Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Junho 3, 2019

Morre a escritora portuguesa Agustina Bessa-Luís aos 96 anos

Vencedora do Prêmio Camões, ela era considerada uma das precursoras da literatura moderna e contemporânea de PortugalRedação, EFE
LISBOA — A escritora portuguesa Agustina Bessa-Luís, reconhecida com o Prêmio Camões e considerada uma das grandes autoras do seu país, morreu nesta segunda-feira, 3, na sua casa do Porto, aos 96 anos, em consequência de uma longa doença. Bessa-Luís, cujo morte foi confirmada por pessoas próximas a meios de comunicação portugueses, deixou a vida pública em 2006 por problemas de saúde, mas seu nome e sua obra costumavam ser habituais em conversas literárias, nas quais sua riqueza narrativa era sempre destacada. Agustina Bessa-Luís, em 2004  Foto: Jarbas Oliveira/Divulgação Nascida em 15 de outubro de 1922, era considerada uma das precursoras da literatura moderna e contemporânea do seu país. Pertencente à corrente neorromântica, ficou conhecida para o grande público português por conta da sua compilação dos costumes do Portugal dos séculos XIX e XX, coletada…

Concurso literário infantil revela novos talentos no Paraná

A iniciativa, proposta pela escritora Adélia Maria Woellner, faz parte do projeto RECONTAR e será realizada em quatro cidades, para crianças de 9 a 14 anos, da rede pública de ensino As crianças da rede pública de ensino, de 9 a 14 anos, de quatro cidades do Paraná: Quitandinha, Mallet, Piên e Jaboti, poderão participar do Concurso Literário ‘Recontar a História Cria Novas Aventuras’. A iniciativa contribui com a formação de novos leitores e, principalmente, com a revelação de novos talentos. O Concurso foi viabilizado por meio de fomento da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, através do PROFICE (Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura), com o patrocínio da COPEL (Companhia Paranaense de Energia).
O vencedor do concurso terá seu texto literário publicado em formato de encarte em conjunto com a obra “A Montanha dos Encantos”, da escritora paranaense Adélia Maria Woellner. Serão 3.000 exemplares do livro e do encarte distribuídos gratuitamente, de forma estratégica e …

Paris planeja obras visando as Olimpíadas de 2024

Algumas mudanças contemplam a área ao redor do ponto turístico mais famoso de Paris, a Torre Eiffel. Paris é conhecida como uma das cidades mais elegantes do mundo. (Divulgação)
Por Rachel Joyner
Paris é conhecida como uma das cidades mais elegantes do mundo, cativando os visitantes com o charme de Montmartre, o romantismo da Rive Gauche, a arquitetura graciosa e os bulevares repletos de árvores. Mas há mudanças à vista.
De olho na Olimpíada de 2024, a prefeita tem planos ambiciosos para colocar a Cidade das Luzes na era moderna: remodelar os jardins ao redor da Torre Eiffel e construir o primeiro arranha-céu no centro desde os anos 1970.
Em um país com uma tensão duradoura entre a preservação do passado e a inovação para o futuro, os planos causaram apreensão imediata, especialmente no tocante ao arranha-céu.
Um tribunal parisiense rejeitou uma série de contestações legais contra a chamada Torre Triângulo neste mês, o que representará uma vitória importante à prefeita socialista Anne …

Sephora treinará funcionários contra o racismo após incidente com a cantora SZA

Artista negra explicou no Twitter que foi parada em uma das lojas da Sephora em Los Angeles por uma agente de segurança que queria 'garantir que eu não estava roubando'. SZA em show em Virginia Beach (Estados Unidos), em 27 de abril de 2019 (GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP/Arquivos)
A rede de perfumaria e cosmética Sephora fechará na quarta-feira suas lojas e escritórios nos Estados Unidos para dar um treinamento a seus funcionários contra o racismo após um incidente com a cantora SZA.
A estrela do R&B explicou no Twitter que foi parada em uma das lojas da Sephora em Los Angeles por uma agente de segurança que queria "garantir que eu não estava roubando".
A Sephora respondeu ao incidente anunciando um dia de "oficinas de inclusão" para seus funcionários que acontecerá em 5 de junho.
"Estes valores sempre estiveram no coração da Sephora e estaremos felizes em receber a todos quando voltarmos a abrir", informou a companhia em um comunicado public…

Junho Vermelho: campanha destaca a importância da doação de sangue

O mês de junho é tipicamente o período que as temperaturas começam a cair, propiciando aumento da incidência de infecções respiratórias, além da temporada de provas em universidades, escolas e do início das férias escolares. Por isso é o período em que se costuma registrar quedas significativas nos estoques dos bancos de sangue, públicos e privados. Para destacar a importância da doação de sangue nesse momento do ano, começou no último sábado (1º) a campanha Junho Vermelho. A campanha iluminará com a cor vermelha, durante todo o mês, instituições públicas e privadas, prédios históricos e monumentos em diferentes localidades do país. Serão feitas ações especiais durante a semana do Dia Mundial do Doador de Sangue, que é comemorado no dia 14 de junho. Lançada no estado de São Paulo, a campanha Junho Vermelho ganhou status de lei estadual em 15 de março de 2017 (nº 16.386) e passou a ser promovida em todo o país. Segundo a fundadora do Eu Dou Sangue, Debi Aronis, a ideia de criar o movi…