Postagens

Mostrando postagens de Junho 1, 2016

OBSERVAÇÕES SOBRE O EMPREGO DO ADJETIVO (1)

Imagem
José Olímpio de Sousa Araújo* 1.No comparativo e superlativo de superioridade dos adjetivos ‘bom’, ‘mau’, ‘grande’, ‘pequeno’, empregam-se normalmente as formas sintéticas (melhor, pior, maior, menor).
Exemplos: Ele não é melhor que você e ao ‘mais bom)’. / Ela é a menor aluna da turma  (em vez de ‘mais pequena’.)
Mas se usam as formas ´’mais bom’, ‘mais ruim’, ‘mais grande’, ‘mais pequeno’ (formas analíticas) quando se comparam duas qualidades num mesmo ser. Veja: Este café está mais ruim que frio. / Ela é mais pequena do que gorda.
2.Quando queremos intensificar as qualidades, estados, ou características dos seres, usamos o superlativo absoluto sintético (o mais alto grau do adjetivo). Isto ocorre através dos sufixos -íssimo, -imo, érrimo.
A maioria se forma com o sufixo -ÍSSIMO: alto — altíssimo, belo — belíssimo, digno — digníssimo, justo — justíssimo. 
E atenção! Como este processo se forma a partir da origem (latina) da palavra, ocorre às vezes alteração no radical do superlativo…

PAPA FRANCISCO VISITARÁ A MAIOR AGÊNCIA HUMANITÁRIA DO MUNDO, A PAM

Imagem
Para tal visita o pontífice não deverá sair de Roma, dado que a PAM é sediada na cidade eterna 1 JUNHO 2016 PAPA FRANCISCO O Papa Francisco deverá passar duas horas na sede da maior agência humanitária do mundo, a PAM, no dia 13 de junho, segundo informou a Rádio Vaticano. A PAM, agência da ONU, está envolvida desde 1961 na luta contra a fome no mundo. Para tal visita o pontífice não deverá sair de Roma, dado que a PAM é sediada na cidade eterna. Zenit

JUÍZES E ADVOGADOS DE TODO O MUNDO NA PONTIFÍCIA ACADEMIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Imagem
Reunião sobre o tráfico de pessoas e o crime organizado 1 JUNHO 2016 IGREJA E RELIGIÃO Nos dias 3 a 4 de junho a Pontifícia Academia das Ciências Sociais receberá juízes e advogados de todo o mundo para refletir sobre o tráfico de seres humanos. Segundo a Rádio Vaticano, do Brasil foram convidados Carlos H.B. Haddad, Zélia Luiza Pierdoná, Rômulo de Andrade Moreira e Antonio Herman Benjamin. “Gostaríamos de saber – escreve Mons. Marcelo Sanchez Sorondo na convocação do encontro – como os juízes enfrentam este problema; como os sistemas judiciais poderiam incorporar melhor os valores humanitários; e como a formação de capacidades poderia fazer com que os juízes, além de condenar os responsáveis, dediquem mais atenção às necessidades das vítimas”. Para ler a convocação do encontro em espanhol clique aqui

DIOCESE DE CRATO: DOM NEWTON CELEBRA 37 ANOS DE BISPO

Imagem
DIOCESE DE CRATO
Dom Newton celebra 37 anos de Episcopado e fala sobre chegada do Bispo Coadjutor Aos noventa e três anos e com muita vitalidade, Dom Newton Holanda Gurgel, Bispo Emérito da Diocese do Crato, comemorou na tarde dessa sexta, dia 27, trinta e sete anos de episcopal. A celebração aconteceu no Abrigo Jesus Maria José, com Santa Missa presidida pelo Padre Acúrcio de Oliveira Barros e concelebrada pelo padre Ranilson Belém. Estiveram presentes na celebração Monsenhor Bosco e Monsenhor Manuel Feitosa.
Em mensagem ao povo da Diocese de Crato, Dom Newton ressaltou a chegada do novo bispo, Dom Gilberto, comentando que, embora não esteja ainda com todas as possibilidades de governo, mas já é o começo de uma transição. Também fez votos para que tudo possa ocorrer bem durante este período e pediu orações “para honra e glória de Deus e um bom êxito na evangelização”.
Legado
Nascido em Acopiara, Ceará, em primeiro de novembro de 1923, Dom Newton recebeu ordenação sacerdotal em 17 de…

