Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Abril 21, 2017

O Senhor está vivo

Padre Geovane Saraiva*

As maravilhas de Deus na história da salvação têm seu ponto mais elevado e supremo na ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Permanecendo sempre conosco, o Senhor ressuscitado, contagiando-nos com sua graça, oferece-nos a salvação e torna nossa vida humana contraditória, fecunda e cheia de graça. Nesse sentido, a Páscoa deve ser um grito, um clamor, um anúncio e a proclamação, numa só fé, da busca de um mundo marcado pela esperança. Que possamos encontrar Jesus em nossas comunidades de fé, na renovação do maravilhoso anúncio: o de que Jesus ressuscitou de verdade.
A Páscoa deve ser um processo que se concretiza através do compromisso ético, na ação pastoral, no trabalho, no convívio social e nas mais diferenciadas atividades das pessoas de fé, na busca do sonho maior: o da humanidade realizada e reconciliada no amor. Na certeza de que “o Cristo, Nossa Páscoa”, com toda a sua força, renova e fecunda a face da terra, a celebração da Páscoa, com seus ritos anti…

Escritora lança Troia - Uma viagem no tempo, na Bienal do Livro

Amanhã, dia 22 de abril, a partir das 18:30, na BIENAL DO LIVRO EM FORTALEZA, Grecianny Cordeiro lança seu livro Troia - Uma viagem no tempo, para os apaixonados pela mitologia grega. Mais informações abaixo. Esperamos você!



XII Bienal encerra no fim de semana

A XII Bienal Internacional do Livro do Ceará chega ao último fim de semana em Fortaleza com programação diversa, buscando promover a inclusão social através de uma programação em braile, presença de intérpretes de libras nas mesas-redondas, atividades dedicadas a pessoas com deficiência e uma palestra sobre autismo, que ocorre neste sábado (22). Pessoas com deficiência visual e auditiva contarão com recursos para prestigiar sessões de contação de história, peças de teatro infantil e ainda algumas palestras, que ocorrerão ao longo deste fim de semana. Uma das atrações desta sexta-feira (21) que contará com intérpretes é a palestra do escritor João Silvério Trevisan, "30 anos de um livro, de um herói e de seus espelhos", na qual ele comentará o livro "Parabélum", de Gilmar de Carvalho, às 19h. Em seguida, também na Sala Moreira Campos, Renato Janine estará em diálogo com o professor Jackson Sampaio, sobre "O ser pessoa em um mundo em constante ebulição". S…

Manifestações e homenagens marcam cerimônia da Inconfidência em Ouro Preto

A defesa da luta incessante pela liberdade, pela justiça social, a democracia e a igualdade de direitos marcaram o discurso do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, nesta sexta-feira (21/4), durante a solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência em Ouro Preto, Território Metropolitano. A cerimônia teve como principal homenageado, in memoriam, o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela.  A professora Valdênia Geralda de Carvalho, Diretora Administrativo-Financeira da Dom Helder, foi uma das agraciadas com a Medalha da Inconfidência Foi a segunda vez que ela recebeu a condecoração. Em 2012, Valdênia foi uma das homenageadas pelo então governador Antônio Anastasia.  Cerca de 130 dos 171 homenageados participaram da solenidade. Celebridades da Globo como Wagner Moura, Camila Pitanga, Letícia Sabatella e Marieta Severo não compareceram para receber a condecoração.O ato foi marcado pela falta de participação popular. Professores da Rede Estadual de Minas protestaram con…

Encontro Oralidades & Escritas em Língua Portuguesa

Reunindo escritores, artistas, e professores de países de língua portuguesa, o Encontro Oralidades & Escritas em Língua Portuguesa teve início na tarde desta quinta, 20/4, no Centro de Eventos do Ceará.Foto: Francisco Flor/Chico Gadelha Durante a solenidade de abertura do encontro, o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, destacou a parceria que vem sendo feita entra a Secult e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). “Assinamos um termo de cooperação entre Secult e Unilab. Esse encontro, assim com outras ações, já é resultado desse termo, assim como o estande da Unilab aqui presente na feira de livros”, ressaltou. O gestor aproveitou para saudar o público formado por vários estudantes da Unilab e apresentar o tema da Bienal do Livro. “Essa bienal é da diversidade cultural e étnica. Somos compostos de imaginação, saberes e histórias. Nesse sentido, somos bibliotecas vivas, guardiões da memória”, explicou. Também es…

Bienal Fora da Bienal na Praça do Ferreira

A Bienal e os moradores de rua: escritora Kiusam de Oliveira semeou histórias, força e esperança na noite de quarta na Praça do Ferreira
Foto: Paulo Winz Eram os mesmos bancos da Praça do Ferreira. Eram os mesmos moradores que fazem da praça seu abrigo, em busca da luz que se faz sinônimo de segurança e acolhida. Eram os mesmos leitos e lençóis feitos de papelão, dentro da noite que se demora até que venha o mesmo sol — aquele não tão bonito pra quem vive na rua. Em um canto da praça, os mesmos voluntários a oferecer um prato e uma palavra, para reconforto de quem encontra no piso de pedras portuguesas e nas marquises das lojas os limites de seu lar. Mas a noite não foi a mesma. Com o respaldo e a sinceridade de quem por mais de dez anos dialogou com pessoas em situação de rua em São Paulo, Kiusam de Oliveira, escritora, atriz, dançarina, contadora de histórias, artista multilinguagens professora da Universidade Federal do Espírito Santo, se chegou para trazer histórias de outros mund…

Bienal em vídeos, dia 19 de abril

Valter Hugo Mãe visita índios Anacés Na Bienal Fora da Bienal, o escritor português Valter Hugo Mãe foi até a tribo dos índios Anacés, em Caucaia. Ele foi recebido com presentes, cartazes de boas-vindas e músicas.
Praça do Cordel O Ceará é o principal polo produtor da Literatura de Cordel no mundo. A TVC mostra pra gente a força da Literatura de Cordel na Bienal. Entrevista Socorro Acioli Uma das principais escritoras cearenses da atualidade, Socorro Acioli, tem participado de várias mesas redondas e debates da Bienal. A autora conversou com a TVC sobre o romance “A Cabeça do Santo”.
Espaço SESC Ciências Aprender e trocar experiências é a proposta do Espaço SESC Ciências dentro da Bienal, que oferece mostras, exposições científicas e oficinas. A TVC visitou o espaço e mostra pra gente.
TVC conversa com formadores de opinião sobre tema da Bienal Seguindo a temática da Bienal, “Cada pessoa, um livro; o mundo, a biblioteca”, a TVC conversou com formadores de opinião sobre suas experiências l…

Amigos da Leitura participam da Bienal

Bienal do Livro: XI Congresso dos Amigos da Leitura reúne mais de mil crianças e adolescentes
Mais de mil crianças e adolescentes, integrantes do Projeto “Eu sou Cidadão – Amigos da Leitura”, oriundos de 90 municípios cearenses, estiveram presentes na XII Bienal Internacional do Livro do Ceará, na manhã desta quarta-feira, 19/4, para o XI Congresso dos Amigos da Leitura, evento realizado pela Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE), em parceria com a Fundação Demócrito Rocha, o Banco do Nordeste, o Governo do Estado, o Selo UNICEF Município Aprovado, a Associação dos Municípios e Prefeitos do Ceará (APRECE) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Ceará (UNDIME-CE). A primeira-dama do Estado, Onélia Leite, o secretário da Cultura do Estado, Fabiano dos Santos Piúba, o representante do UNICEF, Rui Aguiar, além dos representantes da Secretaria da Educação do Estado, da Fundação Demócrito Rocha, do Ministério Público do Trabalho, Dr…

"Joaquim" se desprende do didatismo para reimaginar Tiradentes

"Joaquim" se coloca declaradamente como uma crônica de época. Cena do filme "Joaquim" (Divulgação)
Por Neusa Barbosa
Uma sensação de estranheza pode percorrer o espectador brasileiro de “Joaquim”, o novo filme do cineasta pernambucano Marcelo Gomes – que representou o Brasil na competição oficial do mais recente Festival de Berlim.
Como não se pretende uma cinebiografia do famoso líder da Inconfidência, Joaquim José da Silva Xavier (1746-1792), o filme dá-se ao luxo de ignorar preâmbulos informativos ou mesmo vincular estritamente o personagem aos fatos mais conhecidos de sua vida – embora fique clara esta ligação a partir da narração em off com que o fantasma do protagonista abre a história.
“Joaquim” se coloca declaradamente como uma crônica de época, procurando no Brasil de traços incertos do século 18 as pistas para um desenvolvimento desequilibrado e as profundas desigualdades sociais que, desde então, assolam a nação.
Roteirizado também por Gomes, o filme expl…

