Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 27, 2015

Sinopse: A Ternura de um Pastor - Cardeal Lorscheider

Dom Aloísio Cardeal Lorscheider, doçura em pessoa, alegria constante, posições corajosas e determinadas, ao mesmo tempo, pregava e anunciava o Evangelho, com sabedoria. Carregou sempre no seu grande coração, as alegrias, as esperanças, as tristezas, as angústias e os sofrimentos de sua querida gente (cf. GS, 200). Além de travar, sem jamais se cansar, uma luta pela redemocratização, pela liberdade de expressão, pela dignidade da pessoa humana e pelo fim da tortura em nosso querido Brasil. Um filho de Francisco de Assis, que  dele assim se expressou: “Sempre fiquei muito impressionado e atraído pelo amor quente e apaixonado que São Francisco dedica a Deus. Parece que no beijo do leproso ele entendeu, como Saulo no caminho de Damasco, a doação total de Deus a nós em seu Filho Jesus Cristo. Custou a Francisco não só descer do cavalo fogoso que no momento montava, mas muito mais descer do cavalo do orgulho e da vaidade com que ele queria conquistar o título de grande e nobre”. Com enorme …

Padre Geovane Saraiva lança livro: "VOZ DOS QUE NÃO TÊM VOZ"

Juracy Mendonça*

"Voz dos que não têm voz" é o título do mais novo trabalho literário do padre Geovane Saraiva (foto), titular da Paróquia de Santo Afonso, na Parquelândia. O livro destaca o legado que está sendo construído pelo Papa Francisco ao longo dos dois primeiros anos de seu pontificado.
“O Papa Francisco tem demonstrado, com atitudes concretas, seu amor e apreço pelos empobrecidos, os quais ocupam os últimos lugares na sociedade. Procuramos realçar e esclarecer, à luz do Evangelho, inúmeros gestos de amor do Santo Padre em favor da humanidade”, afirma padre Geovane, acrescentando que através do livro o leitor é convidado a caminhar na direção do grande sonho de Santo Agostinho, na busca e visão antecipada da cidade celestial. Padre Geovane já lançou anteriormente os livros “O Peregrino da Paz” e “Nascido Para as Coisas Maiores” (em homenagem a Dom Hélder Câmara), “A Ternura de um Pastor” (homenagem a Dom Aloísio Lorscheider), “A Esperança Tem Nome”, “Dom Helder: Son…

Quaresma e o significado de 'tentação'

domtotal.comA vida do homem neste mundo é confrontada continuamente com escolhas pequenas ou grandes. A Quaresma nos convida a fazermos nossas escolhas por Deus, de maneira consciente e generosa. Por Dom Odilo Pedro Scherer* A Quaresma nos coloca diante das questões fundamentais da nossa vida: como devemos viver e nos relacionar com Deus e com o mundo? Quais são as referências que devem orientar de maneira segura nossos passos na vida cristã? Sempre no 1º Domingo da Quaresma, ouvimos o Evangelho das tentações de Jesus no deserto: Satanás coloca Jesus à prova, para testar a sua firmeza e fidelidade a Deus. Quer afastar Jesus de sua missão, fazendo-o escolher caminhos cômodos, que lhe dariam vantagem e poder...Muito ousado ele propõe ao Filho de Deus que adore o próprio diabo, prometendo-lhe, em troca, vaidades e glórias neste mundo... As tentações de Jesus não são somente dele, mas de toda humanidade. Ainda hoje, elas estão presentes por toda parte; há quem se deixe enganar pelo tentador…

Casa da infância de Paul McCartney é leiloada

Imóvel foi arrematado por US$ 231 mil em um leilão realizado em Liverpool, na Inglaterra.
Ex-beatle viveu no imóvel dos quatro aos seis anos de idade. A casa onde o ex-Beatle Paul McCartney passou a infância foi vendida nesta quinta-feira por US$ 231 mil (206 mil euros) em um leilão realizado em Liverpool, cidade natal da banda de rock inglesa dos anos 1960. Um comprador anônimo do Reino Unido pagou 150 mil libras esterlinas pela casa de tijolos vermelhos situada no sul da cidade costeira no leilão organizado no Cavern Club, lugar onde os Beatles se apresentavam no início da carreira. "Estamos encantados por ter vendido algo tão simbólico para os Beatles e para a historia de Liverpool", disse Andrew Brown, diretor da casa de leilão Countrywide Property. McCartney se mudou para a casa de três quartos com seus pais Jim e Mary em 1947, quando tinha quatro anos, e viveram ali durante seis anos. As peças relacionadas aos Beatles costumam ser muito populares nos leilões. Em 2010, u…

Por que o peixe é a imagem do cristão?

Rádio Vaticana
Roma (RV) - Durante os três primeiros séculos do cristianismo, as perseguições contra os cristãos eram frequentes e brutais. A fé em Cristo constituía uma religião clandestina e, por isso, os cristãos não podiam se revelar abertamente. Nesse contexto, como um cristão poderia saber se outra pessoa também era cristã? Além de tomar as precauções mais evidentes, como informar-se sobre a outra pessoa previamente sempre que possível, considera-se a hipótese de que os primeiros cristãos utilizassem alguns "códigos secretos" para confirmar se estavam diante de um irmão da mesma crença. Um desses códigos era o "Ichthys" ou "Ichthus", palavra que, em grego antigo (ἰχθύς), significava "peixe". Segundo essa hipótese, quando um cristão supunha estar diante de outro cristão clandestino, desenhava uma curva ou meia-lua no chão. Se a outra pessoa desenhasse outra meia-lua sobreposta à dele, completando a figura de um peixe, seria muito maior a pr…

Igreja paraguaia ao Papa: bem-vindo mensageiro da paz

Rádio Vaticana
Assunção (RV) – Os Bispos do Paraguai publicaram uma carta à população em vista da visita do Pontífice ao país. “Com imensa alegria e profunda emoção, nos dispomos a preparar nossos corações, nossos lares e famílias, nossas comunidades eclesiais e nossa nação para receber o Papa Francisco, mensageiro da alegria e da paz”, escrevem os prelados. Os bispos citam o apreço expresso inúmeras vezes do Papa pelo país, por sua história, sua cultura e sua gente, especialmente pela mulher paraguaia. Para a Igreja, a visita apostólica de Francisco alenta os fiéis na esperança de que propiciará uma profunda transformação interior. “Os paraguaios devem sentir o efeito transformador desta visita apostólica do Santo Padre em todos os aspectos da vida. Esperamos uma mudança de mentalidade e de estilo de vida. Muitos aspectos de nossos costumes precisam melhorar. Nossa fé deve ser prática.” Os bispos exortam os fiéis a rezarem por esta visita apostólica e missionária, e a uma preparação espir…

Genebra é salão dos esportivos; veja o que deve ser destaque neste ano

Evento começa na próxima terça (3), com prévias para imprensa. Carro de produção mais rápido do mundo terá edição de despedida. André PaixãoDo G1, em São Paulo
Salão de Genebra na edição de 2013 (Foto: Sandro Campardo/Keystone/AP) Em plena Europa, foco da preocupação das montadoras com o consumo de combustível e as emissões de poluentes, o Salão de Genebra se mostra como um oásis para os amantes dos supercarros. A na edição de 2015, a 85ª da história, não será diferente. A mostra suíça, que abre as portas para a imprensa na próxima terça-feira (3), terá como principais atrações os novos modelos de Aston Martin, Ferrari e McLaren, além da despedida do mito Bugatti Veyron. Conheça os principais lançamentos: Aston Martin Vulcan Aston Martin Vulcan (Foto: Divulgação) Vem aí um novo Aston Martin. Mas o Vulcan sequer chegará as ruas. O modelo, que terá produção limitada em 24 unidades, será restrito para as pistas. Ele traz um motorzão V12 de 7 litros, aspirado, de mais de 800 cavalos. Para redu…

'Nuvem' do Saara vira fertilizante na Amazônia

domtotal.comA “nuvem” de fósforo corresponde a 0,08% dos 27,7 milhões de toneladas de poeira.A poeira é proveniente da Depressão de Bodélé, no Chade. A cada ano, cerca de 22 mil toneladas de fósforo viajam do deserto do Saara até a Amazônia, ajudando a fertilizar a floresta, de acordo com um novo estudo publicado nesta semana na revista Geophysical Research Letters.
Em 2009, um grupo de cientistas de vários países, com participação brasileira, já havia descoberto que milhões de toneladas de poeira do Saara atravessam o Oceano Atlântico e chegam à Amazônia, cumprindo um papel fundamental no regime de chuvas da região. Já se imaginava que a poeira, rica em nutrientes como fósforo, tinha papel importante na fertilização do solo amazônico.
Agora, um grupo da Universidade de Maryland (EUA) fez, pela primeira vez, uma estimativa da quantidade de fósforo que faz essa travessia transatlântica. A “nuvem” de fósforo corresponde a 0,08% dos 27,7 milhões de toneladas de poeira que vão do Saara à Am…

Papa Francisco, um papa 'feminista'?

Embora não busque a ordenação, pontífice parece determinado a dar mais visibilidade às mulheres. Por Bénédicte Lutaud O papa Francisco fala muitas vezes do lugar "importante" que as mulheres devem ocupar na vida eclesial. Mas até que ponto ele está disposto a avançar? "As mulheres devem ser mais consideradas na Igreja." A sua "emancipação" deve poder se "expressar". Desde o início do seu pontificado, o papa Francisco multiplica os discursos em favor das mulheres. Mas ele é, por isso, feminista? Embora a ordenação das mulheres não faça parte dos seus objetivos, ele parece determinado a dar-lhes maior visibilidade. A reforma da Cúria (o governo da Igreja), principal canteiro de obras do seu pontificado, poderia lhe oferecer a oportunidade para nomear figuras femininas à frente dos dicastérios (ministérios). Mas ele deverá levar em conta fortes resistências que ele encontra dentro da sua administração. Já poucos dias depois da sua eleição, na Quint…

Jesuíta indiano é ameaçado no Afeganistão

domtotal.com Alexis Prem Kumar foi mantindo refém por extremistas por oito meses. Nessa quinta-feira (25), o padre jesuíta Alexis Prem Kumar, que ficou em cativeiro por mais de oito meses no Afeganistão, disse que foi solto sob a advertência de que seria morto caso retornasse ao país. “No momento de minha soltura, me disseram que vou ser morto se escolher voltar ao Afeganistão, embora eles estivessem me libertando desta vez”, disse Kumar aos jornalistas em Chennai, capital do estado indiano de Tamil Nadu, um dia depois de chegar à cidade. Ao relatar a experiência angustiante que viveu, Kumar, de 47 anos, disse que, durante o cativeiro, suas mãos e pernas ficavam acorrentadas, até mesmo quando mudavam o local em que era mantido confinado. “Na maioria do tempo minhas mãos e pernas ficaram acorrentadas, ainda que não houvesse ameaça à minha vida”, disse o sacerdote. Em seguida, contou à imprensa que, no cativeiro, ele podia ir ao banheiro apenas uma vez a cada 12 horas e que um guarda ar…

Padre Vieira, exemplo e referencial

Padre Geovane Saraiva*
Padre Vieira nasceu no dia 06 de fevereiro de 1608 em Lisboa – Portugal, numa família simples e modesta. Muito novo, com apenas seis anos de idade, veio para o Brasil. Fixou residência em Salvador – Bahia, cidade na qual cresceu e se desenvolveu no físico, no intelecto e no espírito, ingressando nos quadros da companhia de Jesus, no rigor e no ideal de Inácio de Loyola. Na capital baiana fez o noviciado, formou-se e tornou-se membro da Companhia de Jesus e, por fim, foi coroado, com a Sagrada Ordenação Sacerdotal, em 1634.

Quatro séculos já se passaram do nascimento deste homem extraordinário, patrimônio do querido povo brasileiro, que carregou consigo uma marca indelével da beleza como um mistério divino. Ao ser amado por Deus, encontrou o sentido da vida e o amor floresceu em si e transformou-se em dom para humanidade pelo seu modo austero de viver, traduzido em obras, como ele mesmo afirmava: “Para falar ao vento bastam palavras, mas para falar ao cora…

Francisco e a vida com maior encanto

Padre Geovane Saraiva* Na imposição das cinzas, precedida da oração e bênção, no início da Quaresma, gesto profundamente simbólico, a Mãe Igreja demonstra sua vontade de que seus filhos entrem em cheio na observância da quaresma, para que de corações purificados participem do mistério da Páscoa. Os fiéis se aproximam do sacerdote e ministros para receberem as cinzas sobre suas cabeças, em uma atitude de grande piedade, nas seguintes palavras: “Convertei-vos e crede no Evangelho”, sem esquecer o sinal de cruz, cruz esta sagrada e na qual se encontra a Redenção da humanidade.
Como é indispensável pensar no batismo, o primeiro dos sete sacramentos da Igreja Católica, o qual faz-nos integrantes do sacrifício pascal de Nosso Senhor Jesus Cristo, tornando-nos filhos de Deus e membros da Santa Igreja de Cristo, abrindo, na esperança, o caminho para a salvação, isto é, a glória futura. No início do Cristianismo, os que se preparavam para o batismo, passavam por sólido, forte e intenso momento d…