Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 1, 2019

PODCAST: Santo Afonso: Amante da justiça verdadeira

Por Pe. Geovane Saraiva

Quem foi Primo Levi e por que sua obra ainda é atual

O dia 31 de julho de 2019 marca o centenário de nascimento do autor, sobrevivente do HolocaustoFoi na literatura que Primo Levi, sobrevivente do Holocausto, encontrou uma forma de falar sobre o horror nazista. De sua experiência surgiu o livro É isto um homem?, publicado em 1947, em que ele retrata o que viu no período e como era o tratamento desumano aos prisioneiros nos campos de concentração. Neste dia 31 de julho é comemorado o centenário do nascimento do autor cuja obra continua sendo extremamente importante para estudar o nazismo.  Levi cresceu em Turim, na Itália, em uma família judia. Ele se formou em química na Universidade de Turim, em 1941, apesar de o governo fascista ter promulgado a lei racial proibindo os cidadãos judeus de estudarem em faculdades públicas. Em 1943 se juntou à resistência contra o fascimo, mas foi preso algumas semanas mais tarde. Ao revelar sua origem judaica, foi deportado para Auschwitz, um dos mais famosos campos de concentração do nazismo. Levi vi…

Escritora cearense lança livro de crônicas que retrata diversidade na família

Por Diego Barbosa, 
“Não sei falar de amor”, obra de estreia de Virgínia Munhoz, será lançada na Livraria Lamarca nesta quinta-feira
Um lar plural, diverso, não formatado que, feito todos os outros, também possui as particularidades construídas por cada membro. Só que com um diferencial: é a casa de Virgínia Munhoz, e é sob o inspirado ponto de vista da escritora cearense que vamos conhecer as tramas e detalhes de uma convivência múltipla. Esse é o enredo de “Não sei falar de amor”, obra de estreia de Virgínia, cujo lançamento está marcado para esta quinta-feira (1º), às 19h, na Livraria Lamarca. Na ocasião, haverá conversa sobre o livro, entrega de brindes, e algumas leituras teatrais dos textos, feitas por uma jovem artista drag, Monstra. O título, conforme a própria autora, aposta numa temática familiar porque é um assunto do qual ela entende profundamente: a própria vida. “Faço esses recortes para não haver ambiguidade devido ao momento atual que viv…

Cearense de Caucaia interpreta Luiz Gonzaga no filme "Légua Tirana"; Chambinho também participa

Por João Lima Neto, 


Após três décadas da morte de Luiz Gonzaga, um filme gravado em Exu (PE), com participação de cearenses, revela as primeiras descobertas sonoras do artista. O longa tem previsão de lançamento no 1º semestre de 2020
Sob o forte sol na cabeça e com os pés no solo arenoso de Exu, em Pernambuco, foi gravada uma nova produção sobre Luiz Gonzaga do Nascimento — o Rei do Baião. Com participação de cearenses, a ficção remonta a infância do sanfoneiro. O dono de um sorriso marcante do município de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza, é o principal personagem de “Légua Tirana”, assinada pelos diretores Marcos Carvalho e Diogo Fontes. O pequeno cantor e sanfoneiro Kayro Oliveira, 12 anos, dá vida à principal fase de descobertas de Gonzagão. Quem também participa do longa é o sanfoneiro e ator Chambinho do Acordeon, nome que ganhou o cinema nacional em “Gonzaga: de Pai pra Filho”. 
De uma comunidade indígena, Kayro Oliveira foi apresentado…

Bienal Internacional do Livro Rio 2019 divulga programação

Entre os mais de 300 convidados deste ano, estão nomes como Ana Maria Machado, Mark Manson, Steven Levitsky, Marc Levy e C.J. Tudor, além de inúmeros autores brasileiros. Público esperado de mais de 600 mil pessoas terá a oportunidade de estar com mais de 300 autores. (Divulgação/Bienal do Livro do Rio)
A 19ª Bienal Internacional do Livro Rio começa no dia 30 de agosto, e nesta terça-feira, 30, a organização divulgou a programação completa. Conteúdos múltiplos e debates sobre temas como democracia, feminismo, fake news, meio ambiente, história, diversidade, fé fazem parte do programa deste ano. A Bienal ocorre no Riocentro (Avenida Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca), e os ingressos custam R$ 30 e R$ 15.

Entre os mais de 300 convidados deste ano, estão nomes como Ana Maria Machado, Mark Manson, Steven Levitsky, Marc Levy e C.J. Tudor, além de inúmeros autores e autoras brasileiros.

De 30 de agosto a 8 de setembro, o público esperado de mais de 600 mil pessoas terá a oportunidade de…

Modelo brasileira com síndrome de Down vira capa de revista internacional

Depois da fama, a adolescente quer se tornar atriz de novelaEla é sucesso no mundo da moda e também na internet. Com 133 mil seguidores nas redes sociais, a modelo Georgia Furlan, de 15 anos, deu um grande passo na sua carreira: em julho, ela estampou a capa da revista australiana Katwalk Kids Fashion Magazine. Mas essa não foi só a grande conquista profissional da adolescente, que tem síndrome de Down. Este ano ela ainda ficou entre os finalistas do prêmio Global Social Awards – o maior evento do mundo de mídias sociais –, que aconteceu  em maio, em Praga, na República Tcheca. O futuro A modelo que está conquistando o mundo tem grandes sonhos: quer ser capa de alguma revista brasileira e se tornar uma atriz profissional. Incentivada pelos pais, ela já estuda teatro, dança e patinação artística. Paixão pela moda A modelo afirma que sempre gostou de se vestir bem, de andar bem maquiada e fotografar. Um talento que vem de berço: a mãe de Georgia chegou a ser finalista do concurso Miss …