Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Novembro 9, 2017

Lucarocas poeta, em apresentação na 1ª Feira do Livro de Sobral

Primeira Feira do Livro em Sobral encerra a programação hoje

Escritores de diferentes origens e pulsões literárias se encontram a partir de hoje, 7, na primeira edição da Feira do Livro de Sobral. Em apenas um espaço, o evento vai colocar na mesma rota de colisão nomes como Ana Miranda, Socorro Acioli, Talles Azigon, Raymundo Netto, Carmélia Aragão e o criador da Turma da Mônica, Maurício de Sousa. O evento, que é gratuito, acontece no Centro de Convenções de Sobral e vai até quinta-feira, 9. Mendes Júnior, um dos organizadores da feira, destaca a necessidade de aproximar as populações do livro como bem físico. “Queremos que a população de Sobral converse mais sobre livros, compartilhe com a família e os amigos estas experiências e seja atraído, apaixone-se. Queremos, ainda, dentro de uma missão que nos impusemos, diminuir a distância entre o livro - ‘objeto’ que ainda provoca medo - e o olhar do futuro leitor”, diz. A ligação entre livro e leitor vai passar pela presença de uma figura determinante no processo de leitura: o autor. “Esse tipo d…

11º For Rainbow começa hoje, no Centro Dragão do Mar

Dando visibilidade e celebrando as diversidades, o For Rainbow - Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual chega hoje à 11ª edição. O evento ocorre no Dragão do Mar com programação dividida entre espaços do centro cultural. Os 32 filmes selecionados serão exibidos na sala 2 do Cinema do Dragão, em diferentes horários. Já as apresentações de artes cênicas e música ocorrem entre a Arena Dragão (embaixo do planetário) e o teatro (ver destaques). Sobre o assunto Diversidade sexual no ambiente educacional, por Bruna BenevidesDiversidade sexual na pauta jornalística, por Lívia PerezDiscussão sobre diversidade sexual, por Alice Riff Mesmo com mais de uma década de história, o For Rainbow encontrou problemas financeiros nessa edição. Segundo Verônica Guedes, diretora do evento, o apoio do Governo do Estado só deve ser repassado após a realização do festival. “A burocracia, que independe da boa vontade desse ou daquele gestor, acaba atrasando (o apoio) e a gente recebe depois. Quando n…

Nomofobia: quando o uso de tecnologias vira doença

A forte presença das tecnologias na vida moderna pode dificultar a identificação do problema. Pacientes do grupo mostram seu celular, no Rio de Janeiro. (AFP)
Como muitos de sua geração, o estudante L.L., 29 anos, ama computadores. Mas o apego à tecnologia começou a afetar os estudos, o trabalho, o relacionamento com a família e amigos. Virou uma forma de evitar as pessoas. Foi quando viu que precisava de ajuda.
L.L. sofre de dependência digital, ou nomofobia (do original "no mobile fobia"), uma patologia com consequências psíquicas, sociais e físicas.
Em setembro, ele iniciou o tratamento no Instituto Delete, o primeiro do Brasil especializado em detox digital e que presta atendimento gratuito.
Instalado no Instituto de Psiquiatria (Ipub) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Delete foi criado em 2013 pela psicóloga Anna Lucia King e desde então avaliou 800 pessoas com algum tipo de dependência tecnológica.
"Comecei a perceber que os pacientes tinham depe…

“Eu tenho Síndrome de Down e não deveria precisar justificar a minha existência”

