Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 13, 2014

Parlamento português recomenda reconhecimento do Estado da Palestina

Imagem
12/12/2014 | Agência Lusa
O Parlamento português aprovou hoje (12), por maioria, uma recomendação para que o governo reconheça o Estado da Palestina. A proposta, apresentada em conjunto pelo PSD, CDS-PP e PS, teve nove votos contra de deputados dos grupos proponentes. No primeiro ponto do projeto de resolução da maioria e da bancada socialista, o Parlamento insta o governo a "reconhecer, em coordenação com a União Europeia, o Estado da Palestina como um Estado independente e soberano, de acordo com os princípios estabelecidos pelo direito internacional". Esse item foi rejeitado por nove deputados. O segundo ponto da proposta defende que o governo, "em conjunto com seus parceiros da União Europeia e internacionais, continue a promover o diálogo e a coexistência pacífica de dois Estados democráticos Israel e Palestina, pois só por meio de negociações será possível garantir a segurança e a paz naquela região", e foi aprovado pela maioria dos parlamentares. Segundo o mi…

Bolsonaro pode sofrer ação penal

Imagem
12/12/2014  |  domtotal.comO Conselho Nacional de Direitos Humanos protocolou representação na PGR.Pode haver abertura de processo criminal e cível contra o parlamentar. As ofensas do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), direcionada à deputada Maria do Rosário (PT-RS), na terça-feira (9) continuam repercutindo entre diversas entidades de defesa dos direitos humanos. Na tarde de quinta (11), o Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) protocolou representação contra Bolsonaro na Procuradoria-Geral da República (PGR). O pedido é para abertura de processo criminal e cível contra o parlamentar.
“A representação é muito clara, o conselho tem a convicção que foi cometido um crime de incitação à violência, de apologia a um crime considerado hediondo”, disse a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), Ideli Salvatti. Tanto ela como todos os conselheiros, empossados na quarta (10), sentaram-se à mesa com a vice-procuradora-geral da República, Ela Wiecko, e entr…

Mensagem do Papa à Conferência Internacional sobre o clima

Imagem
2014-12-12 Rádio Vaticana
O Papa Francisco enviou uma mensagem à 20.ª Conferência sobre o Clima (COP20), que termina hoje, dia 12, em Lima no Peru, advertindo os líderes mundiais que o tempo para enfrentar as mudanças climáticas está a “esgotar-se”. Num texto endereçado ao Ministro do Ambiente do Peru, Manuel Pulga Vidal, presidente desta conferência da ONU, o Papa Francisco afirma que “as consequências das alterações climáticas, que já se sentem de forma dramática em muitos países, sobretudo nos Estados insulares do Pacífico, lembram-nos da gravidade da incúria e da inação: o tempo para encontrar soluções globais está a esgotar-se” – declara o Santo Padre. A cimeira COP 20 sobre alterações climáticas tem como objetivo abrir caminho a um acordo global para a redução de emissões de CO2. “Apenas podemos encontrar soluções adequadas se atuarmos juntos e de forma harmónica – escreve o Santo Padre. O Papa Francisco na sua mensagem recorda aos líderes mundiais que as suas decisões vão afeta…

Direitos Cósmicos e Espiritualidade

Imagem
13/12/2014  |  domtotal.com Nessa quarta feira, o mundo celebra mais um aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, emitido no 10 de dezembro de 1948. Comumente, a sociedade dominante apresenta os Direitos Humanos apenas como campo de inviolabilidade individual. Nele se destacam os direitos liberais de ir, vir, comprar e consumir.
Nas últimas décadas, quem mais invoca a Declaração dos Direitos Humanos são os impérios ocidentais. Eles insistem nesses direitos individuais, mas para tê-los o passaporte necessário é o dinheiro. Nesse tipo de sociedade, a pessoa só é cidadã se puder ganhar e consumir. Ao mesmo tempo que prega direitos individuais para ganhar mais dinheiro, o governo dos Estados Unidos e seus aliados têm invadido países, torturado e assassinado pessoas e destruído civilizações e culturas humanas. Mesmo nos países que eles não invadem, violam a justiça internacional e patrocinam golpes e financiam os piores partidos políticos, sempre à sombra dos direitos humanos…

