Pular para o conteúdo principal

Genebra é salão dos esportivos; veja o que deve ser destaque neste ano


Evento começa na próxima terça (3), com prévias para imprensa.

Carro de produção mais rápido do mundo terá edição de despedida.

André PaixãoDo G1, em São Paulo

Salão de Genebra (Foto: Sandro Campardo/Keystone/AP)Salão de Genebra na edição de 2013 (Foto: Sandro Campardo/Keystone/AP)
Em plena Europa, foco da preocupação das montadoras com o consumo de combustível e as emissões de poluentes, o Salão de Genebra se mostra como um oásis para os amantes dos supercarros. A na edição de 2015, a 85ª da história, não será diferente.
A mostra suíça, que abre as portas para a imprensa na próxima terça-feira (3), terá como principais atrações os novos modelos de Aston Martin, Ferrari e McLaren, além da despedida do mito Bugatti Veyron. Conheça os principais lançamentos:
Aston Martin Vulcan
Aston Martin Vulcan (Foto: Divulgação)Aston Martin Vulcan (Foto: Divulgação)
Vem aí um novo Aston Martin. Mas o Vulcan sequer chegará as ruas. O modelo, que terá produção limitada em 24 unidades, será restrito para as pistas. Ele traz um motorzão V12 de 7 litros, aspirado, de mais de 800 cavalos. Para reduzir o peso, questão crucial para bólidos de corrida, o Vulcan tem carroceria de fibra de carbono. Especula-se que custará o equivalente a R$ 8 milhões.

BMW Série 1
Novo BMW Série 1 (Foto: Divulgação)Novo BMW Série 1 (Foto: Divulgação)
O modelo de entrada da BMW passa pelo costumeiro facelift de meio de geração, com direito a troca nos motores. O hatch passou a ostentar a identidade visual comum aos demais modelos, com faróis se prolongando até a grade e as lanternas espichadas até a tampa do porta-malas. Debaixo do capô, a novidade fica por conta da entrada do motor 1.5 de três cilindros, na versão de entrada, 116i.

BMW Série 2 Gran Tourer
BMW Série 2 Gran Tourer (Foto: Divulgação)BMW Série 2 Gran Tourer (Foto: Divulgação)
A minivan Gran Tourer chega para fazer companhia a irmã menor, Active Tourer. A nova integrante da família Série 2 terá opção para levar até sete passageiros e todas as suas bagagens. Afinal, no porta-malas, são, no mínimo, 645 litros. O conforto é garantido pelo enorme entre-eixos de 2,78m.

Bugatti Veyron
Bugatti Veyron La Finale (Foto: Divulgação)Bugatti Veyron La Finale (Foto: Divulgação)
Após dez anos e exatas 450 unidades, o Veyron ganhou da Bugatti a “aposentadoria”. Como homenagem, a marca irá exibir a última unidade do veículo de produção em série mais rápido do mundo. Chamada de La Finale, ela é baseada na configuração Vitesse, que tem motor de 16 cilindros em W e gera até 1.216 cv. A velocidade máxima é de 415 km/h. Ao lado do La Finale, estará a primeira unidade a ser entregue, de 2005.

Ferrari 488 GTB
Ferrari 488 GTB (Foto: Divulgação)Ferrari 488 GTB (Foto: Divulgação)
Com histórico recente de esportivos de gosto duvidoso, a Ferrari foi “conservadora” na hora de criar uma substituta para a 458 Italia. A escolhida foi a 488 GTB, uma pequena evolução em termos de desenho, mas com alterações consideráveis na mecânica. O novo motor é um V8 de 3.9 litros e 670 cv, capaz de levar a máquina de 0 a 100 km/h em 3 segundos. Para chegar aos 200 km/h, são 8,3 segundos.

Ford Focus RS
Ford Focus RS (Foto: Divulgação)Ford Focus RS (Foto: Divulgação)
Apresentado por meio de fotos, o novo Focus RS será exibido ao público pela primeira vez no Salão de Genebra. Na terceira geração, ele chega mais potente do que nunca, com o motor 2.2 EcoBoost que já equipa o Mustang, mas com a potência elevada para 315 cv. Além disso, o esportivo estreia a tração integral, e um sistema de vetorização de torque.

Honda Civic Type-R
Honda Civic Type R (Foto: Divulgação)Honda Civic Type R (Foto: Divulgação)
O Civic mais potente já feito fará sua estreia no salão suíço. Na versão Type-R, ele chega com motor 2.0 Vtec de 280 cv e transmissão manual de seis marchas. Em vez da carroceria cupê, como o Civic Si, o Type-R chega como um hatch. Na traseira, a maior extravagância: um gigantesco aerofólio, que começa nas lanternas.

McLaren 675LT
McLaren 675LT (Foto: Divulgação)McLaren 675LT (Foto: Divulgação)
Mais um supercarro para a lista, o McLaren 675LT será posicionado acima do 650S, porém, abaixo do P1. Disponível apenas em versão cupê, ele terá o motor V8 3.8 do 650S, mas com 50% de componentes inéditos. A potência subiu de 650 cv para 675 cv, como o nome já entrega. O desempenho? De 0 a 100 km/h em 2,9 segundos, e de 0 a 200 km/h em 7,9 segundos, com máxima de 330 km/h.

Mitsubishi L200
Mitsubishi L200 (Foto: Divulgação)Mitsubishi L200 (Foto: Divulgação)
“Intrusa” na lista de carros compactos e esportivos, a picape Mitsubishi L200 será um dos destaques da marca japonesa no salão. Sua nova geração irá representar um salto em relação ao modelo atual, já defasado em tecnologia. Na Europa, ela será oferecida com um motor 2,4 diesel, de 184 cv.

Range Rover Evoque
Range Rover Evoque 2016 (Foto: Divulgação)Range Rover Evoque 2016 (Foto: Divulgação

Comentários