Postagens

Mostrando postagens de Maio 22, 2020

Anúncios Parceiro Magalu - Erigleissonevoce

O caminho do vírus

Imagem
HarperCollins disponibiliza gratuitamente o livro ‘Como os vírus e as pandemias evoluem’, dos autores Pirulla e Reinaldo José Lopes Em qualquer batalha, é fundamental conhecer o inimigo, e a teoria da evolução está entre as chaves mais importantes para compreender tanto o novo coronavírus quanto antigas e futuras ameaças infecciosas à saúde dos seres humanos. Pensando nisso, o paleontólogo e YouTuber Pirulla e o jornalista Reinaldo José Lopes, disponibilizaram gratuitamente o e-book Como os vírus e as pandemias evoluem (HarperCollins) para contribuir ao esforço de guerra contra a pandemia. Na obra, eles explicam o processo de como certos vírus (e outros parasitas microscópicos), antes desconhecidos, passam a colocar em risco a vida de milhões de seres humanos num tempo relativamente curto.
Via PUBLISHNEWS

Para entender a pandemia

Imagem
Publicado pela Intrínseca, livro mostra como poderíamos estar muito mais bem preparados para essa pandemia e analisa outros surtos e epidemias de doenças infecciosas O novo coronavírus, responsável pela covid-19, pegou a maior parte da população mundial de surpresa e deixou a vida no planeta em suspenso, enquanto cientistas buscam incessantemente tratamentos e vacinas contra esse inimigo invisível. Poderia ter sido diferente. Em Inimigo mortal: Nossa guerra contra os germes assassinos (Intrínseca, 304 pp, R$ 49,90 – Trad.: Ana Rodrigues, Bruno Casotti, Jaime Biaggio e Marina Vargas), Michael T. Osterholm, um dos grandes nomes da epidemiologia internacional, mostra como poderíamos estar muito mais bem preparados para essa pandemia e analisa diversos outros surtos e epidemias de doenças infecciosas, como Sars, Aids e Ebola, suas causas e desdobramentos. A obra foi escrita em parceria com Mark Olshaker, coautor de Mindhunter. Com base no que há de mais recente nas ciências médicas, estu…

Refletindo sobre o “paradoxo das livrarias”

Imagem
Em artigo, a editora Paula Cajaty reflete sobre a sustentabilidade do atual modelo de negócio de livrarias. Em reflexão sobre o artigo do escritor Antônio Carlos Cortez, publicado nesta semana no jornal português Público e do qual eu ouso divergir em alguns pontos específicos, abordo aqui o que eu costumo chamar em grupos de editores e debates como o “paradoxo das livrarias”: Se as livrarias estão fechando, em escala planetária e em ritmo constante, cabe investigar o motivo pelo qual o modelo de negócio não está sendo sustentável. E a sustentabilidade se revela em uma equação tênue de equilíbrio entre receitas e despesas. Do lado das despesas, sabemos que as livrarias obtém o seu “mostruário” e estoque sem precisar adiantar o pagamento dos produtos, nem o custo da entrega deles, e só pagam meses após a efetiva compra dos clientes. O problema, então, não parece estar com os fornecedores (editores e distribuidores) mas, sim, situa-se na entrada financeira, isto é, no que pagam os seus …

Museus on-line, concursos e batalhas: a produção da arte durante o isolamento

Imagem
Iniciativas divulgam e compartilham obras de artistas brasileiros nas redes sociais Obra de Marcia de Moraes no Museu do Isolamento Brasileiro (Reprodução/Instagram/Marciademorais)
Se, mais do que nunca, estamos precisando usar a criatividade para lidar com os desafios impostos pela pandemia, a possibilidade de nos conectarmos com a arte pode ser uma boa forma de, mesmo confinados, ampliarmos os nossos horizontes. Diferentes iniciativas surgidas nos últimos dias apostam tanto no incentivo à produção dos artistas quanto na divulgação de suas obras pela internet, para que o público também possa encontrar novos estímulos neste momento.
Idealizada por três publicitários espanhóis – Emma Calvo, José Guerrero e Irene Llorca –, a página do Instagram The Covid Art Museum (@covidartmuseum) está em atividade desde 19 de março e conta hoje com quase 100 mil seguidores. "Nos primeiros dias de quarentena na Espanha, nós notamos como artistas e amigos estavam compartilhando criações ligadas à …