Em avassalador discurso de 7 minutos, talentoso rapaz com a síndrome dá recado aos "progressistas" que querem eliminá-la matando gente O discurso de 7 minutos de Frank Stephens no Congresso dos Estados Unidos deu a volta ao mundo e pode ser um bom safanão na consciência endurecida dos autodenominados “progressistas” que consideram “um grande avanço” eliminar do mundo a Síndrome de Down mediante a eliminação das próprias pessoas com Síndrome de Down. Frank Stephens é ator, escritor, porta-voz da Global Down Syndrome Foundation e membro da equipe administrativa da Special Olympics no Estado da Virgínia. Ele mesmo tem a síndrome – e uma vida com mais conquistas e realizações do que a média das pessoas sem a síndrome. Seu discurso começou bem direto: “Quero dizer que não sou cientista nem pesquisador. Mesmo assim, ninguém sabe mais da vida de uma pessoa com Síndrome de Down do que eu. Seja o que for que vocês aprenderam hoje, lembrem-se disso: eu sou um homem com Síndrome de Down…

Artista Visual Rian Fontenele lança o livro: Ausência [Memórias Ancoradas]

Ausência [Memórias Ancoradas] é uma publicação bilíngue que tece o movimento de produção múltipla do artista visual cearense Rian Fontenele. Ao longo das 168 páginas, o livro traz imagens de suas obras intercaladas com ensaios, poemetos e apresentação e entrevista da escritora e crítica de arte Bianca Dias. O evento de lançamento acontece nesta segunda-feira, dia 06 de novembro, às 19h, no atelier do artista, em Fortaleza (CE), espaço de produção, exposição e de morada de Rian Fontenele que está muito presente na publicação. “O vazio é seu ponto de apoio, e é assim que a pluralidade do trabalho de Rian Fontenele é aqui compilada; trata-se de assinalar a trajetória de um campo de questões que ganha expressão e força em diferentes linguagens”, escreve Bianca Dias, que estabelece um diálogo franco e rico com o artista, oferecendo ao leitor um panorama da trajetória, do lastro e do processo criativo de sua obra, que transita entre o desenho, a gravura e o bordado até condensar em sua pin…

Rio exibe obras que buscam a terceira dimensão na pintura

Paulo Virgílio - Repórter da Agência Brasil Na mostra Memória e Transformação, obras buscam ultrapassar os limites entre a pintura e a esculturaAssessoria de Imprensa/Exposição Obras que buscam ultrapassar os limites entre a pintura e a escultura podem ser vistas na exposição Memória e Transformação, do artista visual Mário Camargo, inaugurada na noite de ontem (8), para convidados, no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro. Dez trabalhos em grandes dimensões, entre pinturas, objetos e instalações, integram a mostra, realizada menos de um mês depois de Camargo ter sido um dos 19 artistas brasileiros que participaram da Bienal de Arte Contemporânea de Florença, na Itália, encerrada em dia 15 de outubro. Na exposição, com curadoria de Ruy Sampaio, as pinturas parecem saltar da tela, na busca da transformação em um objeto, escultura, instalação ou simplesmente saindo do retângulo. “Meu trabalho transita entre a arte gestual e abstração lúdica. Eu pego obras antigas e rasgo as telas …

Mudanças na aplicação do Enem reduziram o número de candidatos eliminados

Sabrina Craide – Repórter da Agência Brasil Um total de 273 candidatos inscritos no Exame Nacional do ensino Médio (Enem) foram eliminados no primeiro dia de prova realizada no domingo (5). Desses, 264 foram por descumprimento de regras do edital, como portar equipamentos eletrônicos, ausentar-se antes do horário permitido, usar material impresso e não atender a orientações dos fiscais. Outros nove candidatos foram eliminados por porte de objetos proibidos identificados pelo sistema de detecção de metal. O número de eliminações no primeiro dia de prova deste ano foi bem menor do que no ano passado, quando 3,9 mil pessoas foram eliminadas no primeiro dia e 4,7 mil no segundo dia. O principal motivo das eliminações em 2016 (44,3%) foi a falta de marcação do tipo de prova recebida. Neste ano, como foi usada a prova personalizada, com os cadernos de questões identificados com nome e número de inscrição do participante, não foi preciso marcar o tipo de prova recebida. Segundo o Instituto N…