Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Junho 8, 2017

Professor cearense fica querido por alunos por incorporar memes ao dia a dia das aulas

Por Lucas Barbosa em Educação Quando viralizou na internet a reportagem sobre um professor mineiro que usa memes na divulgação das notas, muitos foram os alunos de Fortaleza que lembraram do cearense João Henrique Viana, de 37 anos. Professor dos cursos de Administração da Faculdade Farias Brito (FBB) e da Universidade Estadual do Ceará (Uece), ele também é conhecido por ser adepto do uso de memes na sala de aula e no relacionamento com os estudantes, sobretudo via redes sociais. Professor universitário há 10 anos, João Henrique percebeu que a formalidade do meio não proporcionava uma comunicação efetiva. “A ideia de utilizar memes se deu pois eu comecei a perceber que o público-alvo das minhas disciplinas era mais jovem e que, às vezes, a linguagem formal não surtia o mesmo efeito que outra mais próxima da realidade”, relembra João Henrique. Assim, ele conta ter começado a usar os memes aos poucos, para testar a reação dos estudantes. Enquanto professor, ele se via em um dilema: se …

Novo livro de Timothy Snyder gera exposição e largo debate sobre desafios sociopolíticos enfrentados hoje

por Lucia Guimarães - Agência Estado Um dos momentos inesquecíveis da bizarra campanha presidencial americana de 2016 foi a cena do pai de um soldado morto no Iraque, em 2004, brandindo o exemplar da Constituição dos EUA que sempre carrega no bolso. Discursando na Convenção Democrata, o paquistanês Khzir Khan perguntou a Donald Trump, "Você já leu a Constituição?". Agora, o presidente notoriamente arredio ao hábito da leitura pode somar outro volume de bolso ao vácuo presumível.
O best-seller "Sobre a Tirania: Vinte Lições do Século XX para o Presente", que está sendo lançado pela Companhia das Letras, foi considerado pelo crítico do Washington Post "apenas um pouco menos vital" do que a Constituição. O livro evoluiu de um post que o respeitado historiador Timothy Snyder, da Universidade de Yale, escreveu no Facebook logo após o resultado da eleição em novembro.
Snyder é conhecido estudioso do Holocausto e da história do autoritarismo na Europa do Leste. No …

Cidade do Cabo: belezas naturais que encantam

por Yohanna Pinheiro* - Especial para o TUR Waterfront é uma das atrações mais visitadas da África do Sul . O complexo abriga bares, restaurantes, opções de lazer, shopping e roda- gigante. É possível também ver estátuas em homenagem aos vencedores sul-africanos do Prêmio Nobel O visual de montanha e mar não poderia ser mais convidativo. A Cidade do Cabo, uma das mais turísticas de toda a África do Sul, possui cenários deslumbrantes que se estendem pela costa da região ocidental, até o Cabo da Boa Esperança, o ponto mais ao sudoeste do país. Mas, além de toda a beleza natural, oferece boa infraestrutura, alta gastronomia e passeios inusitados, como mergulhos com focas e até tubarões.
Uma parada obrigatória é a Montanha da Mesa (Table's Mountain), característica por ter o topo reto. Pode ser vista de praticamente todos os pontos da cidade. Para visitá-la, é possível caminhar até o pico gratuitamente ou pegar o bondinho - o valor por adulto é de 255 rands, cerca de R$ 65 (ida e volta…

Santuário de Fátima lança livro infantil “Fátima no Coração”

É a segunda publicação dedicada ao público mais jovem durante este ano do Centenário Neste próximo 10 de junho, o Santuário de Fátima, em Portugal, apresentará ao público o livro infantil “Fátima no Coração”, do autor João Manuel Ribeiro. Ele conta a história dos amiguinhos Isabel, João e Ana, que, ao passarem as férias com a vovó Amélia, aproveitarão para rezar e conhecer a mensagem de Nossa Senhora de Fátima e o local das suas aparições. Guiados a cada dia por uma “pista bíblica”, os três descobrirão, por exemplo, a Capelinha das Aparições, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário e a nova Igreja da Santíssima Trindade. “Fátima no Coração” é o segundo livro que o Santuário dedica ao público infanto-juvenil dentro deste ano do Centenário. O primeiro foi “A Missão do Francisco”, escrito por Maria Teresa Maia Gonzalez.
Pedro Valinho Gomes, responsável por ambas as edições, comenta: “Questionamo-nos frequentemente sobre como transformar a história simples de três crianças do início do últ…

Inscrições para o ProUni do segundo semestre terminam amanhã

Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil O Ministério da Educação  informou que serão ofertadas 147.492 bolsas em 1.076 instituições privadas de educação superior Arquivo/Agência BrasilAs inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) do segundo semestre de 2017 terminam amanhã (9). Os estudantes interessados poderão consultar as bolsas oferecidas e se inscrever na página do ProUni na internet. O Ministério da Educação (MEC) informou que serão ofertadas 147.492 bolsas em 1.076 instituições privadas de educação superior, um aumento de 17% em relação à segunda edição do programa do ano passado. Do total de bolsas, 67.603 são integrais e 79.889, parciais. O ProUni é voltado para estudantes da rede pública ou bolsistas integrais de escolas particulares. Também estão incluídas as pessoas com deficiência e professores da educação básica em escolas públicas que compõem o quadro de pessoal permanente da instituição. Só poderão participar do processo seletivo os candidatos bras…

Cooperativa promove inclusão digital para jovens na periferia de Fortaleza

Tecnologia social já capacitou mais de mil jovens carentes para o mercado de trabalhoFoto: Divulgação / Capacitação Criar oportunidades a partir da capacitação e inclusão digital. Esse é o principal objetivo da Cooperativa de Tecnologia da Informação Pirambu Digital, que há dez anos vem atuando para possibilitar a inserção de jovens no mercado de trabalho. Vencedora do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2015, na categoria Juventude, a cooperativa utilizou os recursos que recebeu como premiação para fazer melhorias na infraestrutura de atendimento da comunidade de Pirambu, bairro de Fortaleza (CE). Segundo a vice-presidente da entidade, Josilda Ribeiro, o reconhecimento trouxe maior visibilidade junto à sociedade, que passou a prestigiar a instituição como geradora de transformação social. A entidade oferece cursos de desenvolvimento, implementa¬ção, manutenção e suporte de sistemas de computadores. Mais de mil jovens já foram atendidos com os cursos de formação. Som…