Postagens

Mostrando postagens de Agosto 18, 2018

Assunção: Deus recorre aos humildes

Imagem
Padre Geovane Saraiva*
Na Assunção de Nossa Senhora, aprende-se que Deus recorre aos humildes para realizar sua obra redentora, no seu solidário e transbordante gesto de visitar sua prima Isabel. Maria nos ensina que é indispensável a vivência da palavra de Deus, como condição sine qua non para a realização da criatura humana neste mundo, que, em um incessante compromisso com o mundo – pela busca da paz, da concórdia e da justiça –, torna-se urgente o vinho novo, o da nova aliança, outrora solicitado pela Mãe ao Filho, renovando-se em Maria os sonhos de esperança, naquela mulher "vestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas".
Maria mostra aos seguidores do seu Filho, Jesus de Nazaré, que o amor de Deus por nós é eterno. Ela nos ensina a recordar e a ter certeza, lá do céu, transfigurada, da promessa da plenitude no triunfo da nova humanidade, longe de toda e qualquer degradação. É desse modo, na mesma alegria, que a contemplamos, pas…

Cidade de Cristal

Imagem
Paulo Eduardo Mendes* Nas escrituras do tempo ficou registrado o conto. Tereza de Castro Callado pisou de mansinho para entrar na casa de louças. Escolheu o artigo que mais brilhava. Na pureza do vidro os reflexos das luzes ziguezagueando diante dos seus olhos semicerrados. A escritora pensava e escrevia. Arabescos ou fonemas juntavam-se na formação do texto. Nascia "O Conto da Cidade de Cristal". Livro de alma. Sensibilidade bem dosada na edificação da "Cidade de Cristal". Leveza na dissertação que luze estrelada no firmamento da imaginação fértil. Um conto cristalizado na alma pura, enamorada pela natural beleza da literatura. Devaneio nas letras que formam o todo de um novo livro: "O Conto da Cidade de Cristal". O leitor adquire passagem e viaja no ritmo da candura. Leitura com o passar das páginas suavemente. Certeza de encontrar leveza na arte que a autora usa para contar o seu conto. Caminhar nessa Cidade de Cristal só mesmo com o passaporte da boa …

Porto Iracema recebe programação alusiva ao Dia Mundial da Fotografia em agosto

Imagem
Neste domingo, 19, é comemorado o Dia da Fotografia, em homenagem à invenção do daguerreótipo, o antecessor das máquinas fotográficas atuais. Em alusão a esta data, o Porto Iracema das Artes recebe uma programação que vai até o fim de agosto com festa, aulas abertas, workshops, palestras e atividades diversas voltadas para a arte fotográfica e a sua relação com outras linguagens. Um dos destaques é a “Festa do Dia Mundial da Fotografia”, que acontece no entorno e na parte interna do Porto Iracema das Artes no domingo. As atividades começam às 8h30min e seguem até 19 horas, incluindo saída fotográfica, exposição de documentário que homenageia um ano do coletivo Mulheres da Imagem CE e oficina de lambe. A programação se encerra integrando-se com o projeto “Cidade da Gente”, com show de Samuel Rocha e Nonato Lima. Foto: Deivyson Teixeira/Divulgação
Após o Dia Mundial da Fotografia, outras atrações acontecerão até o dia 31 de agosto. Um dos principais destaques é a aula aberta de Fotopint…

Morre Kofi Annan, ex-secretário-geral da ONU e ganhador do Nobel da Paz

Imagem
Nascido em Gana em 1938, ele foi chefe da diplomacia das Nações Unidas entre 1997 e 2006 e teria sido vítima de uma doença súbita.


Kofi Annan teve seu mandato marcado pela decisão de denunciar como "ilegal" a guerra de George W. Bush no Iraque. (Joel Saget / AFP) O ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, faleceu neste sábado. Sua fundação, por meio de um comunicado, anunciou sua morte, apenas indicando que ele teria sofrido uma doença súbita. Nascido em Gana em 1938, o africano foi um dos ganhadores do prêmio Nobel da Paz. Chefe da diplomacia das Nações Unidas entre 1997 e 2006, ele foi internado às pressas num hospital de Berna, na Suíça. Os detalhes sobre seu funeral ainda estão sendo organizados. António Guterres, atual secretário-geral da ONU, emitiu um comunicado expressando sua "profunda tristeza". "De muitas formas, Annan era a ONU. Ele subiu dentro da organização para liderá-la ao novo milênio, com dignidade e determinação", escreveu. O português i…

Bienal do Livro começa hoje em Brasília

Imagem
Com grandes nomes da literatura contemporânea, a 4º Bienal Brasil do Livro e da Leitura, em Brasília, pretende romper bolhas ideológicas virtuais e reais com a proposta de aproximar grupos com afinidades distintas. O evento começa hoje (18) e vai até o dia 26.  "Hoje, pela polarização política, fragmentação das famílias, incertezas do mercado de trabalho, as pessoas acabam se fechando em bolhas e acabam entendendo os outros por meio de estereótipos", diz um dos curadores da Bienal Sergio Leo. "As pessoas estão muito confusas e temerosas com o futuro. Acabam se reunindo não pela identidade, mas por um inimigo em comum, seja o homossexual, o imigrante, inventam espantalhos e brigam, cobrem de estereótipos e transformam grupos em verdadeiros vilões".   O evento irá trazer pela primeira vez ao Brasil autores como o premiado nigeriano Chigozie Obioma, autor do romance Os Pescadores. Também pretende propor reflexões sobre o tema Os outros somos nós, que faz um convite &…

Mais Visitadas

Principal nome da literatura feita para crianças no Ceará, Horácio Dídimo, morto em 2018, pode ser homenageado em Dia Estadual da Literatura Infantil

VIVER A SEMANA SANTA

Praça Luiza Távora, em Fortaleza, abrigou castelo

Festival de literatura promove ‘maratona’ com 40 atividades em Bauru

Cientista político lança livro sobre a influência da Lava Jato no eleitor