Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Maio 17, 2019

V Encontro de Leitores do Sertão Central acontece nos dias 17 e 18 de maio

Local: Universidade Estadual do Ceará, Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - Quixadá, CE
Data: 17 de maio de 2019, 14h - 18 de maio de 2019, 18h O evento acontece nos dias 17 e 18 de maio de 2019, nas dependências Faculdade de Educação, Ciências e Letras –   Universidade Estadual do Ceará, na Rua José de Queiroz Pessoa, 2554, Planalto Universitário – Quixadá-CE.  O V Encontro de Leitores do Sertão Central, promoverá  palestras, mesas redondas, bate papos, oficinas e exposição de lojinhas. A programação mescla o universo literário da ficção, do mundo geek com a cultura e literatura regional. As inscrições podem ser feitas no site no encontro – Link  O Encontro de Leitores do Sertão Central (ELSC) surgiu em 2015, a fim de ser um dos primeiros eventos literários da cidade de Quixadá/CE, com o intuito de abranger todo o Sertão Central Cearense e demais regiões, através do incentivo e propagação do ato de ler. É hoje o maior evento literário do interior do estado do C…

Videomensagem: Ó Maria concebida sem pecado...

Jabuti muda de novo e homenageia Conceição Evaristo

A principal alteração foi separação das categorias Infantil e Juvenil, que haviam sido unidas no ano passado
Depois de uma edição marcada por polêmicas envolvendo uma mudança drástica no regulamento do mais tradicional prêmio do mercado editorial brasileiro e um embate, que foi para o lado pessoal, entre o então curador Luiz Armando Bagolin, que acabou renunciando, e pessoas do mercado descontentes com as alterações, o Prêmio Jabuti anunciou novas mudanças para a 61.ª edição. A principal alteração foi separação das categorias Infantil e Juvenil, que haviam sido unidas no ano passado - decisão muito criticada. Outra mudança anunciada agora é que livros de reportagem de documentário passam a integrar a categoria Biografia, e não mais Humanidades, que era muito ampla. Ou seja, agora eles têm mais chance de ganharem. A categoria Tradução sai do eixo Literatura e passa a ser encarada como uma área técnica ao ser incluída no eixo Livro. Assim, ela perde a oportunidade de concorrer ao Livro do …

PASSO FUNDO: Escola municipal lança espaço dedicado à literatura para alunos

Ler para conhecer, para aprender e se preparar para o futuro. De muitas formas o livro contribui e está presente na vida dos estudantes. E quando a leitura recebe incentivo especial por parte da escola, aí sim que ler se torna alegre e recompensador. Foi isso o que aconteceu na Escola Municipal Arlindo de Souza Mattos, onde foi inaugurado o Espaço da Leitura na semana passada. 
Mais do que um local onde os livros estão guardados, o Espaço da Leitura é o lugar onde os livros estão esperando para serem lidos, para compartilhar com olhos e mentes atentas tudo que de melhor têm a oferecer. É por isso que a inauguração se tornou uma grande e bonita festa, com a presença da comunidade, de autoridades, professores, direção e funcionários. Afinal, foram diversos anos de espera pelo local. 
"Fazia anos que esperávamos por um espaço de leitura, de livros e conseguimos encontrar esse lugar. E com a ajuda e a colaboração de várias pessoas da secretaria de Educação, da comunidade e de professor…

Família

Por Gonzaga Mota - Professor aposentado da UFC
A Sagrada Família representa um exemplo para nós, mediante os sentimentos da fé, da humildade, da esperança, enfim, da solidariedade humana. É difícil viver fora do ambiente familiar. Na medida em que tenhamos uma família bem constituída, com certeza, as dificuldades e os problemas da vida cotidiana serão ultrapassados com mais facilidade e menos sofrimento.  Dentro desta linha de pensamento, é básico reconhecermos a importância dos valores espirituais sobre os materiais. Aqueles são duradouros e nos conduzirão, sem dúvida, à vida eterna. Estes são efêmeros e, nem sempre, nos proporcionam, apesar do conforto, a alegria permanente. Os bons pais sabem a oportunidade de aconselhar, perdoar, compreender, a importância da paciência e da sinceridade, os momentos de repreensão – sem denegrir a imagem dos filhos –, a prudência nos julgamentos, bem como a liberdade com responsabilidade.  Os ensinamentos e os exemplos paternos são fundamentais para…

Festival promove bate-papo sobre ciência em bares de Fortaleza

Festival será realizado em maio nos bares "Cantinho do Frango", "Brava Boteco Carnes e Frutos do Mar" e "Boozer’s Pub"
O festival mundial de divulgação científica “Pint of Science” chega a Fortaleza para nova edição neste mês de maio. O evento promove conversa sobre ciência, em que pesquisadores falam com o público sobre temas da área em mesas de bar. A programação ocorrerá nos dias 20, 21, e 22 nos bares "Cantinho do Frango", "Brava Boteco Carnes e Frutos do Mar" e "Boozer’s Pub". O festival, que tem o intuito de estabelecer um canal direto de conversa entre o cientista e a sociedade, aborda temas como astronomia, saúde, biodiversidade, ciência dos alimentos, engenharia de transportes e direito. A ideia é apresentar atualidades nestas áreas do conhecimento e esclarecer dúvidas. A entrada nos bares é gratuita. Evento não requer inscrição prévia e não há emissão de certificado. Confira programação Segunda, 20 Temas: “Como cidade…

'Bacurau' leva Brasil a Cannes no momento que tentam 'esconder a cultura brasileira', diz diretor

Referências à política brasileira são inevitáveis, para além das reviravoltas da trama, que incluem um prefeito que tenta comprar votos em troca de medicamentos fora da validade. 'Bacurau', filme de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. (Divulgação)
Por Sarah White e Phyllis Xu
CANNES, França - Filmado em uma pequena cidade do sertão nordestino que enfrenta crônicos problemas de abastecimento de água, não faltam comentários sarcásticos sobre a política brasileira em "Bacurau", um dos concorrentes ao prêmio de melhor filme no Festival de Cinema de Cannes.
Mas a brincadeira também é uma história sombria de resistência contra os invasores norte-americanos sedentos por sangue, que combina elementos de fantasia, ficção científica e terror gore.
Como descrito pelo crítico David Ehrlich, do IndieWire , é "um faroeste (igualmente) maravilhoso e desvairado sobre os perigos da modernização desenfreada".
Assim como os habitantes da cidade ficcional de Bacurau, oca…