JOVENS POSSAM ENVIAR PERGUNTAS AO PAPA FRANCISCO

Imagem
Papa Francisco - Jovens / Fotos: Daniel Ibáñez (ACI Prensa) - Flickr JMJ Rio 2013 (CC-BY-NC-SA-2.0)
VATICANO, 01 Jun. 16 / 08:00 am (ACI/EWTN Noticias).- Graças a uma iniciativa da fundação Scholas Occurrentes, jovens do mundo inteiro poderão enviar suas perguntas ao Papa Francisco de maneira direta através da internet, sem filtros, cujas respostas servirão para elaborar o próximo livro do Santo Padre.
O anúncio foi feito pela jornalista italiana Tiziana Lupi durante o Encontro Mundial de Diretores de Scholas Occurrentes, realizado no Vaticano entre os dias 27 e 29 de maio. “Imagina estar em frente ao Papa Francisco. O que você gostaria de lhe perguntar? Ele responderá estas perguntas em um livro que será publicado nos próximos meses”, expressa a página criada por este motivo.
Lupi, que também trabalha para a editora italiana Mondadori, explicou que a ideia do livro é “abrir uma porta” ao diálogo com os jovens. Nesse sentido, destacou que a plataforma tecnológica “permite a todos os …

FRADE FRANCISCANO SUBSTITUIRÁ DOM AZCONA NA PRELAZIA DO MARAJÓ

Imagem
Cidade do Vaticano (RV) – O Papa Francisco aceitou a renúncia de Dom José Luiz Azcona Hermoso como Bispo Prelado do Marajó (PA). Sacerdote agostiniano recoleto nascido na Espanha há 76 anos, Dom Azcona chegou em 1985 como missionário à Ilha de Marajó, onde dois anos depois foi nomeado Bispo da Prelazia. Por seu empenho e denúncias contra o tráfico de seres humanos na região, Dom Azcona é jurado de morte. Um frade franciscano catarinense foi nomeado pelo Pontífice como novo Bispo da Prelazia de Marajó: trata-se do Fr. Evaristo Pascoal Spengler, OFM, de 57 anos, nascido em Gaspar, na diocese de Blumenau. Dom Evaristo Spengler foi ordenado sacerdote na Ordem dos Frades Menores em maio de 1984. Estudou Filosofia e Teologia no Instituto Teológico Franciscano (ITF) em Petrópolis-RJ. Frequentou cursos na área bíblica no Brasil, no Chile e obteve a Licenciatura em Exegese Bíblica em Jerusalém (1996-1998). No decorrer do seu ministério, desempenhou os seguintes cargos: Vigário-paroquial e mem…

DESENTERRADA EMENDA DA REELEIÇÃO NO GOVERNO FHC

Imagem
domtotal.com Corrêa relata 'disputa por propinas' e 'compra de parlamentares' para aprovação de emenda. Na ocasião, a compra de votos foi denunciada pelo jornalista Fernando Rodrigues, do UOL. Em sua delação premiada firmada com a força-tarefa da Lava Jato, o ex-deputado Pedro Corrêa (PP-PE), condenado pelo juiz Sérgio Moro a 20 anos e três meses de prisão enquanto ainda cumpria sua pena no mensalão, desenterrou um episódio polêmico do Congresso durante o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB/1994-2002): a compra de votos de deputados para apoiar a emenda da reeleição, em 1997.

Corrêa, que admitiu ter se envolvido em crimes desde seu primeiro mandato parlamentar, em 1978 pela extinta Arena, afirmou aos investigadores que o episódio envolvendo o governo FHC "foi um dos momentos mais espúrios" que ele presenciou em todos os anos de deputado federal.

