Postagens

Mostrando postagens de Agosto 9, 2016

Com aulas de empreendedorismo, Sebrae forma primeira turma de refugiados

Imagem
O Sebrae Nacional e o Sebrae São Paulo formam nesta terça-feira (9) a primeira turma de refugiados capacitados em empreendedorismo. Desde junho, estrangeiros que foram forçados a abandonar seus países tiveram aulas online e presenciais sobre o assunto. O treinamento é fruto de uma parceria entre o Sebrae e o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), do Ministério da Justiça Além de passar conceitos básicos, o treinamento visou estimular a formalização dos empreendimentos dirigidos pelos refugiados e facilitar o acesso ao crédito para este público. Na noite desta terça (9), os 27 refugiados que irão se formar terão a oportunidade de conversar com instituições financeiras para conseguir empréstimo e poderão sanar dúvidas sobre regularização de empresas. Projeto teve quatro fases Esta foi a primeira vez que refugiados receberam esse tipo de treinamento no Brasil. O projeto piloto foi composto por quatro fases. Na primeira, foram oferecidas palestra e treinamentos online. Depois, os re…

O santo, o noviço, o burro e os linguarudos

Imagem
Um santo religioso, que conhecia bem as coisas do mundo, percebera que não se podia encontrar quem não falasse mal dos outros. Um dia, disse a um noviço: “Meu filho, pega nosso burrinho e vem comigo”. O obediente noviço pegou o asno. Nele montou o velho religioso, enquanto o jovem ia caminhando atrás. A certa altura, deviam atravessar um local cheio de lama e, então, alguém disse: “Olha quanta crueldade contra esse mongezinho que vai a pé! Deixá-lo andar entre tanta lama! E o velho vai a cavalo!” O santo religioso desceu então do animal e pôs sobre ele o jovem monge. Andaram mais um pouco e não tardou a aparecer quem dissesse: “Olha que coisa estranha esse homem no animal! É o velho que deixa o jovem andar no cavalo, sem se cuidar da fatiga e da lama! Não é uma loucura? Os dois deveriam ir sobre o asno. Seria melhor!” O santo religioso montou então na garupa. E assim prosseguiram, até aparecer outro e dizer: “Mas olha esses que vão em cima do pobre burrinho! Os dois montaram nele? Será qu…

Documentário: "O Amor que Muda o Mundo" reúne vítimas de violência

Imagem
Histórias de superação protagonizadas por mulheres cearenses estão entre os casos relatados no documentário Mães - O Amor que Muda o Mundo, do fotógrafo italiano Fabio Lovini. Filme será exibido hoje no Cineteatro São Luiz
Erbênia de Sousa é enfática quando fala sobre a diversidade de agressões que mulheres sofrem cotidianamente. “Nós estamos em um País e em uma região muito marcados pela violência doméstica”, resume. Mas não é apenas a violência doméstica que se faz forte e rasga o dia a dia de tantas mulheres Ceará afora. Lutas marcam o cotidiano destas pessoas, que enfrentam exclusão econômica e social, atravessam os meandros da seca e se misturam ao machismo arraigado nas terras áridas do Ceará. Para além das dificuldades enfrentadas, as histórias de superação e de transformação rebentam no Estado. E o cotidiano de Erbênia, como coordenadora da Cáritas Diocesiana de Crateús, é de identificar as violências e fazer com que as mulheres virem protagonistas das reviravoltas. Das muitas…

Mostra Mundo Árabe de Cinema estreia em SP

Imagem
O evento, organizado pelo Instituto da Cultura Árabe, ficará em cartaz até o dia 28 deste mês.

11ª Mostra Mundo Árabe de Cinema. A 11ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, com produções inéditas, animações e filmes a partir do olhar infantil, terá sessão de abertura no próximo dia 10, quarta-feira, no CineSesc, região central da capital paulista, com exibição do filme Homens de Argila e presença de seu diretor, o marroquino Mourad Boucif. O evento, organizado pelo Instituto da Cultura Árabe e parceiros, ficará em cartaz até o dia 28 deste mês.
Ao todo, serão 37 filmes, incluindo as animações que integram a programação pela primeira vez, e também curtas-metragens. Entre os destaques da mostra, estão Ave Maria - indicado ao Oscar 2016 - e a animação O Profeta. As exibições ocorrem em quatro espaços: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), CineSesc, Centro Cultural São Paulo e Biblioteca Mário de Andrade.
Como nas edições anteriores, o diálogo, a hospitalidade e a abertura ao outro estão present…

Uruguai: Venezuela fica no Mercosul

Imagem
A Venezuela fará parte do bloco até que se aplique a cláusula democrática.

