Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Maio 30, 2017

No Ceará também teve Campos de concentração antes da Alemanha Nazista

Texto: Jacqueline NóbregaPublicado em 29.05.2017 "No Estado do Ceará A exemplo do alemão Houve por aqui também Campo de concentração Lá era pra matar judeu Aqui o povo do sertão" Henrique Pinheiro Os campos de concentração parecem uma realidade distante do que vivemos atualmente. No entanto, há mais de 80 anos, a situação aconteceu em solo cearense. Apesar de o nome remeter aos campos nazistas na Alemanha, de acordo com o livro "Isolamento e poder: Fortaleza e os campos de concentração na Seca de 1932", da autora Kênia Rios, o que aconteceu no nosso Estado foi consequência da seca que assolava o Ceará desde 1930 e antecedeu os alemães. Em 1932, a situação piorou e os retirantes chegavam a Fortaleza na esperança de encontrar uma solução para escapar da falta de chuva no sertão. Os jornais da época chamavam a atenção para o clima alarmante com o desembarque dos flagelados. Era comum, na época, ainda segundo o livro de Kênia, notícias que relatavam o comportamento dos retira…

Novo livro de Dionisio Jacob - ex-roteirista de "Castelo Rá-Tim-Bum" e "Cocoricó" - traz passeio pela História

O rosto dele pode até ser desconhecido do público que acompanhou as aventuras dos programas de TV "Castelo Rá-Tim-Bum" e "Cocoricó", por exemplo. Mas a imaginação e a capacidade de criar histórias memoráveis não. É que o paulista Dionisio Jacob foi roteirista dessas atrações e, por isso mesmo, no lugar de sua face - sempre presente no backstage - o que apareciam eram ideias, das mais criativas, que chegavam junto às crianças e as faziam viver naqueles universos onde brincar era imperativo e tudo era possível. Mundos de possibilidades e conhecimentos que o autor também explora em seu mais novo livro, "A lenda de Abelardo", lançado recentemente e publicado pela editora SM. Um título que pretende fazer ressoar entre os jovens - como já é típico do trabalho de Dionisio - lições de vida, tudo ancorado por uma aura fantástica e, simultaneamente, calcada na realidade. São paralelos interessantes de se observar, principalmente se tratando de uma temática que, na…

Novo cronograma altera desligamento do sinal analógico em cidades do Ceará

Um novo cronograma de desligamento do sinal analógico de televisão no País, até 2018, foi publicado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), nesta segunda-feira (29), no Diário Oficial da União (DOU). De acordo com o novo calendário, apenas o agrupamento de cidades de Recife, em Pernambuco, passará pelo processo de desligamento da TV analógica em 26 de julho. Anteriormente, os agrupamentos de Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Juazeiro do Norte (CE), Sobral (CE) e Salvador (BA) desligariam na mesma data. Agora, Fortaleza e Salvador, além dos agrupamentos de Juazeiro do Norte e Sobral, encerrarão as transmissões analógicas em 27 de setembro. Belo Horizonte e as cidades da região metropolitana farão o mesmo em 8 de novembro.  A medida atende a um pedido do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), responsável, juntamente com o MCTIC, pela implantação da TV digital no Brasil.  A previsão de desligament…

Feira de vinil reúne 22 expositores no Mercado dos Pinhões

Os amantes do disco de vinil poderão comprar ou trocar LPs em evento que ocorre neste fim semana. No Mercado dos Pinhões irá receber a Feira Afins de Vitrola, em que 22 vendedores levarão seus produtos para expor, a partir das 17 horas deste sábado, dia 3 de junho. Além dos long plays, haverá vitrolas, agulhas, borrachas e caixas para LPs, entre outros equipamentos.  Entre os nomes que estarão expondo seus materiais, estão Arte na Bolacha, Fish Vinil, Sonoro Discos, Reciclarte, The Wall e Vertigem Discos. Aqueles que desejarem também expor equipamentos, devem procurar a Ação Cultural da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor). Serviço Feira Afins de Vitrola Quando: sábado, 3 de abril, a partir das 17 horas Onde: Mercado dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas - Centro) Entrada gratuita Mais informações: (85) 3105 1292
Redação O POVO Online

