Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Abril 6, 2017

Ciência e tecnologia integram programação da Bienal Internacional do Livro

A ciência e a tecnologia terão destaque dentro da programação da XII Bienal Internacional do Livro do Ceará, que acontece de 14 a 23 de abril no Centro de Eventos, em Fortaleza. Entre as principais atrações, a participação inédita do físico, astrônomo e escritor Marcelo Gleiser, que falará sobre o tema “A humanidade, o universo, a vida: perspectivas da Ciência, Filosofia e Religião” no auditório principal do evento, no domingo (16).Um espaço denominado “Luz do Conhecimento” irá reunir oficinas, exposições e lançamentos de livros relacionados à ciência e tecnologia. O local abrigará a “Praça de Jogos Digitais”, além de competições de robô de sumô, criações em impressora 3D e exposição de drones. As atividades integram a programação organizada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece). Exposição de fósseis e uma programação especial relacionada à bacia sedimentar do Araripe também estão entre as atividades que têm como objetivos aguçar a curiosidade…

Sucesso da literatura mundial, a obra "A Cabana" agora chega aos cinemas

Lançado pelo escritor canadense William P. Young em 2007, o livro "A Cabana" foi um fenômeno mundial, ultrapassando 22 milhões de cópias vendidas. O romance estreou e permaneceu na Lista de Best-Sellers do New York Times em 1º lugar por mais de 70 semanas, sendo publicado em cerca de 40 idiomas.Para transpor a sensível história para as telonas, a produção contratou os roteiristas John Fusco, da aventura "O Reino Proibido" (2008), e a dupla pouco conhecida Andrew Lanham e Destin Daniel Cretton. A direção ficou a cargo do cineasta inglês Stuart Hazeldine, responsável por "Exame" (2009), seu único longa-metragem até então.A trama mostra uma viagem de elevação espiritual de um pai. Depois de sofrer uma tragédia familiar, Mack Phillips, interpretado por Sam Worthington, entra em uma depressão profunda, que o faz questionar suas crenças mais íntimas.Enfrentando uma crise de fé, ele recebe uma carta misteriosa que o convida a ir até uma cabana abandonada no cora…

Secult apresenta programação da XII Bienal do Livro do Ceará, que começa no próximo dia 14

O período está chegando: de 14 a 23 de abril acontece, no Centro de Eventos do Estado, a 12ª edição da Bienal Internacional do Livro do Ceará. Toda a programação oficial do evento que já bate à porta e que segue como um dos mais esperados neste ano foi divulgada ontem (5) em entrevista coletiva realizada no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC).Aprofundando o tema escolhido para as atividades - "Cada pessoa, um livro; o mundo, a biblioteca", idealizado pela coordenadora de Políticas para o Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), Mileide Flores -, o encontro tratou de detalhar quais nomes e projetos serão desenvolvidos durante os dez dias de Bienal.A começar pela descrição da maneira como a temática eleita será desdobrada no espaço do Centro de Eventos: de forma transversal, alargando as possibilidades de contato com outras esferas de produção e consumo do livro.Não à toa, um dos grandes destaques desta edição é a partici…

Puro relax em Pontal de Maceió

Feriadão chegando e muita gente já está arrumando as malas para aproveitar as folgas em uma das muitas praias paradisíacas do Ceará. No litoral leste, uma das mais indicadas para quem está em busca de tranquilidade é Pontal de Maceió, no município de Fortim.A praia tem uma localização privilegiada: fica entre a Barra do Rio Jaguaribe - que divide Fortim de Canoa Quebrada - e a Barra do Rio Pirangi, na divisa com Parajuru. Por isso mesmo, a pequena vila de pescadores mantém o seu charme rústico.O destino, embora longe dos agitos tradicionais do litoral, tem uma boa estrutura para receber os turistas. Barracas de praia, bares e restaurantes, assim como pousadas e hotéis garantem o bem-estar de quem chega.É o caso do Pausa Hotel, um típico pé na areia, instalado a 50 metros da praia. O estabelecimento fica entre a praça central - centro de atrações noturnas com restaurantes e lojas - e a praia principal do Pontal com suas barracas de praia onde são servidos os tradicionais frutos do mar.…

A volta dos Tribalistas? Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown voltam a compor juntos

Marisa MonteArnaldo AntunesCarlinhos Brown voltaram a compor juntos. É o que indica o blog Gente Boa, do O Globo.Conforme a nota publicada nesta quarta-feira, 5, eles se encontraram durante o último mês de março e compuseram novas músicas.Lançado em 2002, o álbum Tribalistas, único do grupo até então, vendeu mais de 2 milhões de cópias. Estreando na primeira posição, o disco de 13 faixas tornou-se o sexto de Marisa Monte a alcançar essa posição na parada consecutivamente. É dele canções que ficaram marcadas na cultura popular brasileira, como Velha Infância e Já Sei Namorar.No ano seguinte, Tribalistas foi indicado ao Grammy Latino em cinco categorias. O conjunto venceu o prêmio de Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro.Vale lembrar que, independentemente do disco lançado pelos músicos em 2002, a colaboração entre eles não é incomum. O último disco de inéditas de Marisa, O Que Você Quer Saber de Verdade (2011), tem três canções compostas pelo trio.O Povo

Bienal do Livro terá 168 escritores e 110 estandes na programação

Durante dez dias, a Bienal Internacional do Livro do Ceará irá movimentar Fortaleza. Na manhã desta quarta-feira, 5, foi divulgada toda a programação, em coletiva realizada no Centro Dragão do Mar.  O evento terá início na próxima semana e irá ocorrer de 14 a 23 deste mês de abril.O calendário traz nomes como o do escritor angolano radicado em Portugal Valter Hugo Mãe, que já provoca frisson no público desde as prévias divulgadas da agenda. Outros confirmados são Luiz Ruffato, Marina Colasanti, Isabel Lustosa, Eliane Brum, Daniel Galera, Lira Neto, Frei Betto, Daniel Galera, Joca Terron e Ignácio Loyola Brandão. No total, serão 168 escritores participando da programação, além de 300 convidados, 350 editoras e 110 estandes.Um dos estandes será a Casa Vida&Arte, que terá livros da editoras Demócrito Rocha e Dummar, além de um estúdio móvel da Rádio O POVO/CBN. Na programação do espaço, haverá conversas com escritores convidados e eventos voltados para os público de pequenos leitores…

Seja um homem de paz, diz papa Francisco ao príncipe Charles

Por Philip PullellaCIDADE DO VATICANO - O papa Francisco se encontrou com o príncipe britânico Charles nesta terça-feira no Vaticano, e lhe pediu para ser um homem de paz.O príncipe de Gales e sua esposa, a duquesa da Cornualha, conversaram em particular com o líder católico em um de seus estúdios, perto do amplo saguão de audiências do Vaticano, durante cerca de 30 minutos."Onde quer que vá, que possa ser um homem de paz", disse Francisco a Charles durante a parte pública da audiência, quando os três posaram para fotos e trocaram presentes. O pontífice deu ao príncipe uma pequena figura de bronze na forma de um ramo de oliveira."Farei meu melhor", respondeu o herdeiro do trono britânico, que está excursionando por Romênia, Itália e Áustria com a esposa.Charles deu ao papa uma cesta de alimentos caseiros de sua propriedade campestre de Highgrove e indicou que o religioso provavelmente a doaria a outro, como geralmente faz."Outra pessoa pode gostar", comen…

Identificam ferida de lança no corpo envolto pelo Santo Sudário e Sudário de Oviedo

