Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Março 15, 2018

'Chega!': estudantes se mobilizam nos EUA contra armas nas escolas

Estudantes de todas as regiões dos Estados Unidos abandonaram as salas de aula nessa quarta-feira (14) para protestar contra a violência com armas de fogo nas escolas, ao completar um mês da matança de 17 pessoas em um colégio de Parkland, Flórida. Na praça em frente à Casa Branca, centenas de estudantes organizaram um protesto aos gritos de "Nunca mais!" e "Chega!", exibindo cartazes onde se lia "Protejam as pessoas, não as armas". Os grupos de estudantes depois caminharam da Casa Branca até o Capitólio, a sede do Congresso. Brenna Levitan, de 17 anos, aluna de uma escola no bairro de Silver Springs, na periferia de Washington, disse que a ideia era "mostrar ao Congresso e aos políticos que não vamos ficar de braços cruzados, não continuaremos calados". Em frente ao Congresso vários legisladores se uniram à marcha, incluindo o senador Bernie Sanders, ex-aspirante presidencial do partido Democrata, saudado pelos jovens como um astro de rock. Man…

União Brasileira dos Escritores comemora 60 anos em solenidade no Recife

A União Brasileira dos Escritores (UBE), sediada no Recife, promoveu um encontro literário na noite dessa quarta-feira (14) em comemoração aos 60 anos da instituição. O evento, realizado na sede, denominada Casa Rosada da Rua Santana, no bairro homônimo, Zona Norte da capital, reuniu dezenas de escritores pernambucanos. Na ocasião, foi instituído o Ano Literário Raquel Carrilho, escritora que será homenageada durante 2018. A UBE foi criada em 17 de janeiro de 1958 com o objetivo discutir políticas públicas referentes à literatura. Com sede no Recife e em São Paulo, hoje conta com 1.300 escritores associados. Presidente da entidade há 10 anos, o escritor Alexandre Santos ressalta que a UBE é uma associação para quem escreve e para quem lê. "A leitura é mais do que um instrumento de entretenimento. As pessoas que leem compreendem o mundo sob outra ótica e passam a ser mais resistentes à manipulação. A leitura é a melhor forma de preservar a democracia", diz.
Para estimular a leit…

Paixão de Cristo é encenada na cidade de Pacatuba

Encenada há 44 anos, a Paixão de Cristo de Pacatuba chega a reunir cerca de 10 mil pessoas por edição, número expressivo, que promete se repetir na próxima Semana Santa, dias 29 e 30 de março, às 19 horas, no Anfiteatro localizado na Praça da Matriz, no centro da cidade. No primeiro dia, a entrada é gratuita. Já no segundo, o público colabora com a doação de uma lata de leite em pó, para a arquibancada, e duas latas de leite em pó, para o camarote. O anfiteatro mantém cenários permanentes, como as réplicas do Palácio de Herodes, Caifás, Pilatos, o Santo Sepulcro, Templo de Jerusalém, entre outros. Todos foram idealizados pelo diretor da peça, Antony Fernandes. "O projeto foi desenhado por mim. Apresentei ao prefeito da época, porque estávamos todos os anos fazendo o palco de madeira, e o tempo de chuva acabava com tudo, tendo que fazer novamente. Então, o prefeito avaliou e mandou executar", recorda. A estrutura fixa foi inaugurada em 1997. Com aproximadamente três horas de…

Mostra Tiradentes em São Paulo exibe filmes premiados em Minas Gerais

Camila Maciel - Repórter da Agência Brasil Começa hoje (15) e vai o dia 21 a 6ª edição da Mostra Tiradentes em São Paulo. Trata-se de uma versão itinerante do festival de cinema que ocorre anualmente na cidade mineira, no mês de janeiro. Serão exibidos 32 filmes, entre longas e curtas, destacando “a nova safra da produção brasileira contemporânea”, diz o texto de apresentação da mostra. As atividades ocorrem no CineSesc e incluem, além da exibição de filmes, debates e ações formativas. A cerimônia de abertura será às 20h, com uma homenagem ao ensaísta, pesquisador e professor Ismail Xavier e uma performance audiovisual que apresentará a temática, a programação e o conceito do evento. O tema desta edição é Chamado Realista e tem o “propósito de refletir sobre as relações intercambiáveis entre cinema e vida”. Na abertura também será exibido o filme Baixo Centro, dirigido por Ewerton Belico e Samuel Marotta, que foi um dos eleitos como melhor filme pelo Júri da Crítica da 21ª Mostra de Cine…