Pular para o conteúdo principal

A Misericórdia do Deus eterno

Padre Geovane Saraiva*
Pe. Geovane SaraivaO Regina Caeli é a oração mariana que assume o lugar do Angelus, oração e louvor dos católicos por ocasião do Tempo Pascal, que vai do Domingo de Páscoa até a Festa de Pentecostes, numa maneira de consagrar o dia a Deus e à Virgem Maria. É o convite da Igreja aos seguidores de Jesus de Nazaré, agradecida e exultando de alegria pela ressurreição do Filho de Deus, sem jamais se separar do mistério da encarnação do Senhor. O Papa Francisco assim se pronunciou no Regina Caeli (23/04/2017): "A experiência da misericórdia abre a porta da mente para compreender melhor o mistério de Deus e da nossa existência pessoal". Ressaltou igualmente que "a misericórdia abre a porta do coração e permite expressar a proximidade, sobretudo, aos que estão sós e marginalizados, porque os faz sentir irmãos e filhos de um só Pai".

Resultado de imagem para regina coeliRender graças ao bom Deus - porque sua misericórdia é eterna - significa acreditar que a única saída é a vida renovada na Páscoa do Senhor, proporcionando a superação de todo medo. O convite é para que, repletos de feliz esperança, com os olhos fixos na fé e no testemunho, voltemo-nos, evidentemente, para Jesus ressuscitado e seu maravilhoso projeto de amor. Pela generosidade, doação e renúncia, somos chamados a provar a nossa fé no contexto misterioso da ressurreição. Jesus ressuscitado, ao se apresentar aos discípulos, oferece-lhes a paz, infundindo neles a vida e a esperança, revela o verdadeiro sentido da alegria pascal.

O nosso mundo hodierno, tão diverso, vive envolto em sinais de mortes, exigências e desafios.  Nossa esperança, porém, está em um Deus que não está longe, à margem do mundo e da criatura humana. Urge vê-Lo sempre mais próximo, no convite sempre renovado, a partir de sua morte de cruz e sua Páscoa, a uma generosa entrega, ao oferecer tudo de que precisamos, dando-nos também força e vigor, indispensáveis para prosseguirmos com segurança na construção do nosso futuro definitivo. Deus nos conceda sempre mais a graça de abraçar o mistério tão excelso, em uma sólida firmeza de fé e de coragem profética, apoiando-nos nas armas do amor, que têm origem no Senhor ressuscitado.

Que neste Ano Mariano/2017, dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, fique a lição de ânimo e esperança, vivenciada por Maria, agora no Tempo Pascal, com o Regina Caeli: “Ó Deus, que Vos dignastes alegrar o mundo com a Ressurreição do Vosso Filho Jesus Cristo, Senhor Nosso, concedei-nos, Vos suplicamos, que por sua Mãe, a Virgem Maria, alcancemos as alegrias da vida eterna. Por Cristo, Senhor Nosso”. Amém!

*Pároco de Santo Afonso, Jornalista, Vice-Presidente da Previdência Sacerdotal, integra a  Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza - geovanesaraiva@gmail.com  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …

POPE FRANCIS GENERAL AUDIENCE 2016.06.08

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

A feira de tecnologia Campus Party Brasília 2018 foi encerrada hoje (1°), após ter reunido milhares de pessoas em torno de palestras, oficinas e atividades com temas como o uso da tecnologia da computação, robótica, empreendedorismo e startups. Essa é a segunda edição do evento em Brasília, que começou no dia 27 de junho, no Estádio Nacional Mané Garrincha. Antes prevista para acontecer de 30 de maio a 3 de junho, a feira foi adiada para esta semana por causa da greve dos caminhoneiros. De acordo com o diretor da Campus Party Brasil, Tônico Novaes, o evento contabilizou um volume de vendas de ingressos pelo menos 30% maior que a primeira edição da Campus Party em Brasília, realizada no ano passado.  Para Tônico Novaes, a edição no Distrito Federal se destacou pela elevada participação e envolvimento dos que estão no evento.  “Os campuseiros daqui são realmente engajados no conteúdo. Andando por aqui você vai ver todos os workshops e bancadas cheias e a estrutura está bem maior que a …