Pequena Sereia de Copenhague sofre em defesa da causa animal

Diante da estátua, com a mesma tinta, foi escrita a frase: 'Dinamarca, defenda as baleias das Ilhas Faroe'. Funcionário limpa a estátua após o vandalismo (Scanpix Denmark/AFP)
A Pequena Sereia de Copenhague, o monumento mais famoso da Dinamarca, foi pintada de vermelho, aparentemente por defensores da causa animal, informou a polícia dinamarquesa nesta terça-feira.
"A Pequena Sereia foi vítima de um ato de vandalismo (por pintura vermelha). Investigamos o caso", escreveu no Twitter a polícia da cidade.
Uma foto publicada pelo jornal Politiken mostra que diante da estátua, com a mesma tinta, foi escrita a frase: "Dinamarca, defenda as baleias das Ilhas Faroe".
Neste arquipélago autônomo dinamarquês no Atlântico Norte se pratica uma tradição violenta, o "grindadrap", que consiste em atrair as baleias até uma baía ou fiorde para matá-las com grandes facas.
A Pequena Sereia, estátua de bronze inaugurada em 1913 em uma rocha da baía da capital dinamarq…

Mutirão vai realizar mais de 8 mil atendimentos pelo SUS

Trinta e nove hospitais participarão do Mutirão que acontece amanhã Da redação, com Agência Brasil Nesta quarta-feira, 31, acontecerá o 2º Mutirão Nacional da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), com a participação de 39 hospitais universitários federais. A previsão é de que sejam disponibilizados mais de 8 mil procedimentos via Sistema Único de Saúde (SUS) em um único dia – o equivalente ao dobro de atendimentos realizados na primeira edição do mutirão. De acordo com a Ebserh, as unidades de saúde, espalhadas em todas as cinco regiões do país, vão oferecer 668 cirurgias em 16 especialidades, 4,8 mil exames em 31 especialidades, 3,4 mil consultas referentes a 30 especialidades, além de 167 atividades educativas. O objetivo é reduzir a demanda reprimida nas unidades e na rede do SUS. Apenas no Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, serão realizadas 100 cirurgias oftalmológicas, 1.200 avaliações em tireoide e 200 atendimentos…

«Tesouros» do Vaticano expostos em Portugal

Obras das coleções dos Museus do Vaticano estão expostas no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa. Com o nome «Madonna – Tesouros dos Museus do Vaticano», esta é uma exposição inédita que poderá ser conhecida até ao próximo dia 10 de setembro, de terça-feira a domingo, entre as 10h00 e as 18h00.
«Pela primeira vez em Portugal, um conjunto de obras das famosas coleções dos Museus do Vaticano, (…), compõem uma exposição que inclui pinturas de primitivos italianos (…), de grandes mestres do renascimento e do barroco (…), além de notáveis tapeçarias e códices iluminados», informam os responsáveis pelo espaço museológico.
O «grande eixo temático» da mostra é a iconografia da Virgem Maria que é apresentada «num arco cronológico que vai do final da antiguidade à época moderna». Inaugurada no passado dia 18 de maio, a exposição tem como comissários Alessandra Rodolfo e José Alberto Seabra Carvalho e insere-se na comemoração do Centenário das Aparições de Fátima.
Fátima Missionária

MEC divulga as primeiras notas de corte do Sisu

Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil O Ministério da Educação (MEC) divulga hoje (30) as primeiras notas de corte do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre. É possível acessar pela internet a nota mínima necessária para passar em cada um dos cursos oferecidos pelo sistema. A nota é calculada diariamente com base no número de vagas disponíveis e no total de candidatos inscritos para aquele curso. É a menor para o candidato ficar entre os potencialmente selecionado para o curso. O candidato que já fez a inscrição poderá consultar a própria classificação parcial na opção do curso escolhida. O MEC alerta que essas informações devem servir apenas de referência para ajudar o participante no monitoramento da inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga. As inscrições começaram nessa segunda-feira (29) e vão até o dia 1º de junho. Para se inscrever, o candidato precisa ter feito o Enem 2016 e não ter tirado 0 na redação. Mais de 6,1 milhões fizeram o Enem no ano …