Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho 26, 2019

Literatura indígena, negra, feminina e cearense atravessam a curadoria da Bienal do Livro

Dez dias, expectativa de mais de 400 mil visitantes distribuídos por 12 mil metros quadrados. Pelo menos 15 espaços temáticos e mais de 300 convidados – escritores, ilustradores, editores, livreiros, mediadores de leitura, distribuidores e outros profissionais do mercado editorial –, brasileiros e de outros países, envolvidos em palestras, mesas-redondas, oficinas, contação de história, lançamento de livros e bate-papos, não apenas no Centro de Eventos do Ceará, mas em vários locais de Fortaleza e até de outros municípios. Tudo em paralelo a uma feira com mais de 150 expositores, em uma programação plural e gratuita. Os próprios números da XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará são o primeiro indício de sua robustez e importância no calendário cultural do Estado. Mas o evento começa muito antes de sua abertura, da montagem dos estandes ou divulgação dos convidados. Ele se inicia com duas perguntas: como estamos existindo no mundo atual? De que maneira os livros e a leitura atrav…

Museu de História Natural do Ceará: uma iniciativa de grande relevância que carregará o nome do professor Dias da Rocha

Já pensou como seria legal termos aqui no Ceará um Museu de História Natural? É o que foi debatido nesta sexta-feira, 26/7, entre a secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gestores e pesquisadores do Museu Nacional de História Nacional, a gestora do Museu do Ceará, além de professores e pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará – Centro de Ciências da Saúde. Uma iniciativa de grande relevância que carregará o nome do professor Dias da Rocha, um cidadão que tinha um dos maiores acervos de história natural no Ceará, hoje situado no Museu do Ceará. “Com este projeto da criação de um Museu de História Natural do Ceará, o acervo ganha uma relevância, principalmente, por se desenvolver através de uma relação interinstitucional da UECE junto com a UFRJ, que articula dois Museus (o Museu Nacional e o Museu do Ceará) para desenvolver um projeto de grande importância para o patrimônio natural e cultural do nosso Estado. Além disso, esta relação com o Museu Nacional, que não é um museu …

Sarau reúne seis atrações da literatura, música e artes na Praça Veiga Cabral, em Macapá

'Estação Poesia' faz parte do 'Macapá Verão' a partir das 16h desta sexta-feira (26).
Por Ugor Feio, G1 AP — Macapá
Novidade na programação do Macapá Verão 2019, o "Estação Poesia" reúne amantes da literatura num sarau grande na Praça Veiga Cabral. Estão confirmadas seis atrações da poesia, música e artes visuais, com espaço para autógrafo de autores, assim como feira de artesanato e gastronomia. O evento acontece nesta sexta-feira (26), a partir das 16h, no Centro da cidade. A tarde de atrações voltadas ao segmento começa com exposição do artista plástico amapaense Jeriel e além da programação cultural, o evento contará com um varal de poesia. O espaço também estará aberto aos poetas de primeira viagem e mais experientes, para que declamem as poesias expostas no "varal" aos presentes. Exposição de artes visuais terá obras produzidas por Jeriel Souza — Foto: Jeriel Souza/Arquivo Pessoal
Segundo a diretora-presidente da Fundação Municipal de Cultura …

Bíblia Sagrada

Por Gonzaga Mota - Professor aposentado da UFC
Tomamos a liberdade de sugerir, nesse resumido texto, a leitura e interpretação da Bíblia. Conforme estudiosos, é o Livro mais vendido de todos os tempos; todavia, não sabemos se é o mais lido e interpretado. Consideramos o Texto mais sábio da literatura universal. É formado pelo Novo e Antigo Testamentos. Todos os livros bíblicos destacam a importância das análises teológicas, é um convite à reflexão. Existem estudos controversos, no entanto, para nós a Bíblia é a palavra de Deus. É bom salientar que a Sagrada Escritura não pertence aos estudiosos, mas ao povo. O Antigo Testamento inclui 46 livros anteriores a Jesus Cristo e o Novo Testamento, abrange 27 livros que exaltam Jesus como enviado de Deus. Acreditamos que a Bíblia Sagrada não se destina somente à leitura, mas principalmente, à oração. Os ensinamentos contidos são vários, no entanto, podemos resumi-los em uma só expressão: “Amar a Deus e ao próximo como a si mesmo”. A exegese bí…

Estudantes do sertão cearenses usam realidade aumentada para auxiliar pessoas com baixa visão

O projeto, ainda em fase de testes, faz parte de grupo de tecnologia assistiva e já participa de concursos nacionais Aplicativo voltado para pessoas com miopia, baixa visão e outras dificuldades visuais está sendo desenvolvido por universitários cearenses. O funcionamento depende apenas de um smartphone e de um óculos de realidade aumentada para encaixar o aparelho. Comandado por voz, ele é capaz de ampliar e movimentar imagens, facilitando atividades educacionais. Em fase de testes, o VREye pode ser disponibilizado gratuitamente em breve. O projeto é desenvolvido por Marcelo Martins e Jeimison Moreno, estudantes de Engenharia de Computação na Universidade Federal do Ceará (UFC) em Quixadá, sob orientação do professor Wagner Al-Alam e da administradora do campus, Roberta Dutra. Roberta conta que o VREye se inspirou em um sistema já disponível no mercado, porém compatível somente com uma marca de smartphones. “É uma ideia nova que estamos implementando e surgiu de uma necessidade do c…

Justiça Militar absolveu Jair Bolsonaro contra a prova, afirma livro

'O cadete e o capitão', do jornalista Luiz Maklouf Carvalho, questiona decisão do Superior Tribunal Militar que isentou o hoje presidente. Bolsonaro (dir.) era um dos acusados do plano de explodir bombas em unidades militares em protesto contra os baixos salários. Foto (Divulgação/Toda Via Editora) Jair Bolsonaro foi eleito presidente sem que o país conhecesse circunstâncias sobre o mais grave episódio que marcou sua carreira militar e antecedeu sua entrada para a política: o plano de explodir bombas em quartéis do Rio, em protesto contra os baixos soldos em 1987. Por essa acusação, ele foi processado e absolvido pelo Superior Tribunal Militar (STM) por 9 votos a 4. Caso encerrado? Não. É isso o que afirma o livro O cadete e o capitão, do jornalista Luiz Maklouf de Carvalho.
Após 32 anos, Maklouf conta que a análise das mais de 700 páginas do processo e dos 31 arquivos com as gravações inéditas da sessão de julgamento revela como a decisão dos ministros do STM contrariou os la…