Postagens

Mostrando postagens de Abril 13, 2018

Professor de literatura e escritor, Massaud Moisés morre aos 90 anos

Imagem
Maurício Meireles SÃO PAULO ​ Professor de literatura aposentado da USP e autor de diversos livros, Massaud Moisés morreu, nesta quarta-feira (11), aos 90 anos, após sofrer um acidente vascular cerebral. Com livros como “A Análise Literária”, “A Criação Literária” e “História da Literatura Brasileira”, obra de referência em cinco volumes, o intelectual ajudou a formar gerações de alunos de letras.  “A Análise Literária” (Cultrix), por exemplo, ensina passo a passo, como em um manual, a fazer a leitura crítica de uma obra de ficção. Mas a obra dele não ficou restrita à universidade. Com escrita didática, alguns de seus livros foram adotados em escolas, como “Literatura Brasileira Através dos Textos” e “Literatura Portuguesa Através dos Textos”. Em seu trabalho intelectual, percebe-se a preocupação pela formação dos mais jovens —com José Paulo Paes, um de seus grandes amigos, organizou o “Pequeno Dicionário da Literatura Brasileira”. Seus livros estão publicados pela editora Cultrix. “El…

Filme que relata os últimos dias de vida de São Paulo terá estreia nacional dia 03 de maio

Imagem
Jim Caviezel e James Faulkner dão vida aos apóstolos Lucas e Paulo. Foto: Divulgação“Paulo, Apóstolo de Cristo” relata fielmente os últimos dias de vida de São Paulo na prisão e as visitas do evangelista São Lucas, que arrisca a vida para poder escrever parte do livro da Bíblia “Atos dos Apóstolos”.
Com estreia prevista para o início de maio, o filme traz exemplo de conversão e perseverança na fé.
O cenário é Roma, a época é de escuridão, a fé do povo está sendo testada e o caminho a seguir é questionado.Um longa que transforma um homem odioso em alguém que mudará a história do mundo.Confiar ou não em Deus?
Paulo era conhecido como um perseguidor de cristão muito cruel. A mudança ocorre quando ele tem um encontro com Jesus. Ele se tornará um dos apóstolos mais influentes do Cristianismo.
O filme Apesar da cruel perseguição religiosa, a narrativa mostra que pode se viver “pagando o mal com o bem” e que “o caminho é o amor”, assuntos relevantes nos tempos atuais.
O longa aborda assuntos …

Político exemplar

Imagem
Gonzaga Mota* Já faz tempo do trágico falecimento do Dr. Ulysses Guimarães (12.10.1992). Sua memória continua viva para muitos. Na biografia de Ulysses, a eminência do homem apaga o brilho das circunstâncias, por maior coruscantes sejam as luzes destas. Assim, carece de importância o deputado federal, o ministro da Indústria e Comércio, presidente da Câmara dos Deputados, presidente da Constituinte ou qualquer outro galardão da glória e do poder. Seu perfil, analisando suas atitudes e comportamento, mostra a coerência política, a integridade pessoal, a coragem cívica e a obstinada tenacidade na construção de um Brasil maior, democrático, onde prevaleçam entre nós, a justiça, a liberdade, a honestidade, a paz e o amor à Pátria. Lembro-me, com saudades, do Dr. Ulysses, nos anos de 1984 e 1985, trabalhando de forma pacífica e com espírito público, pela redemocratização do Brasil. À época, tive a honra de governar o Ceará e participava de reuniões com Aureliano Chaves, Ulysses Guimarães, …

De onde vieram esses 292 anos?

Imagem
Grecianny Carvalho Cordeiro* No dia 13 de abril, Fortaleza, a Capital do Estado do Ceará, completa 292 anos de sua fundação. Estudando um pouco sobre nossa História, deparei-me com a descoberta de interessantes curiosidades acerca da cidade de Fortaleza.  Porque a História é sempre cheia de surpresas. No distante ano de 1725, mediante parecer favorável do Conselho Ultramarino, uma Carta Régia mandou que fosse criada uma vila junto à fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, onde havia apenas um povoado em seu redor, com alguns índios, já “pacificados”, alguns soldados e outros poucos moradores. Assim, no dia 13 da abril de 1726, foi oficialmente inaugura da Villa de Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção do Ceará Grande. A fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, é bom ressaltar, onde hoje funciona a 10a. Região Militar, fora planejada pelo tenente-coronel Silva Paulet, por ordem do então governador Manuel Inácio de Sampaio, no ano de 1812, sendo inaugurada no ano de 1817, pelo engenheiro m…

Parabéns Fortaleza!

Imagem
Artigo
Geovane Saraiva*      O aniversário de Fortaleza, faz-nos pensar em uma civilização sólida, baseada nos princípios cristãos, ao contrário da história da Torre de Babel, para deixar bem claro a pretensão dos homens daquele tempo, que queriam construir uma cidade e uma torre cujo ápice penetrasse nos céus. Os homens queriam mostrar que eles eram capazes de conseguir tudo sem Deus. Queriam mostrar que eles eram poderosos, mas que não deu em nada.
Como é indispensável uma ação concreta em favor de Fortaleza, nos seus 292 anos, no sentido de responder à luz do Evangelho, aos anseios de todos os que aqui residem! "A cidade deve ser um espaço de convivência solidária para todos os que nela moram, convivência que seja resultante da convergência de esforços para tornar a cidade sempre mais humana e também mais cristã", nas palavras de Dom Aloísio Lorscheider.
A criatura humana deveria estar no centro de todo e qualquer planejamento econômico, social e cultural da nossa querid…

Recusa: pés dos migrantes

Imagem
Padre Geovane Saraiva*
Quando olhamos para o mundo dos refugiados e dos imigrantes, vemos como são grandes os apelos por constante esforço de acolhida e solidariedade entre os povos, consequência da fé e da esperança que chegam a nós de muitos modos, em variados tempos e circunstâncias. Na feliz ocasião da celebração da Páscoa do Senhor, na qual se experimenta a vitória da vida sobre a morte, a liturgia da Igreja está a nos dizer que é tempo de superar o egoísmo, o medo e o desânimo e nos convida a dizer não às nossas próprias ideias. Como seguidores de Jesus ressuscitado que somos, que o nosso compromisso seja de levar paz onde há discórdia, vida onde há sinais de morte. A postura de Tomé vai muito além do gesto de agnóstica indiferença - nas razões para crer ou para não crer. A incredulidade de Tomé foi providencial, porque seu gesto de tocar nas feridas de Jesus marcou profundamente a humanidade, consolidou a nossa fé e nos afasta de qualquer dúvida.
Parece algo inacreditável para …

Mais Visitadas

Espírito Santo: Dom Pascal

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil

PRESIDENTE DE PORTUGAL FELICITA CHICO BUARQUE POR PRÊMIO CAMÕES DE LITERATURA