Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Março 13, 2020

São José, nosso padroeiro!

Padre Geovane saraiva*
Dia 19 de março é a festividade de São José, padroeiro do Ceará, Patrono da Igreja Universal e esposo puríssimo da mais excelsa de todas as criaturas, convencendo-nos da mais absoluta certeza: a salvação que nos é oferecida. Voltemo-nos para São José, pensando na vida dos cristãos dos nossos tempos, por ocasião da Quaresma. Em nosso peregrinar rumo à paixão, morte e ressurreição de Jesus vislumbra-se o mistério luminoso que nele esperamos e cremos “contra toda esperança”, falando-nos em humilde escuta e no diálogo sincero com Deus, reconhecendo a mão de Deus na sua vontade de salvar o mundo.

Neste mundo, com uma cultura de intolerância, sendo esta a arma dos intransigentes, redamos graças ao bom Deus pelos frutos fecundos, primícias da Igreja, em São José, homem justo e humilde, no cuidado do Filho de Deus: infância, adolescência e juventude. Humanamente, compreendemos que toda a vida de São José foi um ato prolongado de fé, esperança e obediência, nas mais obscu…

Democracia e felicidade

Por Gonzaga Mota - Professor aposentado da UFC
O Estado brasileiro enfrenta momentos de dificuldades envolvendo os três Poderes Constituídos, podendo comprometer, infelizmente, os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, conforme o art. 2º de nossa Carta Magna: “São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário”.  É claro que os desajustes decorrentes dessa situação aflitiva se projetam nas estruturas da sociedade e da família. Para que possamos refletir, desprovidos de qualquer conotação partidária, acerca do grau de inquietação nacional, bem como da necessidade de cada brasileiro ter sua parcela de responsabilidade na solução da problemática, apresentaremos algumas ideias de pensadores relacionadas com atitudes e comportamentos das pessoas: “Como é estranho ambicionar o poder e perder a liberdade” (Francis Bacon). “O supérfluo dos ricos é o necessário dos pobres” (Santo Agostinho). “Há homens cuja fraqueza de inteli…

Coronavírus: vivendo numa cidade-fantasma

Após novo coronavírus se alastrar por todo território italiano, entenda como está o cenário de um dos destinos turísticos mais importantes do mundo: Roma. Após decreto do governo italiano para contenção do coronavirus, Vaticano foi fechado por medidas de segurança. (CNS photo/Paul Haring) Mirticeli Medeiros* Roma está deserta. Quem diria que nos arredores do cartão postal da cidade, o coliseu, quase ninguém posaria sequer para uma selfie. A cidade, cujo centro histórico é considerado patrimônio mundial pela Unesco, de repente parou. Sem turistas, alguns proprietários de restaurantes, mesmo antes da decisão do governo italiano de fechar o comércio, anunciada na última quarta-feira (11), já suspendiam suas atividades por falta de clientes. Ao sair de casa, devemos carregar conosco uma declaração na qual atestamos que o destino é trabalho, supermercado ou farmácia, mesmo que façamos o percurso à pé. Caso o motivo não se enquadre nessas categorias, consideradas "necessidades primárias&…

Papa Francisco completa sete anos no comando da Igreja em meio à crise global do coronavírus

Início do oitavo ano de ministério cai em meio à crise causada pela pandemia coronavírus: 'Somos pó, mas pó precioso, amado por Deus, destinado a viver para sempre' Francisco foi eleito papa em 13 de março de 2013; na foto do dia, aparece ao lado do cardeal brasileiro Cláudio Hummes (Vicenzo Pinto/AFP) Andrea Tornielli
O início do oitavo ano de pontificado do papa Francisco cai num momento dramático para a humanidade inteira, chamada a enfrentar a pandemia do COVID-19. O chamado, forte e para todos, a manter o olhar fixo naquilo que é essencial impõe que também este aniversário seja celebrado de modo diferente de como foi nos anos precedentes. Nestes dias difíceis, enquanto cada um de nós é dramaticamente colocado diante da precariedade da existência, o papa Francisco escolheu acompanhar-nos com a oração, sob a proteção de Maria, e com a celebração diária da Eucaristia na Missa na Casa Santa Marta, excepcionalmente transmitida ao vivo toda manhã e difundida no mundo inteiro graça…