A consciência da Boa Nova

Imagem
13/12/2014  |  domtotal.comNo batismo, recebemos a luz para que déssemos testemunho do Cristo. O que temos feito desta luz?Sendo cristãos, somos um povo de profetas. Só no 4º Domingo, o evangelho vai nos falar de Maria, remetendo-nos ao primeiro dia de sua espera, com o “relato” da Anunciação. Podemos pensar, no entanto, em tudo o que ela viveu durante a sua gravidez, em particular, nas últimas semanas. Por atenção ao que se passou com ela, esperando o Messias prometido? Toda cheia de alegria? Certamente. Mas também com uma ponta de inquietação, suplantada pela fé.
A liturgia nos faz cantar o Magnificat entre as duas primeiras leituras. Devemos compreender que a humanidade está em estado de gravidez, em gestação, até a última vinda do Cristo. É, sem dúvida, a gestação do Homem completo, terminal, mas gestação também de nós mesmos, que seguimos realizando o término da nossa criação. Portanto, não nos deixemos apanhar, nem nos afligir, pelo espetáculo do que se passa no mundo, mas creiamo…

Polônia, país com maior aprovação a Francisco

Imagem
domtotal.com Cidade do Vaticano, 13 dez (SIR) – A Polônia é o país onde o Papa Francisco tem o mais alto índice de aprovação pela opinião pública, 92%. A nível global, a aprovação é de 60%. Foi o que revelou uma pesquisa do prestigioso Instituto estadunidense  ‘PewResearch’, divulgada nesta seman em Washington. Após a terra de João Paulo II, os mais altos índices são encontrados na Argentina, seu país natal, e na Itália, terra de origem de sua família, ambos 91%, com 3% contrários na Argentina e 5% na Itália. 
Em termos de continente, Europa e América Latina registram os maiores índices de aprovação, com 84% e 72%, respectivamente. Na América Latina, após a Argentina, os maiores índices de aprovação são a Colômbia com 83%, México e Brasil com 74% e Peru com 72%.
No continente europeu, após Polônia e Itália, seguem França com 88%, Espanha com 84% e Alemanha com 82%. Nos Estados Unidos, 78% dos entrevistados tem uma opinião favorável em relação ao Papa Francisco. No continente africano, p…

Vítima de abusos sexuais envia carta para Francisco

Imagem
13/12/2014  |  domtotal.com
O espanhol Javier Paz Ledesma, que dos 10 aos 20 anos foi vítima de abusos sexuais por parte de um sacerdote de Salamanca, escreveu uma carta aberta ao papa Francisco porque está "indignado com o silêncio da Igreja" sobre seu caso. Na correspondência, divulgada pelo portal "Público", Ledesma lembra o Pontífice que ninguém do Vaticano o chamou para falar do assunto.
"No começo de 2011, apresentei uma denúncia por via canônica contra o sacerdote Isidro López Santos na arquidiocese de Salamanca perante o bispo Carlos López. O motivo da denúncia eram os abusos sexuais sofridos dos meus 10 aos 20 anos por parte daquele sacerdote", diz a carta.
A suposta vítima conta que ainda escreveu diversas vezes à Congregação para a Doutrina da Fé, mas a única resposta que teve de Salamanca e do Vaticano foi o silêncio. Devido a essa inação, Ledesma decidiu apresentar uma denúncia penal contra o religioso. O objetivo era "tornar público o cas…

Tortura: ´O que o relatório muda para nós?´

Imagem
13/12/2014  |  domtotal.com De seus anos em Bagram, Kamil Shah lembra uma mistura de torturas violentas e não violentas Entrada da prisão de Bagram, Afeganistão O relatório americano que detalha as torturas infligidas pela CIA a seus prisioneiros não apaga o sofrimento pelo qual eles passaram, declarou à um detido paquistanês que foi espancado e ameaçado com cachorros. Kamil Shah foi detido em Bagram, uma prisão militar do norte de Cabul, durante muito tempo chamada de "Guantánamo afegão", onde os americanos, quando estiveram à frente dela, foram com frequência acusados de torturar presos acusados de terrorismo. O relatório senatorial americano publicado nesta semana, que detalha as torturas aplicadas pela CIA em presos suspeitos de vínculos com a Al-Qaeda em locais secretos de vários países, provocou uma onda de condenações em todo o mundo. "O que o relatório muda para nós? Por acaso os Estados Unidos vão nos dar indenizações?", pergunta-se o paquistanês Kamil Shah…

La Jalousie - O ciúme

Imagem
Louis (Louis Garrel) é ator e vive com Claudia (Anna Mouglalis), também atriz, em um pequeno apartamento, onde levam uma vida normal, porém complicada financeiramente. A carreira dela vai de mal a pior e ele faz de tudo para ajudá-la, enquanto tenta encontrar tempo ainda para manter-se próximo à filha Charlotte (Olga Milshtein), cuja mãe (Rebecca Convenant) ele abandonou recentemente. País: França Ano: 2014 Gênero: Drama Classificação: 12 Direção: Philippe Garrel Elenco: Louis Garrel, Anna Mouglalis, Rebecca Convenant Duração: 1h17min.

Papa Franscico: Boa imagem no mundo

Imagem
13/12/2014  |  domtotal.com O papa obteve cerca de 60% de opiniões favoráveisSua popularidade logicamente cresce nos países católicos O papa Francisco goza de uma imagem positiva em quase qualquer lugar do mundo, particularmente na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina, indicou nesta semana um estudo de um instituto de pesquisa americano. O papa obteve cerca de 60% de opiniões favoráveis contra 11% desfavoráveis nos 43 países onde a pesquisa foi realizada, segundo o Pew Research Center de Washington. O sumo pontífice é particularmente apreciado na Europa, que ocupa o primeiro lugar com 84% de opiniões positivas; seguida por Estados Unidos, onde estará de visita em 2015, onde soma 78%. O Papa, nascido na Argentina, tem 72% de aprovação na América Latina. Na África sua imagem é mais indiferente. Francisco obteve 44% de resultados favoráveis, contra 40% que não emitiram opinião. Já na Ásia as porcentagens foram de 41% positivos e 45% sem opinião sobre o papa. Sua popularidade log…

Apostolado da Oração e MEJ tem novo Diretor Nacional

Imagem
O Superior Geral da Companhia de Jesus, Pe. Adolfo Nicolás, SJ, nomeou o novo Diretor Nacional do Apostolado da Oração e do Movimento Eucarístico Jovem do Brasil. Pe. Eliomar Ribeiro, SJ, 49 anos, nasceu em Iúna – ES, é Mestre em Teologia Pastoral com especialização em juventude pela Universidade Salesiana de Roma, foi Sócio do Provincial da antiga Província do Nordeste e atualmente é Superior da Residência Sagrado Coração de Jesus e Diretor do Mosteiro dos Jesuítas, Baturité – CE. Desde já vamos intensificar nossas orações para que o Sagrado Coração de Jesus abençoe os trabalhos futuros com muitos frutos. Seja bem-vindo Pe. Eliomar nesta grande rede de corações unidos em oração a serviço do Reino de Cristo! O Apostolado da Oração e MEJ-Brasil o acolhem de braços abertos. O nosso muito obrigado ao Pe. Otmar Jacob Schwengber, SJ, que foi Secretário Nacional durante nove anos dedicando-se inteiramente a esse serviço apostólico. Conte sempre com nossas orações! Sagrado Coração de Jesus,…

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

VIVENDO E APRENDENDO

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil