Postagens

Mostrando postagens de Agosto 30, 2018

Primeira edição do FliSertão terá palestra com Saulo Gomes

Imagem
Petrolina sediará a partir desta quarta-feira (29), até o próximo domingo (2), a primeira edição do Festival de Literatura do Sertão do São Francisco (FliSertão), que traz o tema “Petrolina: cidade alfabetizadora” e vai homenagear o escritor petrolinense Antônio Padilha. O evento, que será realizado em dois endereços, sempre das 9h às 21h, contará com lançamentos de livros, apresentações musicais, teatro, espaço geek, concurso de cosplays e atividades multiculturais e esportivas. No Polo do Centro de Convenções, são esperadas cerca de 20 mil pessoas, que poderão circular entre mais de 50 estandes. Já no Parque Josepha Coelho, o público estimado é de 5 mil. Um dos destaques da programação é o comunicador Saulo Gomes. À frente do programa “Momento Cultural”, da Rádio Folha 96.7 FM, há 14 anos, ele vai falar sobre a Cultura Popular Nordestina. Saulo pretende abordar temas como a poesia, a música e a dança da região. “É muito assunto para pouco tempo, mas pretendo falar sobre a poesia do 

Biografia reconstitui a cotidiano das mulheres no cangaço

Imagem
por Dellano Rios - Editor de Área Maria Bonita e Lampião, em um dos registros feitos por Benjamin Abraão ( FOTO: CIA. DAS LETRAS/ DIVULG. ) Oitenta anos após o massacre na Grota de Angicos, em Sergipe, quando Lampião e seu bando foram mortos e decapitados, o rei do cangaço vem sendo relembrado em um sem fim de narrativas. E, mais uma vez, a fama e os feitos do capitão Virgulino Ferreira da Silva ameaçam ofuscar os demais personagens daquela trama. > Uma história que se coloca contra o silêncio  Em meio a lançamentos editoriais sobre o tema, se destaca "Maria Bonita: Sexo, violência e mulheres no cangaço", da jornalista Adriana Negreiros. O livro chega às livrarias nesta sexta-feira, 31, pela editora Objetiva. A reportagem biográfica acerca da cangaceira, companheira de Lampião, mostra o quão rica e complexa são as outras histórias daquele tempo. Trajetórias como a da baiana Maria Gomes de Oliveira, que largou a vida que levava para ingressar no cangaço, contribuem para a ev…

Casa do Barão de Camocim recebe programação de abertura nesta quinta-feira

Imagem
Hoje, a partir das 18 horas, o Centro Cultural Casa do Barão de Camocim finalmente será aberto e entregue à população. Após passar por ampla reforma e restauro, além de ter sediado a edição de 2016 da Casa Cor Ceará e, neste ano, o 69º Salão de Abril, o equipamento contará com programação voltada às artes visuais e também integrará o Complexo Cultural Vila das Artes. A programação da noite de abertura do Centro Cultural Casa do Barão de Camocim será marcada por apresentação do Maracatu Solar e, ainda, pelo início da exposição Nossas Janelas, do cearense Descartes Gadelha. A mostra de artes visuais reúne 45 obras do artista e tem curadoria de Norma Paula Moreira. A exposição, que traz religião, cultura e política como temas, é dividida em cinco seções: Janelas Sociais, Janelas da Terra, Janelas da Cultura, Janelas da Fé e Outras Janelas.
Inauguração do Centro Cultural Casa Barão de Camocim Quando: hoje, 30, às 18 horas Onde: rua General Sampaio, 1632 - Centro (em frente à Praça da Bandeir…

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

VIVENDO E APRENDENDO

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil