Pular para o conteúdo principal

Unibes Cultural recebe exposição com releituras da literatura de cordel

A exposição “Arraial da Cidade Cordel 2x10” pode ser vista gratuitamente até 21 de julho

POR BEATRIZ LOURENÇO COM STÉPHANIE DURANTE

A exposição “Arraial da Cidade Cordel 2x10” está em cartaz na Unibes Cultural, em São Paulo, até o dia 21 de julho. A mostra reúne 10 artistas consagrados reinterpretando imagens de clássicos da literatura de cordel. A entrada é gratuita.
As obras, com curadoria de Antonio Farinaci e Maria Fernanda Monteiro de Barros, são divididas em cinco grupos de contos do estilo. Os fantásticos, que tratam do mundo sobrenatural; os sobre bichos, que se passam no tempo mítico em que animais falavam; os de estilo crônica, que relatam acontecimentos, efemérides ou fazem crítica de costumes; os que contam casos, histórias que carregam um tom entre a fofoca e a anedota, com ironia, humor e sarcasmo; e os cordéis de amor, dedicados à temática amorosa em geral.
Segundo Maria Fernanda, o resultado é inusitado e inspirador. "Pedi para que os artistas fizessem o trabalho em um suporte plano, sem restrição de tamanho ou material. Assim, temos obras em papel, tela e até latão", conta.
Os nomes que compõem o evento são Claudio Tózzi, Flora Rebollo, Camile Sproesser, Gokula Stoffel, Rodrigo Bueno, Eveline Sin, Carla Caffé, Bruno Dunley, Antonio Sobral e Pedro Caetano. "A literatura de cordel é muito importante para o Brasil. É impressionante ver como os artistas, a partir de um pequeno livrinho, imprimiram seus signos nas releituras", afirma a curadora.
Capa original do conto "O homem que subiu em aeroplano até a lua" (Foto: Divulgação)

Serviço – Exposição de Cordel:
Quando: Até 21/07. De terça a domingo, das 10h às 19h.
Onde: Unibes Cultural - Rua Oscar Freire, 2.500 - Sumaré - São Paulo - SP.
Entrada gratuita

Comentários