Postagens

Mostrando postagens de Junho 23, 2018

O padrão qualidade do ensino

Imagem
Carlos Delano Rebouças* Qual o verdadeiro conceito de qualidade da educação brasileira? Como é definida pelos principais protagonistas - educadores e educandos - quanto aos seus resultados?

São perguntas, confesso, que me faço cada vez que vejo o tratamento que dão a educação, esta mesma usada como palavra-chave de teses e discursos, com argumentos teórica e inquestionavelmente ricos, contudo, controversos na sua prática, sobretudo quando se constrói tendo por base interesses difusos, mesmo que paradoxalmente represente a falta deles.

A escola faz de conta que ensina e diz que é de qualidade. Estabelece, como um quase invisível pano de fundo, que educa de verdade apenas por repassar conhecimentos, cumprindo à risca o seu planejamento, muitas vezes para atender às necessidades das classificadas turmas especiais, oriundas de uma espécie de segregação que divide o joio do trigo, mas que também são suas, como fortalecimento de uma imagem positiva no mercado.

Mas esse foco voltado para a posi…

A essência do forró em boas mãos

Imagem
Texto: Cristina Pioner e Germana Cabral Quem sabe dançar, arrocha nos passos. Quem não sabe,  anima-se só de ouvir o forró, um estilo musical tradicional do Nordeste brasileiro cujo representante maior é, sem dúvida, o pernambucano Luiz Gonzaga. Porfírio do Acordeon, 16 anos, de Tauá, e Cecília do Acordeon, 10 anos, de Redenção, têm em comum o talento e a paixão pelo instrumento FOTOS: HELENE SANTOS Em meio a tantos lançamentos no mercado musical, as raízes dessa identidade cultural não secaram. Ao contrário, elas se renovam e continuam vingando por meio de pequeninas mãos que se apropriam da sanfona com seriedade, competência e muita alegria.
São essas crianças e adolescentes, representando diversas cidades do Ceará (Juazeiro do Norte, Iguatu, Tauá, Caucaia, Redenção e Ocara), que estão reunidos neste Doc  “Sanfoneirinhos”, intitulado assim, no diminutivo, não por ausência de talento, mas por terem começado cedo a tocar o instrumento.
O pernambucano Luiz Gonzaga iniciou a carreira na in…

COMO NÃO TRATAR UMA MULHER

Imagem
Grecianny Carvalho Cordeiro* Tudo tem limite. Amar sem limites sufoca o outro. Odiar sem limites sufoca a si mesmo. O desprendimento sem limites atrai a exploração de outrem. O egoísmo sem limites afasta o outro. E assim é com tudo na vida. Em relação à brincadeira, quando essa passa dos limites, o flanco fica aberto para a insensatez, para a bizarrice, para a vulgaridade, para a maldade e até para o crime. Rússia. Copa do Mundo 2018. Alguns torcedores brasileiros, em momentos diferentes, passaram dos limites quando resolveram fazer “brincadeiras” com umas moças russas, vídeos esses que circularam em redes sociais e se espalharam pelo mundo. Primeiro, a algazarra dentro de um avião, quando vários brasileiros faziam barulho e chacota enquanto a comissária de bordo tentava transmitir as instruções de segurança. Segundo, um grupo de brasileiros aborda três moças e faz com que repitam uma frase nada respeitosa. Terceiro, outro grupo de brasileiros faz com que uma moça repita uma frase so…

Outras vidas

Imagem
Paulo Eduardo Mendes* Difícil tema. Encontrar detalhes definidos. Vultos. Nomes. Vontade enorme de comunicar. Assim os aspectos da vida. Motivação de sonhos. Reencontros expressivos. Certezas! Tudo com encaixe ajustável à realidade vivida em passadas existências. Outras vidas em relato para dizer verdades. Transmitir fatos incontestes de ontem, que emergem do subconsciente em planos de hoje. Descrições vindas de "inspiração" transcendental. Nenhuma psicografia. Uso da nossa própria capacidade de contar, por escrito, o que nos foi passado por "alguém" do "outro lado" da vida. Modo de elucidar o que captamos em visões ousadas ou reprimidas. Outras vidas na lógica procedimental do raciocínio advindo da doutrina Espírita. Doutrina conveniada com o Evangelho de Jesus. Verdadeiro arquivo vivo das "outras vidas" que todos nós vivenciamos, quer acreditemos ou não nos diversos modos de existência. Evolução sistemática nos planos de Deus. Somos investidos…

Mais Visitadas

Espírito Santo: Dom Pascal

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil

PRESIDENTE DE PORTUGAL FELICITA CHICO BUARQUE POR PRÊMIO CAMÕES DE LITERATURA