Segundo o delator, houve uma disputa de propinas. Pedro Corrêa disse que estavam em lados opostos o governo Fernand…

MUDANÇAS NO CNPJ ENTRAM EM VIGOR HOJE

Imagem
domtotal.com A Receita informou que a alteração foi fruto de estudos feitos por diversos órgãos federais. Mudanças foram publicadas no Diário Oficial da União. As alterações no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) que entram em vigor hoje (1º) têm como objetivo auxiliar no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro. As mudanças foram publicadas no Diário Oficial da União no início de maio e atualizam normas anteriores que tratavam do cadastro, com novos disciplinamentos.

Uma das novidades, informou a Receita, é a inserção de normas relativas à figura do "beneficiário final" de pessoas jurídicas e de arranjos legais, como trustes [atuam como gestores do patrimônio], especialmente os localizados fora do país, consideradas "um desafio para a prevenção e o combate à sonegação fiscal, à corrupção e à lavagem de dinheiro".

De acordo com a Receita, a instrução normativa define o beneficiário final como a pessoa natural que, em última instância, de forma direta ou in…

AMORES URBANOS

Imagem
domtotal.com
Por Charles Mascarenhas Até quando dura a juventude? Ou melhor: há uma idade limite para que as pessoas ainda possam correr os riscos da vida?

Amores Urbanos, o primeiro longa metragem da diretora e roteirista Vera Egito (que trabalhou nos roteiros de À Deriva e Serra Pelada; foi assistente de direção em O Cheiro do Ralo; diretora de Elo e Espalhadas pelo Ar, curtas metragens selecionados para a Semana da Crítica no Festival de Cannes em 2009) trata do tema juventude, retratando a vida de três jovens em seus conflitos e relacionamentos.

Eles estão na faixa etária dos 30 e poucos anos, vivem no mesmo apartamento em São Paulo e dividem suas frustrações e alegrias. 
Julia (Maria Laura Nogueira) é uma publicitária que ainda não se encontrou profissionalmente, quer crescer na carreira de moda, mas não tem talento. Ela sofre a pressão dos pais para casar e dar um rumo na vida, mas mal sabem eles que casar é tudo o que ela mais deseja, mas os homens... ah! Os homens sempre a iludem.…

MEMÓRIAS SECRETAS

Imagem
Título original: Remember Aos 80 anos, Zev (Christopher Plummer) aceita uma missão incumbida pelo seu colega de asilo, Max Zucker (Martin Landau): deixar o local em que vive em busca de um antigo guarda nazista. Seu objetivo é, mesmo após tantas décadas, puni-lo pelo assassinato de sua família durante a Segunda Guerra Mundial. Só que, ao longo da jornada, Zev precisa lidar com falhas de memória causadas pela idade avançada. País: Canadá Ano: 2016 Gênero: Drama Classificação: 14 Direção: Atom Egoyan Elenco: Christopher Plummer, Martin Landau, Bruno Ganz Duração: 1h35 min.

DIANTE DOS HUMILDES, DEUS ABRE O SEU CORAÇÃO

Imagem
Por Rafael Tavares Foto referencial
Rio de Janeiro, 01 Jun. 16 / 02:00 pm (ACI).- “Uma brutalidade, um ato desumano”, assim Maria Christina de Sá – membro do Conselho da Pastoral do Menor – classificou o estupro coletivo contra uma jovem de 16 anos ocorrido em uma comunidade da Zona Oeste do Rio de Janeiro e que ademais foi filmado e compartilhado na internet. Para ela, este “é um ataque que não afeta apenas as mulheres e que merece o repúdio de todos nós”.
Maria Christina, que também é coordenadora do Passaporte da Cidadania da Arquidiocese do Rio de Janeiro, esteve com a jovem na secretaria de Direitos Humanos, em um encontro reservado no qual estiveram presentes também familiares da adolescente.
“O que vi – recorda – foi uma jovem de rosto tranquilo, mas angustiada com tantas entrevistas, questionamentos e muito abalada por tudo o que aconteceu e pelos ataques e acusações que vem sofrendo”.
O caso é agravado pelo fato de que imagens da jovem durante o estupro foram publicadas na i…

Mais Visitadas

Papa Francisco sobre os direitos humanos: todos têm o direito de ser felizes

Amigos e familiares relembram Patativa do Assaré em especial na TV Verdes Mares

Ednardo deve ser atração no Réveillon de Fortaleza