MADRI, 06 Abr. 17 / 08:00 am (ACI).- O Santo Sudário de Turim e o Sudário de Oviedo não só envolveram a mesma pessoa, como também indicam que esta “sofreu um ferimento” em um dos lados depois de morto, o que concorda com o Evangelho de São João, quando relata o momento em que um centurião romano perfurou o lado de Cristo, informou a Universidade Católica de Murcia (Espanha).A Universidade Católica de Murcia (UCAM) indicou em 31 de março que chegaram a esta conclusão depois do estudo médico-forense dirigido por Alfonso Sánchez Hermosilla, pesquisador deste centro de estudos.Sánchez Hermosilla é médico forense do Instituto de Medicina Legal de Murcia, diretor da Equipe de Pesquisa do Centro Espanhol de Sindonologia (EDICES) e assessor científico do Centro Internacional de Sindonologia de Turim.O estudo “sobre o Sudário de Oviedo e o Sudário de Turim foi realizado conjuntamente” e “não só confirma que ambos envolveram a mesma pessoa, como também, que depois de morto e em posição vertical…

Criar vídeos para transmitir valores

Cidadãos com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos são convidados a participar num concurso internacional de vídeo para novos talentos, com o nome #iSeeHope (Eu vejo esperança, em português). Os participantes devem «simbolizar em imagens, esperança, fé no futuro e alegria, e devem refletir os princípios da `Signis – Associação Católica Mundial para a Comunicação´, representada em Portugal pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, que são promover uma cultura de paz e de esperança através dos meios de comunicação».Os trabalhos podem ser realizados em qualquer formato, como animação, documentário, drama, musical e comédia, e devem ser enviados para a Signis até ao próximo dia 1 de maio. O vencedor será conhecido durante o Congresso Mundial da Signis, que terá lugar no Canadá, em junho. O autor do melhor trabalho vai receber 1000 euros e verá o seu vídeo distribuído por todos os membros da organização, presentes em todo o mundo.De forma semelhante, os sacerdotes salesian…

Reforma trabalhista recebe 844 emendas; relatório deve ser apresentado na quarta

Heloísa Cristaldo* - Repórter da Agência BrasilO relatório do Projeto de Lei (PL) 6.787/16, que trata da reforma trabalhista, deve ser apresentado na Câmara dos Deputados na próxima quarta-feira (12). Ao todo, o projeto recebeu 844 emendas nos 13 pontos abordados pela reforma. O relator, deputado Rogério Marinho (PSDB/RN), criou uma força-tarefa para agrupar as propostas de acordo com os temas tratados pelos parlamentares em suas sugestões. A equipe vai trabalhar no próximo fim de semana para cumprir o prazo estabelecido pelo relator.“O volume de emendas que recebemos é uma demanda reprimida não para uma minirreforma, mas para uma reforma estruturante das relações de trabalho no país. O número de emendas nos dá uma responsabilidade maior, porque temos o comprimisso de analisar todas”, disse Marinho à Agência Brasil. O deputado também defende a análise do texto pelo plenário da Câmara, mesmo o projeto tendo tramitação conclusiva nas comissões.O PL 6.787/2016 altera as regras da Consoli…

Pela terceira vez, Papa lavará os pés de detentos na Quinta-Feira Santa

O Papa Francisco escolheu novamente a prisão para presidir a Missa na Ceia do Senhor, na Quinta-feira Santa, com o rito do lava-pés.O local designado é a Casa de Reclusão de Paliano, localidade ao sul de Roma. Trata-se de um Instituto particular, dedicado aos colaboradores da Justiça. Há duas sessões – masculina e feminina – e outra sessão para os doentes de tuberculose.A capacidade é para 140 reclusos. A filosofia educativa é empregar o máximo do tempo em trabalhos de restauração, em hortas e outras atividades produtivas, como por exemplo uma pizzaria interna.Terceira vez em seu pontificadoA celebração será realizada na tarde de quinta-feira, 13 de abril, e terá um caráter “estritamente privado”. Trata-se da terceira vez que Francisco celebra este rito numa prisão. Em 2015, a missa foi no Presídio de Rebibbia, em Roma. Em 2013, o local foi o Cárcere para Menores “Casal del Marmo”, também em Roma.No ano passado, o Papa lavou os pés dos refugiados no centro de acolhimento de Castelnuov…