Pular para o conteúdo principal

Primeira edição do FliSertão terá palestra com Saulo Gomes

Apresentador do "Momento Cultural", na Rádio Folha 96.7 FM, Saulo Gomes é uma das atrações da primeira edição do FliSertão
Apresentador do "Momento Cultural", na Rádio Folha 96.7 FM, Saulo Gomes é uma das atrações da primeira edição do FliSertãoFoto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco
Petrolina sediará a partir desta quarta-feira (29), até o próximo domingo (2), a primeira edição do Festival de Literatura do Sertão do São Francisco (FliSertão), que traz o tema “Petrolina: cidade alfabetizadora” e vai homenagear o escritor petrolinense Antônio Padilha. O evento, que será realizado em dois endereços, sempre das 9h às 21h, contará com lançamentos de livros, apresentações musicais, teatro, espaço geek, concurso de cosplays e atividades multiculturais e esportivas. No Polo do Centro de Convenções, são esperadas cerca de 20 mil pessoas, que poderão circular entre mais de 50 estandes. Já no Parque Josepha Coelho, o público estimado é de 5 mil.
Um dos destaques da programação é o comunicador Saulo Gomes. À frente do programa “Momento Cultural”, da Rádio Folha 96.7 FM, há 14 anos, ele vai falar sobre a Cultura Popular Nordestina. Saulo pretende abordar temas como a poesia, a música e a dança da região. “É muito assunto para pouco tempo, mas pretendo falar sobre a poesia do Pajeú, sobre o Balé Popular do Recife, sobre o Frevo”, destaca.

Ele ainda conta que vai tentar levar para a palestra um pouco do conteúdo que apresenta todos os dias em seu programa. “Tudo o que é popular é do povo. É importante dar espaço e visibilidade para essa cultura. Fazer as pessoas conhecerem e valorizarem aquilo que é feito aqui, por nós”, conta. “O que a gente tem de mais belo somos nós e o que a gente produz de cultura, é preciso valorizar isso”, completa.
Momento Cultural
O programa "Momento Cultural", que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 17h às 18h, e traz a música brasileira e regional, poesia, causos e contos populares, entrevistas com escritores, cantores, atores e outros representantes da cultural nordestina.

A abertura oficial do FliSertão será nesta quarta-feira (29), às 19h, no Centro de Convenções de Petrolina, onde serão prestadas as homenagens a Antônio Padilha. Em seguida, o poeta Jessier Quirino irá apresentar o recital “Juntando os Cacarecos”. No dia seguinte, as atrações são o poeta Chico Pedrosa, que fará uma palestra poética, e o cantor Maciel Melo, que apresentará seu show.

Nesta quinta-feira (30), o educador e psicólogo Marcus Julierme ministrará a palestra intitulada “O mundo do Pequeno Príncipe com um olhar para o novo”. Na sexta-feira (31), o público contará com a presença da especialista em Educação Sexual e consultora do Programa "Altas Horas", Laura Müller.

Comentários