Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Novembro 11, 2019

Eventos comemoram o mês da Consciência Negra com trabalhos de mulheres inspiradas na ancestralidade

A exposição do Coletivo Bordando Resistência do Coletivo Bordando Resistência e a Mostra Dandaras realizam programação diversificada durante novembro
Fortalecer o trabalho feminino e enaltecer as raízes estão entre os objetivos da exposição "Porque Cazuza resistiu, resistimos também" do Coletivo Bordando Resistência. O projeto reúne 14 telas bordadas à mão por mulheres Coletivo Bordando Resistência em Horizonte. Após expor em alguns pontos de Fortaleza, a mostra segue para a cidade em alusão ao mês da Consciência Negra. A temática foi escolhida como forma de contar as próprias histórias. Sob a coordenação da socióloga Cássia Enéas, as mulheres da Comunidade passaram por um curso de bordado livre até chegar na escolha do tema. "A gente pensou em retratar a história desse grupo, contando a vida do Negro Cazuza, um escravo fugitivo que deu origem a essa comunidade. Tentando fortalecer todos os traços de ancestralidade, de identidade negra, sempre ressaltando a questão do …

Encontro na Academia Cearense de Letras reúne escritores para diálogo sobre o gênero romance

Angela Gutiérrez e Pádua Lopes contam experiências e comentam desde elementos narrativos do gênero a ressonâncias do mesmo no mercado editorial
Data do século XVII a arte de escrever romances. De lá para cá, o gênero literário passou por diversas modificações, mas a gênese permanece: tem a hibridez como marca registrada. Não à toa, novelas, cartas, narrativas de viagem e outros formatos entram em comunhão para contar histórias cujo fôlego emenda outras histórias, tantas perspectivas. "O romance é a transmissão escrita e ficcional de experiências da vida real", observa o escritor Pádua Lopes. "Se essas experiências mudam ou evoluem, o gênero é obrigado a reinventar-se para atender aos novos anseios humanos". A visão do autor antecipa o teor da conversa que acontecerá nesta terça-feira (12), às 16h30, no Palácio da Luz, sede da Academia Cearense de Letras (ACL). Na ocasião, Pádua se une a Angela Gutiérrez, presidente da casa, para discutir sobre a amplitude da temát…

Livro de poemas escritos por Candido Portinari ganha lançamento na Universidade de Fortaleza

Cerca de 190 criações integram "Poemas de Portinari", iluminando faceta pouco conhecida do pintor
Candido Portinari foi muito mais amigo dos poetas do que dos outros artistas. Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) que o diga. Certa vez afirmou - em entrevista ao Programa de História Oral, realizado pelo Projeto Candido Portinari - o fato de o pintor ter para com eles "uma consideração muito especial", motivo pelo qual retratou, em cor, os rostos de vários trovadores da literatura brasileira. A lista vai de Murilo Mendes a Mario de Andrade, atestando a máxima do autor de Itabira (MG), contemporâneo do artista de Brodowski (SP). VERSO Filho de Portinari realiza vivência com estudantes da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz "Esse depoimento de Drummond deixa clara a ligação de Portinari com a poesia. Mas foi somente no fim da vida que ele começou ativamente a escrever poemas. Pintava o dia inteiro, enquanto houvesse luz natural, e depois se recolhia para criar …

Enem dos próximos anos será um exame técnico, diz ministro da Educação

Para especialistas, a prova deste ano foi mais conteudista O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será, nos próximos anos, “um exame técnico e não ideológico”, afirmou hoje (10) o ministro da Educação, Abraham Weintraub. “O objetivo é que seja feita uma seleção justa para todos os brasileiros”, disse. O Enem 2019 foi aplicado no dia 3 e neste domingo. Ao todo, cerca de 3,9 milhões de estudantes de todo o país participaram de pelo menos um dia de prova. Na análise de especialistas, o exame deste ano foi mais conteudista que de anos anteriores. “[O estudante] não vai precisar mais ficar buscando nos manuais de esquerda ou de direita ou em qualquer lugar que seja, ideologias”, disse. “Como foi para a redação. [O participante] poderia escrever uma redação de esquerda, de direita ou técnica. Queremos apenas ver quem sabe elaborar uma boa redação. As questões foram feitas com esse intuito, selecionar as pessoas mais bem preparadas”. O tema da redação este ano foi Democratização do acesso ao…