Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Abril 24, 2017

AMLEF na cobertura da programação da XII Bienal Internacional do Livro do Ceará

ACOMPANHE A PROGRAMAÇÃO ABAIXO:

Encerramento contou com show do Quinteto Agreste

Encerramento da Bienal do Livro do Ceará foi marcado por momentos emocionantes, show do Quinteto Agreste e grandes resultados para a cultura cearense
A XII Bienal Internacional do Livro do Ceará teve seu encerramento na noite deste domingo, 23/4, no Centro de Eventos do Ceará. Após uma programação de último dia marcada pelo diálogo com o escritor Ignácio de Loyola Brandão e roda de saberes com os mestres da cultura Zé Pio, de Fortaleza, e Aldenir, do Crato, no auditório do Centro de Eventos, o público conferiu um show com o Quinteto Agreste, que entoou o tema da Bienal logo na primeira música, em um emocionante improviso: “Cada pessoa, um livro; o mundo, a biblioteca”, além de um flash mob realizado pelo grupo Vitrola Nova, com o tema musical “Redescobrir”, de Gonzaguinha. Foto: Leonardo Albuquerque Durante a solenidade de encerramento, o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, dedicou a 12ª Bienal do Livro ao povo cearense e fez questão de agradecer toda e…

Bienal em vídeos, dia 23 de abril

Leitura é interação social
A leitura é algo transformador e contribui também com a interação social.Entrevista Leonardo Sakamoto e Márcia Tiburi
Na Bienal, Leonardo Sakamoto e Márcia Tiburi participaram de mesa sobre debates nas redes sociais. Esse foi o tema da entrevista feita com eles na TVC. Caricaturas na Bienal
A Bienal também tem espaço para a Caricatura. Confere aê Entrevista Cristovão Tezza
O crítico literário e escritor catarinense Cristovão Tezza conversou com a TVC sobre os mundos da criação na escrita. André Neves se encontra com moradores do Titanzinho

Dentro da programação da Bienal Fora da Bienal, o ilustrador André Neves se encontrou com os moradores do bairro Titanzinho, em Fortaleza. A imaginação tomou conta da atividade que teve direito a brincadeiras na praia e uma viagem pelo universo da ilustração e da literatura infantil COMUNICAÇÃO - SITE_COMUNICACAO

Cem gravuras de Salvador Dalí são expostas na Caixa Cultural Fortaleza

Cem gravuras assinadas pelo "mestre do surrealismo" Salvador Dalí serão expostas na Caixa Cultural Fortaleza a partir de quarta-feira, 26. Seguindo em cartaz até dois de julho, "Dalí: A Divina Comédia" traz gravuras que fazem uma ponte entre as artes visuais de Salvador Dalí e a literatura de Dante Alighieri (autor de "A Divina Comédia"). Com entrada gratuita, a mostra poderá ser visitada terças a sábados, das 10 horas às 20 horas, e aos domingos, das 12 horas às 19 horas.     Pintor, escultor e gravurista, o catalão Salvador Dalí (1904-1989) foi um dos grandes representantes da estética surrealista no mundo. As imagens, sempre inusitadas beirando o bizarro, eram alusões ao subconsciente e aos sonhos, como relógios derreditos (em "A persistência da memória", de 1931). "O anjo caído - Purgatório" é uma das gravuras exibidas na mostra.A mostra que chega a Fortaleza pertece a uma coleção privada da Espanha. São obras produzidas entre as dé…

Termina em 2 de maio prazo para regularizar título de eleitor

Segundo o TSE, mais de 1,8 milhão de eleitores estão com seus títulos irregulares por ausência nas três últimas eleições Agência Brasil Até o dia 2 de maio, o eleitor que não votou e não justificou a ausência nas três últimas eleições ou não pagou as multas correspondentes deve regularizar sua situação perante a Justiça Eleitoral. Após esse prazo, essas pessoas correm o risco de ter o título cancelado, lembrando que a legislação considera cada turno de votação um pleito diferente para efeito de cancelamento. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em todo o país, mais de 1,8 milhão de eleitores estão com seus títulos irregulares por ausência nas três últimas eleições. Em São Paulo (SP), esse número chega a 118.837 eleitores; no Rio de Janeiro (RJ) o total é de 119.734; em Belo Horizonte (MG) são 26.570; em Salvador (BA) esse número é de 31.263; e em Porto Alegre (RS), 18.782. O cancelamento automático dos títulos de eleitores ocorrerá entre 17 a 19 de maio de 2017. Os eleitores c…

Decreto inclui pessoas com deficiência em cotas de universidades federais

Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil As universidades federais e os institutos federais de ensino técnico de nível médio deverão reservar parte das vagas destinadas às cotas de escolas públicas a estudantes com deficiência. A reserva deverá ser na mesma proporção da presença total de pessoas com deficiência na unidade federativa na qual está a instituição de ensino, segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A nova regra, publicada hoje (24) no Diário Oficial da União, altera o Decreto 7.824/2012, que regulamenta o ingresso por cotas nas instituições federais. Atualmente, as instituições federais já devem reservar pelo menos 50% das vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Dentro dessa reserva, pelo menos metade deve ser preenchida por estudantes com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa, o equivalente a R$ 1.405,50. Essas regras estão mantidas. O de…

Palestra aborda saúde, comportamento e riscos para o desenvolvimento infantil

A palestra será voltada a estudantes e profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social, além de pais e familiares de crianças que se encontrem dentro da faixa da primeira infânciaFoto: Ariel Gomes e Tiago Stille / Governo do Ceará O evento Saúde na Primeira Infância: Intervenção Precoce com bebês e seus Cuidadores, com realização do grupo interdisciplinar ProCria, acontece sábado (29), em Fortaleza. A palestra é voltada a estudantes e profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social, além de pais e familiares de crianças que se encontrem dentro da faixa da primeira infância.

O psicólogo e psicanalista da Universidade Federal do Ceará (UFC), Daniel Franco fará a mediação da palestra, que contará também com psicanalista Daniele de Brito Wanderley, profissional do estado da Bahia. Daniele Wanderley traz esclarecimentos sobre o uso de protocolos específicos, IRDI (Brasil) e PREAUT (França), que auxiliam na detecção e na intervenção precoces junto a riscos pa…

XII Bienal do Livro foi vista por 450 mil pessoas

A XII Bienal Internacional do Livro do Ceará foi encerrada ontem (23) deixando um gostinho de quero mais para os apreciadores de literatura. Em dez dias de evento, cerca de 450 mil pessoas, incluindo muitas famílias e crianças, passaram pelo Centro de Eventos do Ceará para conferir a vasta programação literária que contou com a presença de importantes autores, veteranos e estreantes - locais, nacionais e internacionais - e, ainda, puderam visitar estandes das editoras e livrarias. O evento gerou, segundo a organização, 3.100 empregos diretos e indiretos, com 350 editoras presentes, distribuídas em 110 estandes, trazendo à Bienal cerca de 60 mil títulos, nada menos que 120 toneladas de livros. A movimentação financeira estimada é de R$ 5 milhões. Em dez dias, 450 mil pessoas passaram pelo Centro de Eventos, numa média de 45 mil por dia. De acordo com a coordenadora geral da mostra literária, Mileide Flores, que participa da Bienal desde 2000, o evento no Ceará está amadurecido. "…