Bandeira do Mercosul é içada em Ministério venezuelano, em Caracas. O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, defendeu nesta segunda-feira a decisão de seu país de deixar a presidência do Mercosul e disse que a Venezuela fará parte do bloco até que se aplique a cláusula democrática. "O Uruguai está em um terreno de respeito às normas do bloco, que este país compartilha com Argentina, Brasil, Paraguai e Venezuela, como corresponde, e está aberto ao diálogo com todos os países", disse o chefe de Estado uruguaio ao fim de uma reunião de gabinete, citado pela página oficial da Presidência. "O Uruguai é um país livre, soberano, que atua com seriedade e não está submetido a qualquer tipo de pressão", disse Vázquez, após tomar conhecimento de uma reunião dos presidentes de Argentina, Brasil e Paraguai no Rio de Janeiro à margem dos Jogos Olímpicos, a fim de limitar os poderes da Venezuela no grupo re…

Roubos e agressões perturbam Jogos Olímpicos

Imagem
O Rio é, infelizmente, uma cidade conhecida por suas altas taxas de criminalidade.

Porta-voz do Comitê Olímpico Internacional, Mark Adams, disse que não lamenta a escolha do Brasil. O crime não é um fenômeno novo nas Olimpíadas, mas, no Rio de Janeiro, tem assumido proporções alarmantes com a multiplicação de roubos e de agressões próximo aos locais de competição. Os jornalistas, especialmente fotógrafos e cinegrafistas, pagam um preço alto há uma semana com o furto de suas câmeras e lentes caras nos escritórios da imprensa credenciada, no centro da cidade, em ônibus e até mesmo nos estádios. Os cariocas estão acostumados, mas os visitantes estrangeiros nem tanto, além de estarem igualmente chocados com a morte de duas pessoas a tiros perto do estádio do Maracanã na noite da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. A história de Brett Costello, fotógrafo da News Corp, tem sido uma das mais comentadas. O australiano teve seu equipamento de dezenas de milhares de dólares roubado. Ele f…

Artistas cruzam arte e fraternidade

Imagem
Obras de vários artistas mostram que a fraternidade é «uma arte tal como a própria vida». Os trabalhos podem ser apreciados em Monserrate até ao final do mês de agosto
Trabalhos de cinco artistas formam a exposição «Onde está o teu irmão? A Arte da Fraternidade». As obras podem ser conhecidas nos claustros do Convento de São Domingos, todos os dias, das 10h00 às 12h00 e das 14h30 às 18h00, até 28 de agosto.

Através da pintura e da escultura, Leonor Sousa, Jorge Marques, Carmen dos Santos, Jorge Braga e Luciano Duarte «ajudam» os visitantes a compreender que a fraternidade é «uma arte tal como a própria vida e exige uma aprendizagem», explica Vasco Gonçalves, pároco de Nossa Senhora de Monserrate, no catálogo da exposição.

Segundo o sacerdote, a exposição é um meio para «promover o diálogo da arte com a fé», uma vez que ambas se cruzam na «ténue fronteira onde começa o que de mais profundo e humano existe no Homem». A mostra é promovida pelos responsáveis da paróquia de Nossa Senhora de M…

Planeta terra entra em défice ecológico

Imagem
Recursos naturais que podiam ser consumidos durante um ano, para manter a terra ambientalmente equilibrada, já foram esgotados. Entre os países que estão a tentar inverter esta tendência, Portugal é um dos exemplos positivos

