Postagens

Mostrando postagens de Junho 16, 2014

Papa convidado para visitar sinagoga de Roma

Imagem
Religião e diálogo > 2014-06-15 18:58:10



Roma (RV) – No final da tarde deste domingo, 15, ao entrar na Basílica Santa Maria em Trastevere, o Papa Francisco foi saudado por uma delegação de expoentes da comunidade judaica de Roma, guiados pelo seu Presidente Riccardo Pacifici. Na ocasião, ele recebeu um convite oficial para visitar a Sinagoga de Roma, o Templo Maior.

A Sinagoga de Roma foi visitada no passado pelo Papa João Paulo II, em 1986, e pelo Papa Bento XVI em 2009. (JE)

Rádio Vaticano

Romanos farão vigília de oração para o Papa sexta, dia 20

Imagem
Igreja > 2014-06-16 12:20:39
Cidade do Vaticano (RV) – Sexta-feira, 20 de junho, haverá na Praça São Pedro, pelo décimo ano consecutivo, a Vigília de oração pelo Santo Padre e por seu pontificado, presidida pelo Card. Angelo Comastri, arcipreste da Basílica de São Pedro.

A vigília será animada pelas famílias com o Santo Rosário; serão acesas tochas, haverá cantos e a saudação ao Santo Padre.

A iniciativa é promovida pelo Movimento do Amor Familiar, e nasce do profundo sentimento de amor e de serviço que o une ao Papa Francisco, Bispo da Igreja de Roma, e do desejo de responder concretamente ao seu convite para rezar por seu ministério petrino, importante para todo o mundo.

O Encontro está marcado para as 20h45, na Praça São Pedro. Após a primeira parte do programa, às 22h terá início o Canto de louvor a Deus.
(CM) Rádio Vaticano

Google deve fiscalizar postagens

Imagem
domtotal.comA empresa deve supervisionar postagens indiscriminadas de conteúdo ilegal. O Google tem o dever de supervisionar e fiscalizar postagens indiscriminadas de conteúdo ilegal ou atentatório à imagem e dignidade das pessoas. Com esse entendimento, a 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão manteve decisão de 1º Grau e determinou que a companhia excluísse notícia, publicada em um blog hospedado em sua plataforma, em que um menor de idade era identificado como suposto assaltante.
Para o relator do processo, desembargador Lourival Serejo, a decisão, baseada no artigo 247 Estatuto da Criança e do Adolescente, foi correta. Segundo ele, a postagem pode ocasionar lesão grave, de difícil reparação, considerando que as acusações ainda serão apuradas.
A ação foi ajuizada pela mãe do menor, que exigiu também a publicação de nota de esclarecimento sobre a notícia. Em recurso levado ao TJ-MA, o Google informou ser impossível o cumprimento da decisão, já que a ação não citava o end…

Papa: primeira viagem europeia será à Albânia

Imagem
domtotal.comObjetivo é 'encorajar um país que tem sofrido com as consequências das ideologias do passado'.Papa quer primeira viagem europeia para um "país nas margens". Por Philip Pullella
Cidade do Vaticano - O papa Francisco disse neste domingo que a sua primeira viagem para um país europeu será para a Albânia em setembro, uma homenagem aos que sofreram com o comunismo. Ele fará uma viagem de um dia para Tirana, a capital de um dos países mais pobres da Europa, em 21 de setembro, disse o papa a peregrinos e turistas na Praça de São Pedro. O porta-voz do Vaticano afirmou que o papa quer fazer a sua primeira viagem europeia para um "país nas margens" com um passado social e religioso de perseguição e pobreza. O ex-ditador Enver Hoxha declarou a Albânia, por décadas um dos países mais isolados do mundo, o primeiro Estado ateu do planeta em 1967. Muitas mesquitas, igrejas e bibliotecas religiosas foram destruídas, e clérigos foram presos. O papa disse querer f…

Príncipe William é mais popular do que a rainha

Imagem
domtotal.comPesquisa confirma levantamentos anteriores que indicam a popularidade da monarquia.A Duquesa de Cambridge e o Príncipe William, que é mais popular que a rainha. Por Andrew Osborn

LONDRES - O príncipe William é o integrante mais popular da família real britânica, visto pelo público de forma mais favorável do que a rainha Elizabeth, sua avó, e príncipe Charles, seu pai e herdeiro do trono, segundo uma pesquisa divulgada neste domingo.
A pesquisa, feita pela ComRes para o jornal The Independent, entrevistou mais de 2.000 britânicos e mostrou que os integrantes da família real são mais populares do que qualquer político do país, incluindo o primeiro-ministro David Cameron. Dos entrevistados, 68 por cento disseram ter uma visão favorável do príncipe William, 63 por cento da rainha, 43 por cento do príncipe Charles, e 28 por cento de Cameron, o líder partidário mais popular. A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 13 de junho, e não foi a primeira vez que William, de 31 anos,…

As religiões a serviço da paz

Imagem
|  domtotal.comO fundamentalismo nos parece um grave equívoco. Por isso, é tão importante o apelo do papa.Papa Francisco, no Muro das Lamentações: apelo pela paz. Por Dom Demétrio Valentini*
Em sua recente visita a Jerusalém, o papa Francisco fez questão de ressaltar o caráter religioso de sua peregrinação à Terra Santa. Isso não o impediu de abordar as difíceis questões de ordem política que marcam aquela região. Em especial, fez um apelo às religiões, para que se coloquem a serviço da paz. O apelo é providencial. Em primeiro lugar, porque a causa da paz é tão importante, que merece o empenho de todos. Independente de outras questões, que devem constar da agenda de negociações, a paz é a mais evidente e a primeira a ser conseguida. Fazendo as pazes, dá para abordar, em seguida, também as outras questões que precisam ser regulamentadas nas relações entre os diversos países do Oriente Médio. Mas o apelo do papa vem carregado de reminiscências históricas. Infelizmente, com demasiada freq…

Papa pede ajuda para uma 'Europa cansada'

Imagem
16/06/2014  |  domtotal.comPontífice faz apelo para transformação social no continente que parta dos 'pobres e idosos'. Roma - O papa Francisco afirmou na noite desse domingo (15) que a "Europa está cansada" porque "renegou suas raízes" e fez um apelo para favorecer uma transformação social que parta dos "pobres e idosos", verdadeira "pedra angular da sociedade". Nesses termos, se expressou o bispo de Roma durante seu discurso no templo romano de Santa Maria in Trastevere, que acolheu nesta tarde um encontro com os mais desfavorecidos e vulneráveis da sociedade. "Em algumas ocasiões me perguntam por que não falo da Europa. Eu sempre respondo 'quando falei da Ásia?'. Mas nesta tarde quero falar", disse entre risos. O pontífice argentino criticou que, para manter o equilíbrio da economia mundial, na Europa "são descartadas" crianças e idosos. "A Europa não está envelhecida, está cansada. Não sabe o que faze…

Francisco recebe Primaz anglicano: engajamento comum contra tráfico de pessoas

Imagem
Cidade do Vaticano (RV) - O Papa Francisco recebeu nesta segunda-feira, 16, o Primaz da Comunhão Anglicana e arcebispo de Cantuária, Justin Welby. A visita de Welby a Roma, que começou sábado, 14, faz parte do engajamento do líder contra a escravidão e o tráfico de pessoas.

Walby esteve no Vaticano acompanhado de sua delegação e pelos Cardeais Vincent Nichols, arcebispo de Westminster, e Kurt Koch, Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

Iniciando seu discurso, o Papa disse esperar que este encontro contribua para reforçar as relações de amizade e seu grande compromisso na causa da reconciliação e da comunhão entre os cristãos.

Sobre o que estavam discutindo pelo caminho?”, perguntou Jesus a seus discípulos, provocando uma sensação de vergonha entre eles, que disputavam entre si qual era o maior. Lembrando esta passagem do Evangelho de Marcos, o Papa Francisco disse que “nós também nos sentimos confusos pela distância existente entre o chamado do Senho…

Os verdadeiros inimigos do clima

Imagem
domtotal.comCombate ao aquecimento esbarra em ideologia econômica e hostilidade à ciência, diz Krugman.Usina termelétrica nos EUA: custos não são o problema. Por Vanessa Barbosa

No começo do mês, o governo americano anunciou, enfim, sua primeira grande estratégia nacional de combate às emissões de gases efeito estufa. A investida atraiu críticas vorazes de oposicionistas e negacionistas do clima. A indústria esbravejou, argumentando que as novas regras, que incidem sobre termelétricas a carvão, causariam perdas econômicas. Os ambientalistas julgaram-na tardia, apesar de bem-vinda.

E aí vem a pergunta: por que é tão difícil avançar no combate às mudanças climáticas? O Nobel da economia Paul Krugman pensou muito nisso e concluiu que os verdadeiros inimigos do clima vão muito além de interesses econômicos e influências privadas. "O que torna a ação racional sobre o clima tão difícil é outra coisa – uma mistura tóxica de ideologia e anti-intelectualismo", afirma Krugman em seu ma…

Mais 4 graus...

Imagem
domtotal.comOs seres humanos nunca viveram em um mundo com tal acréscimo de temperatura. Por Moisés Naím* Para o planeta, um acréscimo de quatro graus na temperatura média é uma catástrofe Para você, um acréscimo de 4 graus centígrados na temperatura ambiente não tem maiores consequências. Mas para o planeta, esse acréscimo na temperatura média é uma catástrofe. E, à luz das evidências científicas, para ela nos dirigimos se não fizermos nada para evitar. Diz Nicholas Stern, um dos mais respeitados estudiosos do assunto: “A não ser que se impulsionem ações contundentes, há uma alta probabilidade de que, dentro de aproximadamente um século, o mundo seja em média 4 graus centígrados mais quente do que era no final do século XIX [antes do início do processo de industrialização]. Esse acréscimo na temperatura média e outras mudanças climáticas vinculados a ele alterarão a relação dos humanos com o planeta, incluindo onde e como vivem". Stern explica que o planeta nunca experimentou sem…

