Postagens

Mostrando postagens de Setembro 26, 2016

Plantão Gramatical se mantém com público fiel e alta procura

Imagem
Há 36 anos em funcionamento, o Plantão Gramatical se mantém com público fiel e alta procura em meio as fontes de recursos virtuais. Credibilidade é razão apontada para o serviço conseguir atravessar tantas décadas
Quando o Plantão Gramatical surgiu, em 1980, não existiam os recursos virtuais para eximir dúvidas de língua portuguesa. Dicionários, gramáticas e enciclopédias eram as fontes de pesquisa. O tempo passou, o mundo evoluiu e, hoje, é possível consultar a correta utilização de uma palavra com poucos cliques. Mas o Plantão Gramatical, ferramenta do Instituto Municipal de Pesquisa Administração e Recursos Humanos (Imparh), continua solucionando questões de ortografia, morfologia, sintaxe e semântica. Para retirar as dúvidas - explica o professor Francisco Marino, que trabalha no plantão há mais de 20 anos - é necessário apenas telefonar. Na sala repleta de livros, dicionários e gramáticas, seis professores se revezam em turnos para atender as linhas e solucionar os problemas. Mesmo…

Nelson Rodrigues é editado pela primeira vez

Imagem
Responsável pela publicação busca uma ponte entre a literatura de Portugal e do Brasil.
Para editora, apesar da alta qualidade editorial, ainda somos um país que não valoriza os livros.

O dramaturgo, jornalista e escritor Nelson Rodrigues, famoso por sua polêmica coluna 'A vida como ela é', escrita ao longo de dez anos (de 1951 a 1961), será publicado pela primeira vez em Portugal. A responsável pela publicação é Bárbara Bulhosa, 44 anos, diretora editorial da Tinta-da-China, editora portuguesa que, desde 2012, busca fazer uma ponte entre a literatura de Portugal e do Brasil. "Acho que [o público português] vai receber o Nelson Rodrigues lindamente, porque ele é um gênio, escreve maravilhosamente e tem uma inteligência fora do comum. É um autor extraordinário que, por acaso, é brasileiro, mas podia ser inglês, alemão... Ele tem muito de brasileiro, toda aquela sacanagem, a forma do entendimento dele do relacionamento entre um homem e uma mulher. O conhecimento dele dos ho…

OMS lança campanha de combate às doenças cardiovasculares

Imagem
Todos os anos morrem 17 milhões de pessoas, vítimas de problemas cardíacos. Objetivo da ação é contribuir para aumentar a prevenção, sobretudo nos países em desenvolvimento

A Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou esta semana uma campanha à escala mundial destinada a sensibilizar e prevenir as doenças cardiovasculares, a principal causa de morte no mundo. Na fase inicial o programa será desenvolvido em 12 países, entre eles a Colômbia, Índia, Irão, Jordânia, Nigéria e Tailândia, mas está aberto à participação de todas as nações interessadas. 
«A cada ano, 17 milhões de pessoas morrem de enfermidades cardíacas, a causa número um de mortes no mundo. Lançamos a iniciativa `Corações Globais´ para atacar estas doenças, mais que tudo o enfarte e os derrames. É um problema que podemos prevenir, podemos melhorar também o tratamento para evitar essas mortes. A ideia da iniciativa é realmente trabalhar com os países para melhorar a prevenção e o tratamento», explicou o porta-voz da campanha, …

Exposição apresenta obras do único daguerreotipista brasileiro

Imagem
Paulo Virgílio - Repórter da Agência Brasil Técnica fotográfica pioneira, surgida em 1835, e anos depois substituída por processos mais práticos e baratos, a daguerreotipia ainda é praticada por cerca de 50 artistas em todo o mundo. O único brasileiro é Francisco Moreira da Costa, que inaugurou na última sexta-feira (23), na Galeria do Ateliê da Imagem, na zona sul do Rio de Janeiro, a exposiçãoTempo Improvável,com obras que revelam como essa técnica esquecida pode se tornar uma linguagem integrada à arte contemporânea. Concebido pelo pintor, cenógrafo, físico e inventor francês Louis Daguerre (1787-1851), o daguerreótipo é uma imagem única realizada sobre uma placa de cobre recoberta por uma fina camada de prata. Conforme o ângulo do olhar, a superfície prateada da placa mostra ora uma imagem negativa, ora uma positiva. Muito usada para retratos na primeira metade do século 19, a daguerreotipia começou a ser pesquisada por Francisco Moreira da Costa em 1996, pouco mais de uma década dep…

Para Acnur, acesso a celular e internet é essencial para segurança de refugiados

Imagem
Marieta Cazarré – Correspondente da Agência Brasil Para a Acnr, ter um aparelho celular com conectividade é uma ferramenta importante para salvação e capacitação de refugiados EPA/Barbara Gindl/Agência Lusa/Direitos Reservados




















O acesso a celulares e à internet é fundamental para a segurança dos refugiados, afirma o relatório Connecting Refugees: How Internet and Mobile Connectivity can Improve Refugee Well-Being and Transform Humanitarian Action (Conectando Refugiados: como a internet e a conectividade móvel podem melhorar o bem-estar dos refugiados e transformar iniciativas humanitárias, em tradução livre) produzido pela Agência da ONU para os Refugiados, Acnur, e pela empresa Accenture. O estudo analisou 44 países, em quatro continentes, e concluiu que ter um aparelho com conectividade é, além de uma ferramenta de salvação, muito importante para a capacitação dos refugiados. O Alto Comissário da ONU para os Refugiados, Filippo Grandi, afirma que acesso à internet esmartphones pode ser “…

Ceará passa por maior seca dos últimos 100 anos

Imagem
Antes desse período de estiagem, somente a seca de 1979 a 1983 havia sido tão grave e longaAgência Brasil Açude Castanhão, um dos três maiores do estado do Ceará / Foto: Everardo Onofre – Ministério da Integração Nacional Desde 1910, o Ceará não passava por uma seca tão severa como a dos últimos cinco anos, revela levantamento feito pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), com base nos volumes de chuva dos últimos 100 anos. Antes desse período de estiagem, somente a seca de 1979 a 1983 havia sido tão grave e longa: a média anual de chuvas registrada na época foi de 566 milímetros (mm). De 2012 a 2016, a média caiu para 516 mm. A pouca água acumulada nos reservatórios, chuvas abaixo da média histórica, o crescimento da população nas zonas urbanas e o incremento de atividades econômicas no estado são fatores que, aliados, culminam na crise hídrica atual. Segundo o presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), João Lúcio Farias de Oliv…

Mais Visitadas

Alagoano que dirigiu filme que teve cenas gravadas em Penedo toma posse na ABL

Literatura e cinema ajudaram a tornar Notre-Dame conhecida no mundo

Principal nome da literatura feita para crianças no Ceará, Horácio Dídimo, morto em 2018, pode ser homenageado em Dia Estadual da Literatura Infantil

Herança do governo golpista

Catedral de Notre-Dame, em Paris, sofre incêndio na tarde desta segunda-feira