muito o que nos espera, apesar das previsões de especialistas que se dedicam a estudos dessas situações. Estamos diante do maior de todos os nossos riscos: o do morrer. A revelação de nossa fragilidade é assustadora. Já sabemos que somos frágeis, mas, diante de nós, está o fato. Além disso, estamos tendo que mudar radicalmente o ritmo de vida e, numa sociedade cada vez mais tarefeira, o que temos para fazer, no isolamento de nossas casas? Além da lida doméstica, temos tido uma oportunidade singular de olhar para dentro de nós mesmos.
São nestas situações limites que sabemos se temos ou não fé. É quando a confiança é colocada à prova, que podemos discernir nossa postura, se é de…

Covid-19: uso maior da internet requer mais cuidado com segurança

A revisora de textos e servidora pública aposentada brasiliense Cely Curado teve uma mudança grande de rotina nas últimas semanas. Em isolamento social por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19), ela conta que o tempo na internet triplicou: passou a ver mais filmes e ouvir mais música e começou a fazer cursos online por meio de plataformas criadas para este fim. Esta é, hoje, a realidade de muitas pessoas. O recurso da internet vem crescendo para finalidades como o teletrabalho, a comunicação com parentes, amigos e colegas, a busca por informações e momentos de lazer no consumo de músicas e vídeos. Com isso, é preciso aumentar também os cuidados para evitar acessos indevidos, entrada de vírus ou golpes aplicados pela Web. A empresa especializada em segurança da informação Kaspersky identificou na América Latina mais de 300 domínios maliciosos usados para envio de mensagens falsas e 35 para difundir malwares entre fevereiro e 15 de março. Um exemplo foi uma mensagem com uma …