Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 30, 2017

Desglobalização

Imagem
Gonzaga Mota*
O processo de globalização sempre existiu ao longo do tempo. Historicamente não é novidade. É claro que no passado ela ocorria de forma espontânea e natural, com pouca ou nenhuma regulamentação. Prevalecia a lei dos mais fortes ou daqueles tecnologicamente mais avançados. Dando um salto na História, sem prejudicar a linha de raciocínio, o processo ficou mais organizado após a Segunda Guerra Mundial, com a criação de Instituições Internacionais como a ONU, o Banco Mundial, o FMI e, posteriormente, com o fim da Guerra Fria e a queda do Muro de Berlim. Em novembro de 1989 em um encontro ocorrido na capital dos EE.UU, convocado pelo “Institute for International Economics”, criaram o que se chamou de “Consenso de Washington”, abrangendo dez regras básicas para promover o ajustamento macronômico. Além de mencionar disciplina fiscal, investimentos, e outras medidas, deu-se prioridade à abertura comercial e ao câmbio de mercado, objetivando fortalecer a globalização. De início, o…

'Jornal Nacional' ignora morte de Russo

Imagem
O Jornal Nacional não noticiou neste sábado (28) a morte de Russo, que trabalhou por 46 anos nos principais programas de auditório da Globo. Nas redes sociais, o público notou a ausência de uma reportagem sobre ele e criticou o telejornal e a emissora.
O noticiário falou da morte do ator britânico John Hurt, aos 77 anos, e dedicou um minuto de sua grade ao estrangeiro, mas não citou o famoso contrarregra.
Russo faleceu na manhã do último sábado, por complicações decorrentes de uma infecção pulmonar, aos 85 anos de idade. Ele deixou a emissora em 2014.
Xuxa e Luciano Huck lamentam a morte de Russo Xuxa e Luciano Huck foram alguns dos artistas que lamentaram a morte de Russo nas redes sociais. Os dois apresentadores trabalharam com o assistente de palco, em períodos diferentes, na Globo.
"Russo, continue correndo de um lado pro outro e alegrando a todos, só que agora em um lugar especial. Você fez parte da minha historia, com Deus [sic]", escreveu Xuxa.
"Dedico o Caldeirã…

Rosto do papa Francisco desaparece das moedas de euro

Imagem
O rosto do papa Francisco desaparecerá a partir de março das moedas de euro do Estado do Vaticano e será substituído pelo escudo pontifício rodeado pelas doze estrelas da União Europeia. "Trata-se de uma surpresa para os colecionares e numismáticos", segundo informou o jornal católico italiano Avvenire. Nas oito moedas, que vão de um centavo a dois euros, aparecerá o escudo papal. Não se descarta que a decisão de retirar seu rosto tenha sido tomada pelo próprio papa argentino, que costuma criticar duramente "a adoração pelo deus dinheiro". As moedas do Vaticano, que circulam em toda a zona do euro, costumam ser apreciadas pelos colecionadoras e as mais raras alcançam preços elevados notáveis. Em função dos acordos assinados com a União Monetária Europeia, o Vaticano tem uma cota monetária específica e as moedas são cunhadas pelo Estado italiano. A primeira série de euros com o rosto de um papa saiu à venda em 1 de março de 2002, com a imagem de João Paulo II.
AFP

Francesa vence o concurso Miss Universo

Imagem
A francesa Iris Mittenaere, uma estudante de Odontologia de 24 anos que gosta de cozinhar, foi coroada Miss Universo nesta segunda-feira em Manila. Nascida em Lille, norte da França, onde mora até hoje, Mittenaere foi Miss França em 2016 e Miss Norte-Pas-de-Calais no ano anterior. A jovem de 1,72 metro havia prometido, em caso de vitória, utilizar a notoriedade para promover a higiene dental, segundo o site do concurso. Ela confessou adorar "esportes radicais, viagens e preparar pratos da culinária francesa". Na última rodada de perguntas, a francesa afirmou que é partidária da globalização e das fronteiras abertas. "Ter fronteiras abertas nos permite viajar mais pelo mundo e ver o que acontece em outros lugares", disse. A nova Miss Universo superou na etapa final do concurso as representantes do Haiti, Raquel Pelissier, e da Colômbia, Andrea Tovar. A representante do Brasil, Raissa Santana, que chegou a ser apontada como uma das favoritas, ficou entre as 13 final…

Bispos dos EUA criticam ordem que proíbe entrada de refugiados no país

Imagem
Alguns bispos americanos consideraram as medidas de Donald Trump como uma “página negra” na história dos EUADa redação, com Agência Ecclesia A Comissão das Migrações dos bispos católicos dos EUA criticou a ordem executiva do presidente Donald Trump que proíbe a entrada de refugiados no país e limita o ingresso de cidadãos de sete nações. Dom Joe S. Vásquez, bispo de Austin e presidente da Comissão das Migrações da conferência episcopal norte-americana, disse “discordar veementemente” desta solução, lamentando a proibição de entrada de refugiados sírios e questionando a prioridade dada a minorias religiosas. “Acreditamos na assistência a todos os que estão vulneráveis e fogem da perseguição, independentemente da sua religião. Isso inclui cristãos, bem como yazidis e muçulmanos shia da Síria”, assinala. Já o cardeal Blase Cupich, arcebispo de Chicago, manifestou-se em comunicado contra a decisão do presidente Trump, considerando-a como uma “página negra” na história dos EUA. O patriarc…

Jovens e governantes debatem problemas globais

Imagem
O Fórum da Juventude 2017 arranca esta segunda-feira, 30 de janeiro, em Nova Iorque (Estados Unidos da América). Organizado pelos membros do Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC), o encontro vai motivar debates entre jovens, governantes e sociedade civil, ao longo de dois dias.

Este ano, o Fórum da Juventude aborda o conceito de «prosperidade compartilhada», que está no centro da Agenda 2030 para o desenvolvimento. O encontro incidirá, de forma particular, sobre o papel dos jovens para a erradicação da pobreza e para a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Em discussão vai estar «o problema do desemprego entre os jovens, a importância da igualdade de género e das ações de combate às alterações climáticas». Além disso, os participantes também vão a ter oportunidade para partilhar com os representantes dos Estados-membros das Nações Unidas as suas ideias sobre inovação e soluções para problemas globais.

«Os jovens estão entre os mais esquecidos d…

Arquiteto português é tema de exposição no Museu da Casa Brasileira

Imagem
Ludmilla Souza – Repórter da Agência Brasil O Museu da Casa Brasileira recebe a exposição sobre um dos arquitetos portugueses mais relevantes da atualidade: João Luís Carrilho da Graça. A mostra é uma oportunidade única de conhecer a obra do arquiteto, com projetos construídos e não-construídos na capital portuguesa, desde alguns mais conhecidos, como a Escola Superior de Comunicação Social (1987-1993), quanto outros menos publicados, como o plano estratégico do programa Valis (Valorização de Lisboa) e seus projetos que concorreram para os pavilhões de Portugal na Expo’98. Carrilho da Graça tem a peculiaridade de priorizar o território e sua topografia como suporte de suas obras e é este olhar o principal foco da exposição Carrilho da Graça: Lisboa. A abertura acontece na quarta-feira (1º), às 19h30, com presença e palestra do arquiteto sobre seus projetos e seu modo de trabalho. Não é necessário agendamento prévio e a entrada é gratuita. As obras selecionadas mostram como o arquiteto pe…

Google, Uber, Starbucks e Airbnb ajudarão imigrantes nos EUA

Imagem
Da Agência Ansa Medidas recentes de Trump sobre imigração e refugiados vêm despertando forte polêmica e reações nos EUA  Mandel Ngan/AFP/Direitos Reservados




















Grandes empresas dos Estados Unidos - como Starbucks, Google, Uber e Airbnb – decidiram adotar políticas de apoio a imigrantes. O tema ganhou destaque recentemente após a polêmica decisão do presidente Donald Trump de suspender a entrada de cidadãos de sete países muçulmanos nos EUA por pelo menos 90 dias. As informações são da Agência ANSA. Saiba MaisEUA: portadores de Green Card não serão afetados por medidas anti-imigraçãoTrump manda fechar as fronteiras dos Estados Unidos para refugiados A famosa cadeia de cafeterias Starbucks afirmou que empregará 10 mil refugiados em suas lojas em todo o mundo e dará preferência, nos EUA, a imigrantes que serviram às Forças Armadas do país. "Existem mais de 65 milhões de cidadãos do mundo reconhecidos como refugiados pelas Nações Unidas e nós estamos desenvolvendo planos de contratar 10 mil …

Resultado do Sisu já está disponível

Imagem
Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil O resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) está disponível no site do programa. Os estudantes já podem consultar se conseguiram a vaga que pleitearam no ensino superior público. Ao todo, são ofertadas 238.397 vagas em 131 instituições públicas, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais. Após estudantes manifestarem dificuldades em acessar o sistema, o Ministério da Educação (MEC) decidiu prorrogar o período de inscrição. Inicialmente, o prazo terminaria no dia 27 mas, com as falhas no site, foram prorrogadas até ontem (29). A data do resultado, no entanto, foi mantida. O período de matrícula será de 3 a 7 de fevereiro. Demora na divulgação do resultado O MEC não especificou a que horas o resultado seria divulgado. A espera gerou ansiedade nas redes sociais. "A única coisa que o MEC faz com pontualidade é fechar o portão do ENEM e fechar o sisu mas divulgar o resultado nada né", diz…

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Espírito Santo: Dom Pascal

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil