Pular para o conteúdo principal

Prêmio Templeton 2019 vai para físico e astrônomo brasileiro Marcelo Gleiser

Gleiser é o primeiro latino-americano a ganhar o prêmio criado em 1972 e considerado o 'Oscar da espiritualidade'.
'A ciência é a nossa metodologia mais poderosa para compreender o mundo natural', diz Gleiser.
'A ciência é a nossa metodologia mais poderosa para compreender o mundo natural', diz Gleiser. (Dartmouth College/Eli Burakia/Divulgação)

O físico e astrônomo brasileiro Marcelo Gleiser, recebeu nesta quarta-feira (29), nos Estados Unidos, com o Prêmio Templeton 2019, considerado o 'Oscar da espiritualidade'. A distinção é dada a personalidades que contribuíram para afirmar a dimensão espiritual da vida e havia sido anunciada em março.
É a primeira vez que um latino-americano é homenageado no evento, que foi criado em 1972. Como recompensa o físico receberá o equivalente a R$ 5,5 milhões.
Marcelo Gleiser, especialista em Cosmologia, nasceu no Rio de Janeiro há 60 anos e mora desde 1986 nos Estados Unidos. Ele não acredita em Deus, mas se considera agnóstico. "O ateísmo é inconsistente com o método científico", afirmou em entrevista. "O ateísmo é uma crença na não-crença. Então, você nega categoricamente algo contra o qual você não tem provas. Mantenho a mente aberta, porque entendo que o conhecimento humano é limitado", completa o cientista.
Marcelo contribui de maneira significativa com a espiritualidade. Em análises de números, gráficos e tabelas, em busca de pistas que ajudem a desvendar a formação do universo, Gleiser procura responder um questionamento: Afinal, quem somos?
"A ciência é o caminho para entendermos o mistério da existência humana", disse Marcelo Gleiser durante a cerimônia de entrega do prêmio em Nova York. "É mais ou menos o que o paleontólogo faz: a partir de ossos de dinossauro, reconstrói o passado. Buscamos pistas no universo para reconstruir a história desde o Big Bang até hoje", explicou.
Para ele, ciência e espiritualidade caminham juntas. “A ciência é a nossa metodologia mais poderosa para compreender o mundo natural. Mas, por outro lado, a ciência tem limite e oferece só um tipo de explicação."
"Mantenho a mente aberta para surpresas. Depende do que você chama de Deus. Tem gente que diz que é a natureza. Então, se Deus é a natureza, eu sou uma pessoa religiosa", afirmou.

Redação DomTotal / AFP / G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …

POPE FRANCIS GENERAL AUDIENCE 2016.06.08

Participe da Coletânea "100 Poetas e 100 Sonetos"

O Instituto Horácio Dídimo de Arte, Cultura e Espiritualidade está selecionando 100 poetas para compor a Coletânea “100 Poetas e 100 Sonetos”. Os sonetos são de tema livre e devem ser metrificados em qualquer tamanho ou estilo, rimados ou não. 

Não haverá taxa de inscrição e nem obrigatoriedade de aquisição do livro pelos participantes, que em contrapartida cedem seus direitos autorais. 

A data e local do lançamento da coletânea serão definidos posteriormente. 

Para participar, envie o seu soneto para o email ihd@institutohoraciodidimo.org ou pelo formulário até 10/07/2019 com uma breve biografia.

Por https://institutohoraciodidimo.org/2019/06/11/coletanea-100-poetas-e-100-sonetos/