Postagens

Mostrando postagens de Agosto 5, 2017

Convite de cerimônia de posse dos fundadores da Academia Cearense de Cinema - ACC

Imagem

Departamento de Letras Estrangeiras oferta cursos de Grego Clássico e Koiné

Imagem
O Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará está com inscrições abertas, até 11 de agosto, para três cursos de Grego Clássico e Koiné. Não há taxa de inscrição, mas é solicitada a contribuição de 2 quilos de alimentos não perecíveis. O primeiro curso, com 60 vagas, é introdutório e tem como pré-requisito apenas ter concluído o ensino médio. Já os cursos intermediário e avançado, com 30 vagas cada um, exigem que o participante tenha realizado pelo menos dois e quatro semestres de Grego Clássico e Koiné, respectivamente. As aulas têm início no dia 19 de agosto e ocorrerão aos sábados, das 8h às 12h. A duração total dos cursos é de dois semestres, com 64 horas-aula cada. As inscrições devem ser feitas presencialmente no Departamento de Letras Estrangeiras, no Centro de Humanidades da UFC (Av. da Universidade, 2683). Mais informações: (85) 3366-7612
Tribuna do Ceará

ONG faz oficinas sobre Semiárido para professores

Imagem
por Renato Sousa - Repórter Entre os temas que devem ser abordados nas oficinais estão água, sementes, identidade, gênero, processos de produção agrícola e ecossistema. A formação deve envolver toda a comunidade escolar ( Foto: Eduardo Queiroz ) Fortaleza. A ONG We World Brasil realiza, ao longo deste mês de agosto, uma série de encontros com professores de Ensino Fundamental e Médio para discutir maneiras de contextualizar os conhecimentos transmitidos dentro das salas de aula com o Semiárido que circunda as escolas. "É um trabalho em que a escola mergulha na sua realidade", explica Rosângelo Marcelino, coordenador do projeto. De acordo com o líder da iniciativa, batizada de "Projeto Contexto: Educação, Gênero, Emancipação", a ideia é formar, até o fim do mês, cerca de mil educadores dos ensinos Fundamental e Médio. Ele afirma que a proposta do projeto é que os temas debatidos perpassem todas as disciplinas. "Na Geometria, eu posso tratar dos canteiros de cebol…

Iniciativa de destaque na história das políticas culturais nacionais, Projeto Pixinguinha comemora 40 anos

Imagem
por Iracema Sales - Repórter Uma das ações mais longevas no campo da política cultural do País, o Projeto Pixinguinha completa hoje quatro décadas de criação. Ao longo de sua trajetória, teve como principal objetivo divulgar e preservar a música popular brasileira. Na realidade, porém, a linguagem artística escolhida era apenas o chamariz para um alerta maior: barrar o processo de "desnacionalização" pelo qual passava a cultura brasileira, realidade que começou incomodar o então governo militar. Em 1975, o general Ernesto Geisel (1907-1996) lançou o projeto denominado Política Nacional de Cultura (PNC), instituindo, ao mesmo tempo, a Fundação Nacional de Artes (Funarte), braço direito do Pixinguinha, responsável pela administração da empreitada - que terminou ganhando conotação de cruzada, tanto pela abrangência (ao levar shows para todas as regiões do País), quanto pelo viés ideológico. O pesquisador em estudos brasileiros Sean Stroud, da Universidade de Londres, analisa o …

Produção cearense tem espaço em feira de artesanato em Portugal, pelo projeto "Mãos que fazem história"

Imagem
por Germana Cabral - Especial para o Caderno 3 O cordelista Edésio Batista, no estande do Ceará, emocionado ao conferir os folhetos "Cá existia. Na minha infância, lembro desses livrinhos nas feiras, mas hoje não vejo mais isso por aqui", discorria um visitante português, com aparência de uns 60 anos, no estande "Artesanato do Ceará - Mãos que fazem história", enquanto folheava folhetos de cordéis expostos na 40ª Feira Nacional do Artesanato de Vila do Conde, que chega ao fim neste domingo (6), após 16 dias de mostra. > Arte talhada em madeira Com temas variados, as publicações da Tupynanquim Editora, Academia dos Cordelistas do Crato e da Tipografia Padre Cícero, dentre outras, chamam atenção pelos títulos curiosos. Mesmo quem não conhece a literatura de cordel quer saber a origem e o conteúdo, seja criança, jovem ou adulto. Estudiosos igualmente se interessam, adquirindo exemplares com variados temas, do Padre Cícero a Luiz Gonzaga, do Papa Francisco a Lampião e…

Mais Visitadas

Papa Francisco sobre os direitos humanos: todos têm o direito de ser felizes

Amigos e familiares relembram Patativa do Assaré em especial na TV Verdes Mares

Ednardo deve ser atração no Réveillon de Fortaleza