500 anos de Maquiavel

Imagem
domtotal.comCinco séculos de ação política baseada na fraude, na violência e na impiedade. Por Márcia Junges A influência de Maquiavel nunca deixou de ser sentida no mundo “Os termos ‘maquiavelismo’ e ‘maquiavélico’ se impuseram no imaginário político moderno europeu como sinônimos de uma ação política baseada na fraude, na violência e na impiedade”, reflete o filósofo português António Bento(*), na entrevista que concedeu, por e-mail, à IHU On-Line. E acrescenta: “acusar um determinado inimigo político de ‘maquiavelismo’ e estigmatizar publicamente os seus atos como ‘maquiavélicos’, constitui, no fundo, uma simples arma de arremesso político”. A influência política do pensador florentino, “a despeito de um desprezo e de um ódio imensos, jamais deixou de se sentir. Pelo contrário, antes ganhou mais e mais terreno, e, como de certa maneira não poderia deixar de acontecer, preferencialmente no próprio seio daqueles que se declaravam seus inimigos políticos”. Leia a entrevista: O que são o…

29ª Semana Nacional do Migrante: ‘Migrar é direito, tráfico humano é crime’

Imagem
16/06/2014 | Assessoria de Imprensa
Entre os dias 15 e 22 de junho, será realizada a 29ª edição da Semana Nacional do Migrante, com o tema: ‘Migração e Liberdade', e o lema: ‘Migrar é Direito, Tráfico Humano é Crime'. A atividade acontece nesses dias em virtude da celebração do Dia do Migrante, no dia 19, e do Dia Mundial do Refugiado, no dia 20. Segundo os dados mais recentes fornecidos pela Polícia Federal, o Brasil abriga cerca de 940 mil imigrantes permanentes. No mundo, o número de migrantes é apontado como próximo aos 250 milhões. O Serviço Pastoral dos Migrantes da CNBB (SPM) é o responsável por articular as pastorais específicas a promoverem atividades em suas dioceses, paróquias e comunidades. A cada ano, o SPM elabora um texto-base e um cartaz (foto) apresentando o tema. O presidente do Serviço Pastoral dos Migrantes e bispo de Pesqueira (PE), dom José Ferreira Salles, ao introduzir o tema de 2014 no texto-base destacou que a Semana deste ano "oferece um importan…

Papa visitou pobres e imigrantes em Roma

Imagem
(Lusa)
Francisco elogiou empenho dos responsáveis da Comunidade de Santo Egídio e alertou para uma Europa «cansada»
Roma, 15 jun 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco visitou hoje os pobres e imigrantes apoiados pela comunidade católica de Santo Egídio no Bairro de Trastevere, em Roma, incluindo alguns desembarcados em Lampedusa, e falou numa Europa “cansada”. Partindo da Praça São Calisto, Francisco dirigiu-se a pé até a Praça de Santa Maria cumprimentando e abençoando os presentes, antes de ser saudado pelo fundador da Comunidade de Santo Egídio, Andrea Riccardi, e rezar em silêncio diante de um ícone de Nossa Senhora, numa capela lateral. Na Basílica local estava o arcebispo siro-ortodoxo de Damasco, Jean Kawak, que evocou o drama vivido na Síria, “país mergulhado numa grande e longa noite” e onde o povo “é prisioneiro do mal”. O programa do encontro incluiu, depois, testemunhos de um refugiado, um cigano, um deficiente, um jovem e uma idosa, de diferentes proveniências e religiões. “E…

Lisboa: Patriarcado lança missão para «chegar a todos»

Imagem
D. Manuel Clemente apresentou caminhada rumo ao Sínodo de 2016 Lisboa, 15 jun 2014 (Ecclesia) – O Patriarca de Lisboa apresentou este domingo a caminhada rumo ao Sínodo diocesano, a realizar em 2016, e que pretende seja “um sonho missionário” para levar a todos, a partir da exortação apostólica «Alegria do Evangelho». “Ele (Papa Francisco) diz que é um programa para toda a Igreja. E que nós façamos o possível em cada diocese, para de uma maneira corresponsável e partilhada levarmos à prática o que ele nos diz na exortação. Isso vai ser uma caminhada que vamos fazer em conjunto, até ao final de 2016. Vamos lançar aquilo que o papa Francisco diz ser um sonho missionário de chegar a todos”, explicou D. Manuel Clemente à Agência ECCLESIA, aludindo ao lema «O sonho missionário de chegar a todos». Até 2016, no início de cada trimestre vai ser lançado um guião para que em cada comunidade a exortação “seja refletida e se tirem implicações práticas de um agir missionário constante”, pede o pat…

Mais Visitadas

Cyberbullying: sofrimento causado através da tela

José, servo bom e fiel

STJ proíbe cobrança de taxa de conveniência na venda de ingressos pela internet

Bullycídio e as previsões no ordenamento jurídico

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior