Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho 22, 2017

Gravações realmente raras justificam compilação póstuma de Belchior

Dezenas de coletâneas do cantor e compositor cearense Antonio Carlos Belchior (1946 – 2017) já foram despejadas no mercado fonográfico ao longo dos últimos 40 anos. Idealizada para celebrar as sete décadas de vida deste grande artista cearense que viria a falecer repentinamente  em 30 de abril, chocando e entristecendo o Brasil, Belchior 70 anos – Pequeno mapa do tempo sobressai em relação às demais compilações por misturar gravações originais de sucessos como Coração selvagem (Belchior, 1977) e Medo de avião(Belchior, 1979) com seis fonogramas raros.
Dentre esses seis registros, quatro gravações são especialmente raras e, pelo alto valor histórico, já justificam a edição da coletânea produzida com esmero pelo jornalista Renato Vieira, inclusive pela boa qualidade do som obtido a partir da extração de registros de vinil dessas faixas mais raras por conta da perda das matrizes. Mas não redimem a gravadora Warner Music por não ter produzido caixa com os seis álbuns de Belchior – Belchio…

Biblioteca virtual oferece gratuitamente mais de 3.000 livros

do BOL, em São Paulo Luiz Carlos Murauskas/Folhapress Acervo foi digitalizado da coleção com mais de 62 mil títulos, preservados em prédio da USP Resultado dos esforços de coleção e preservação do empresário e bibliófilo brasileiro José Mindlin (1914-2010), a Biblioteca Brasiliana disponibilizou no começo do mês mais de 3.000 livros de seu acervo para consulta online gratuita. Doados por José e Guita Mindlin à USP, o acervo reunido pelo casal é formado por cerca de 32,2 mil títulos e atualmente forma uma coleção preservada em um prédio da universidade, inaugurado em 2013, que também é casa de outra coleção importante, a do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB, fundado por Sérgio Buarque de Holanda). A coleção conta com títulos datados de 1558 à 2001, incluindo registros de alguns dos primeiros exploradores europeus no território brasileiro, como o padre José de Anchieta e o seu "Arte da grammatica da lingoa mais usada na costa do Brasil", de 1595. O acervo pode ser consult…

Idosas desfilam em feira na avenida Beira Mar

Ana Rute Ramires Envelhecer com alegria e qualidade de vida, além de cuidados com a saúde, requer autoestima elevada, aceitação da própria idade e encarar a vida tendo a beleza como estado de espírito. A receita é resultado da experiência de vida de um grupo de mulheres que, perto de chegar à aposentadoria ou após a etapa, está experimentando entrar no mundo da moda. Cerca de 20 idosas irão desfilar, hoje à noite, na Feira de Artesanato, Moda e Alimentos (Fama), no Aterrinho da Praia de Iracema, com roupas expostas pelos artesãos. O convite para começar a desfilar surgiu por meio de projetos para a terceira idade que algumas das mulheres participam. Uma foi chamando a outra e, assim, elas começaram a desfilar, cuidar mais da aparência e a se sentirem ainda mais bonitas. A vaidade, no entanto, não se expressa apenas pelo cuidado com a imagem. Alegria de viver, sorrisos, vontade de estarem ativas na sociedade, participando de projetos sociais, por exemplo, demonstram que a busca pela be…