Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 9, 2016

Rita Lee lembra trajetória com Os Mutantes e histórias obscuras em autobiografia

Imagem
Às vésperas de completar 69 anos, dia 31, Rita Lee curte a vida sossegada sob a sombra e a água fresca que cantou em Ovelha negra, hit de 1975 que marcou a ascensão da rainha roqueira ao trono da música pop brasileira. Dando um tempo dos palcos e desde 2012 sem lançar disco, a artista apresenta seus arquivos e memórias no livro Rita Lee – Uma autobiografia. A publicação é relativamente enxuta (296 páginas) para uma personalidade com sua dimensão, mas contempla, em prosa de querido diário, fatos relevantes de uma rica e prolífica trajetória. E revisita, em paralelo, o período mais efervescente da música e da cultura brasileiras, paradoxalmente (e também em decorrência disso) erguido sob a repressão da ditadura militar. Paulistana que mistura o sangue italiano da mãe com o DNA norte-americano do pai, caçula entre três irmãs, Rita é generosa com seus afetos, entre eles a família e parceiros de caminhada como Gilberto Gil e Elis Regina. E é impiedosa com seus desafetos, em especial os ir…

"Quem Matou Roland Barthes?" satiriza intelectualidade francesa

Imagem
Em um ensaio de 1980 sobre o escândalo de um renomado curador de arte que havia se revelado um improvável espião soviético, o crítico George Steiner escreveu: "O erudito sai de seu isolamento retrospectivo para tentar se agarrar à vida sexual, social ou política. Salvo raros casos (...), a erudição obsessiva gera uma nostalgia pela ação". Esse paradoxo e seus desdobramentos, inclusive os mais ridículos, bem poderiam ter inspirado a estrutura de Quem matou Roland Barthes?, novo romance de Laurent Binet, que encena uma trama de espionagem no mais improvável dos ambientes: o mundo da alta semiologia no mesmo ano 1980 em que Steiner escreveu o artigo mencionado no início deste texto. Quem matou Roland Barthes? é o título escolhido pela editora nacional para dar uma ideia mais óbvia da obra já na apresentação (no original, o romance se chama "A sétima função da linguagem"). Logo na cena inicial, vemos Roland Barthes, ele mesmo, o prolífico intelectual francês, ser atro…

Lendário astronauta americano John Glenn morre aos 95 anos

Imagem
O astronauta John Glenn, o primeiro americano a orbitar o planeta, faleceu aos 95 anos - informou o departamento acadêmico que leva seu nome na Universidade de Ohio, nesta quinta-feira (8). Glenn foi um "ícone americano" que serviu "como piloto de combate, pioneiro em viagens espaciais e senador nacional pelo estado de Ohio", destacou a instituição.
AFP

Papa: presépio e árvore de Natal formam mensagem de esperança

Imagem
Papa se reuniu hoje com representantes das pessoas que doaram a árvore e o presépio colocados na Praça São Pedro para o Advento e o NatalDa Redação, com Boletim da Santa Sé O Papa Francisco recebeu em audiência nesta sexta-feira, 9, no Vaticano, cerca de 1500 pessoas que representam os doadores da árvore e do presépio que foram colocados na Praça São Pedro para o período do Advento e a festividade do Natal. Ambos serão inaugurados oficialmente nesta sexta-feira, 9. Francisco saudou de forma especial as crianças que ajudaram a fazer as bolas decorativas da árvore. São crianças em tratamento oncológico em vários hospitais em Roma. “As bolas coloridas que vocês criaram representam os valores da vida, do amor e da paz que o Natal de Cristo a cada ano vem nos repropor”. O presépio que foi colocado na Praça São Pedro reproduz a paisagem maltesa e é completado pela tradicional Cruz de Malta e pelo “luzzu”, típica embarcação maltesa. Segundo o Papa, essa embarcação recorda a triste e trágica rea…

Dia da Inclusão Social conscientiza sobre direitos humanos

Imagem
Denise Claro Da redação
O Dia da Inclusão Social será comemorado neste sábado, 10. O objetivo da data instituída em 2008 é promover e conscientizar toda a sociedade sobre a importância dos direitos humanos e sua efetividade. De acordo com o Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira tem 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que corresponde a quase 24% do total da população do país. Diego de Almeida, sociólogo./ Foto: Arquivo Pessoal. Para o sociólogo Diego de Almeida, a importância da data está na promoção da dignidade humana. “O Dia da Inclusão Social é importante para fazermos um momento de reflexão sobre como podemos contribuir nesse processo de democratização dos diferentes espaços para aqueles que não possuem acesso direto a eles.” Sobre o conceito de inclusão social, o especialista afirma ser amplo, mas que está baseado em ações que reduzam ou combatam a exclusão. “Incluir socialmente é dar e garantir condições para qu…

Satélite desenvolvido por alunos de Ubatuba é lançado no Japão

Imagem
Débora Brito - Repórter da Agência Brasil Satélite de alunos de Ubatuba é lançado no JapãoReprodução de TV



















O satélite conhecido como UbatubaSat, desenvolvido por alunos do ensino fundamental de Ubatuba (SP), foi lançado hoje (9) do Centro Espacial Tanegashima, no Japão, para a Estação Espacial Internacional (ISS). A primeira etapa do lançamento foi transmitida ao vivo pela Jaxa, agência espacial do Japão. A expectativa é que o satélite seja relançado ao espaço no dia 19 próximo e, a partir do dia 21, já esteja em órbita. O UbatubaSat pode ser o primeiro satélite totalmente desenvolvido no Brasil a funcionar em órbita, de onde poderá registrar a distância de sondas espaciais, detectar a formação de bolhas no espaço e também fazer contato com radioamadores e transmitir mensagens que foram gravadas por estudantes. O projeto UbatubaSat foi idealizado pelo professor de física Cândido Osvaldo de Moura. A iniciativa surgiu no início de 2010, quando ele teve conhecimento de que uma empresa norte-a…

Uso moderado de redes sociais é bom para saúde mental, diz pesquisa australiana

Imagem
Da Agência Xinhua Uso moderado de redes sociais faz bem à saúde menal, diz pesquisa Marcello Casal Jr




















O uso regular de redes sociais contribui para a saúde mental, de acordo com uma pesquisa australiana. O estudo, publicado pelas Universidades de Melbourne e de Monash nesta sexta-feira (9), analisou 70 pesquisas que examinaram a relação entre as redes sociais e depressão, ansiedade e bem-estar. Pesquisadores descobriram que as redes sociais muitas vezes se revelaram úteis para conectar as pessoas e fazer com que elas recebam apoio social, além de fornecerem uma fonte única de apoio para indivíduos que têm dificuldade com interações face a face. No entanto, as redes sociais não foram boas para todos, já que algumas pessoas frequentemente se comparavam a outras, afixavam pensamentos negativos ou eram viciadas em redes sociais, correndo maiores riscos de desenvolverem depressão e ansiedade. Peggy Kern, líder do estudo da Universidade de Melbourne, disse que as pessoas com ansiedade social eram…

Praça Portugal celebra o natal e é um dos atrativos de Fortaleza

Imagem
Durante o mês de dezembro, a Praça Portugal se enfeita para comemorar a chegada do natal. Época de aproximar pessoas e distribuir carinho. Mesmo com a correria do movimentado bairro, a decoração não passa despercebida para os moradores e frequentadores do localFoto: Assessoria / Dégagê Ir a praça é bom! Fortaleza é uma cidade que possui muitas praças. Lugar de passeio, concentração de pessoas, de brincadeiras infantis, risos, conversas... As praças são atrativos gratuitos que proporcionam momentos de descontração e lazer.
Durante o mês de dezembro, a Praça Portugal se enfeita para comemorar a chegada do natal. Época de aproximar pessoas e distribuir carinho. Mesmo com a correria do movimentado bairro, a decoração não passa despercebida para os moradores e frequentadores do local. Tornou-se referência para os fortalezenses.
Para o historiador e assessor cultural Adson Pinheiro, pouco a pouco está aumentando o interesse do público em desfrutar dos atrativos disponibilizados nas praças. …

Pessoas carentes poderão escolher roupas em loja solidária na periferia de Fortaleza

Imagem
Projeto de dois jovens cearenses distribuirá roupas e acessórios gratuitamente em bairro da periferia neste sábado (10)Foto: DivulgaçãoThaís Linhares e Rodrigo Marques são os idealizadores da ação Ajudar aos necessitados como forma de agradecer a Deus pelo dom da vida e levar amor em forma de solidariedade. Foi com esse intuito, que dois jovens cearenses, da periferia de Fortaleza, tiveram a iniciativa de criar a Loja Solidária, que chega a sua segunda edição, neste sábado (10), e será realizada na Escola Lions Jangada, no bairro Cristo Redentor, a partir de 15 horas. O objetivo é distribuir roupas e acessórios às pessoas que não tem condições de pagar, principalmente, com a chegada das festas de fim de ano, e desejam por uma roupa nova.
As roupas são doadas por apoiadores à causa e donos de confecções. Em sua maioria, são roupas novas e seminovas. Este ano, foram arrecadadas em torno de 1.200 peças, e a expectativa é atender a um público que ultrapasse 250 pessoas. Além de roupas, há…

Mais Visitadas

MEU PROFESSOR: MEU SUPER-HERÓI

Morre, aos 92 anos, a escritora Zibia Gasparetto

LAMENTAÇÕES DE UM LÁPIS

Um mestre da literatura em Londrina