O planeta terra entrou esta semana em «défice ecológico» ao atingir a quota máxima de emissões de dióxido de carbono (CO2), tendo em conta o que os oceanos e bosques podem absorver, ao ultrapassar os índices máximos ao nível da pesca, e atingir taxas de desmatamento maiores do que as indicadas para a regeneração e manutenção das florestas. 
A partir de agora, segundo dados da Global Footprint Network, uma associada do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), o planeta entra numa inflexão entre o que consome e o que é capaz de produzir durante um ano, fazendo com que a humanidade necessitasse de 1,6 planetas terra para satisfazer a procura em termos de recursos naturais. 
Perante estes dados, a responsável pelo Programa de Clima e Energia da WWF, Mar Asunción, alerta qu…

ONU pede trégua humanitária em confrontos em Aleppo, na Síria

Imagem
Da Ansa Brasil A Organização das Nações Unidas (ONU) pediu uma trégua humanitária de 48 horas nos combates registrados na cidade síria de Aleppo. É para ajudar a população, que sofre com a falta água e eletricidade. Em comunicado, o residente da ONU e coordenador humanitário na Síria, Yacoub El Hillo, e o coordenador regional humanitário para a crise no país, Kevin Kennedy, explicaram que, após a destruição da rede hídrica, os poços e cisternas não têm sido suficientes para satisfazer as necessidades da população local. "Quando a tática do cerco é utilizada de modo intencional para privar as pessoas de alimentos e de outros bens essenciais, ela constitui um crime de guerra", concluíram os representantes da ONU. Ainda segundo eles, desde o aumento da ofensiva na cidade, o número de civis em perigo passou de 2 milhões. Além disso, nas últimas semanas, têm sido registradas "inúmeras mortes de civis" nas ofensivas de ambos os lados, enquanto continuam "os ataques a ho…

Murais no Rio recordam luta indígena contra hidrelétricas na Amazônia

Imagem
Mensagens de conscientização marcam o Dia Internacional dos Povos IndígenasDa Redação, com Rádio Vaticano Murais retratam a luta dos indígenas contra construção de hidelétricas na Amazônia / Foto: Reuters No Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado nesta terça-feira, 9, a luta das populações autóctones da Amazônia contra a construção de hidrelétricas ganha destaque por meio da obra de dois artistas brasileiros. Marcelo Eco e Mundano criaram grandes murais em dois edifícios do Rio de Janeiro em que índios são retratados com frases contra os projetos hidrelétricos na Amazônia. Com escritas em português, espanhol, inglês e munduruku, os artistas retratam figuras indígenas que apelam para que “Não se faça com o Rio Tapajós o que se fez com o Rio Maracanã”. E ainda: “A água não se vende, se defende”, assim como “Os rios são importantes para a vida” e “Salve a Amazônia”.
Os grafites evocam a defesa da terra indígena munduruku que seria afetada pela construção da hidrelétrica de São …

Centro Universitário oferece atendimentos contábil, jurídico, nutricional e psicológico gratuitos à comunidade

Imagem
Por meio das clínicas-escolas, os estudantes, orientados por professores, colocam em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Os serviços contemplam as áreas de saúde, direito, contábil, entre outros.Foto: Divulgação / EstácioAlém do atendimento tradicional, a clínica realiza também atendimento psicológico em Libras A clínica-escola se constitui como lugar de acolhimento para as pessoas que procuram seus serviços. O termo escola funcionar para identificar a atividade clínica, apontando, ainda, o sentido de escola em sua concepção de ensino-aprendizagem, de educação e de formação.
Nesse contexto, o Centro Universitário Estácio do Ceará oferece diversos serviços gratuitos à comunidade. Por meio das clínicas escolas, os estudantes, orientados por professores, colocam em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Os serviços contemplam as áreas de saúde, direito, contábil, entre outros.
Clínica-escola de Psicologia A Estácio oferece atendimento psicológico gratuito à…

Mais Visitadas

Reitoria da UECE apoia manifestações em defesa da educação brasileira e das universidades públicas

Morre atriz Doris Day, a namoradinha da América

Maureen Bisilliat se reencontra com o seu sertão e o de Euclides da Cunha na Flip

Paraty e Ilha Grande vão se tornar patrimônio da humanidade

Biblioteca Itinerante visita escolas e CMEIs com “Literatura e Cinema”