"Gostosas, Lindas e Sexies" dá protagonismo a personagens plus size

As personagens seguem mais ou menos o perfil do seriado americano “Sex & The City”. Cena do Filme "Gostosas, Lindas e Sexies" (Divulgação)
Por Alysson Oliveira
Talvez em algum momento desde a concepção do projeto, houvesse uma boa ideia perdida em algum lugar na comédia nacional “Gostosas, Lindas e Sexies”, que, a grosso modo, é uma releitura de “Sex & The City” protagonizada por atrizes plus size.
O que pode ter havido de bom em alguma fase de desenvolvimento do filme, no entanto, se perdeu até chegar às telas. O resultado mostra exatamente o contrário da exaltação à diversidade que aparentemente prega.
A ideia de empoderamento, ao colocar quatro atrizes que destoam do padrão de beleza esquelética, é louvável ao ir contra o preconceito e dar chance e espaço a uma parcela de personagens e intérpretes que, quando muito, são relegadas ao posto de melhor amiga engraçadinha, geralmente com um doce ou sanduíche na mão enquanto houve as confidências da mocinha da história.

Oito em cada 10 alunos dizem ficar ansiosos com provas

O Brasil é o segundo na proporção de estudantes que dizem ficar ansiosos. 17,5% dos estudantes brasileiros disseram já ter sido alvo de algum tipo de bullying. (Reprodução)
Oito em cada dez estudantes brasileiros dizem sentir muita ansiedade em uma prova, mesmo quando estão preparados. Os dados fazem parte de um questionário, com foco no bem-estar de alunos de 15 anos, aplicado em 2015 pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês) em 72 países e divulgado ontem pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
O Brasil é o segundo na proporção de estudantes que dizem ficar ansiosos durante as avaliações: 80,8% - atrás apenas da Costa Rica (com 81,2%). A taxa é bem superior à média dos países da OCDE, de 55,5%.
A aluna do 1.º ano do ensino médio Rebecca Deslandes, de 15 anos fica ansiosa na hora de fazer provas. "Na minha turma, costumo ser uma das últimas a terminar." Para evitar que isso prejudique seu desempenho acad…

Pesquisadora comenta prós e contras de livros digitais e impressos

23 de abril é Dia Internacional do Livro; com a tecnologia, ebook se torna opção para leitores, veja diferenças  Monique Coutinho Da redação
Biblioteca da Faculdade Canção Nova / Foto: FCN “Sem a leitura não há cidadania e não ter acesso à leitura é uma enorme injustiça”, é o que diz a professora e pesquisadora da PUC-SP, Maria Regina Maluf, referente à importância do livro na vida da pessoa. Neste domingo, 23, é celebrado o Dia Mundial do Livro e o noticias.cancaonova.comaponta valores da leitura nesta era tecnológica. Com a evolução tecnológica, surgiram diversas plataformas online para facilitar a vida de jovens e adultos, que hoje conseguem carregar dados pessoais, contatos, documentações e até mesmo livros, os chamados eBooks, em apenas um equipamento. Dados da 4ª edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística (Ibope), sob encomenda do Instituto Pró-livro, e divulgada em maio de 2016, apontam que o número de leitore…

Enem: candidato com 18 anos ou mais sem ensino médio não precisa ser treineiro

Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil Estudantes com 18 anos ou mais que ainda não concluíram o ensino médio poderão usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingressar no ensino superior. No entanto, esse candidato precisa fazer um outro exame, a nível estadual ou municipal, para receber o certificado de conclusão da etapa de ensino.  Isso significa que, mesmo que ainda não tenha a certificação em mãos, não precisará se inscrever como treineiro no Enem. As inscrições para o exame estarão abertas de 8 a 19 de maio. O Enem 2017 será nos dias 5 e 12 de novembro. Até o ano passado, estudantes com pelo menos 18 anos podiam se inscrever no Enem para obter a certificação do ensino médio. Caso obtivessem pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento das provas e nota acima de 500 pontos na redação obtinham o "diploma". Cerca de 11% dos inscritos conseguiam esse resultado anualmente e obtinham a certificação. A partir deste ano, com o fim da certif…