Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 6, 2017

Estrela que guia os magos

Imagem
Padre Geovane Saraiva* Em Belém, numa cidade pequena, nasce uma pobre criança, aliás, nem nasce na cidade, e sim no campo, como tão bem sabemos, numa manjedoura, entre animais e pastores. Essa criança veio com a missão de dar a vida por suas ovelhas, chamando a atenção para a realidade do seu mundo: antagonismos e mundo envolto em mistério. Nasce no meio da noite, na escuridão, mas na condição de luz ou estrela, guiando e iluminando os passos da humanidade. Ninguém melhor do que Dom Helder Câmara para assimilar a riqueza do mistério da encarnação: “Se eu pudesse sairia povoando de sono e de sonhos as noites mal dormidas dos desesperados”[1].
Estamos diante do eixo da nossa fé pelos anjos, que anunciam aos pastores o nascimento do Salvador da humanidade, ao mesmo tempo em que no Oriente, distante e longínquo, surge uma estrela, com a missão de comunicar aos magos o nascimento da verdadeira Estrela da humanidade[2]. É forte o significado paradoxal da estrela, vista como um instrumento …

Gilberto Gil ganha liminar contra Facebook

Imagem
O cantor e compositor Gilberto Gil conseguiu obter uma liminar na Justiça contra o Facebook e a rede de sites Pensa Brasil em texto considerado falso com supostas críticas à Operação Lava Jato e ao juiz Sérgio Moro - e defesas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A decisão foi tomada pelo juiz Carlos Sérgio dos Santos Saraiva, do Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ). O título da matéria falsa era: “Gilberto Gil diz: Lula que tanto lutou pelo povo não merecia passar por isso tudo por causa de um juizinho”.  A rede social também foi obrigada a informar os dados pessoais cadastrados de Hernandes dos Reis Renan Reis, cujo perfil no Facebook replicou a matéria, acrescentando comentários de cunho racista contra Gil. A decisão prevê multa diária de R$ 3 mil, caso a ordem seja descumprida. Na decisão, o juiz disse que a falsa entrevista trata-se de um “mero factoide”, criado pelo réu para “captar seguidores na internet e, com isso, alavancar seus n…

Pai judeu e esposa budista, Zuckerberg não é mais ateu: 'A religião é importante'

Imagem
Por Alberto Flores D’Arcais* “Merry Christmas and Happy Hanukkah from Priscilla, Max, Beast and me!”. Eram 6 e 50 da manhã de 25 de dezembro último quando Mark Zuckerberg – o homem que fundou o Facebook (na época, 4 de fevereiro de 2004, ele estava com apenas 20 anos) e hoje é o quinto bilionário mais rico do mundo (segundo a revista Forbes de dezembro) – postou os seus (e de sua esposa e filhos) votos de Natal na página do “seu” social network. Um post igual ao de milhões de pessoas, escritos naquele dia e publicados em todos os cantos do mundo, palavras que teriam passado despercebidas se um amigo (ou simplesmente um de seus tantos fãs) não tivesse se intrometido. Com uma pergunta bastante direta: “Mas você não é ateu?”. Era o que se acreditava até o outro dia. O fato de Zuckerberg ser ateu, ou ao menos agnóstico, ele mesmo tinha dado a entender na época em que – após ter largado a faculdade de Harvard e ter se transferido a Palo Alto, meca da Silicon Valley (ali morava Steve Jobs e…

Livro de memórias de Carrie Fisher retorna à lista de mais vendidos nos EUA

Imagem
Por Jill Sergeant O livro de memórias de Carrie Fisher "Memórias da Princesa - Os Diários de Carrie Fisher", sobre seu período fazendo o filme "Star Wars", voltou à lista de mais vendidos dos Estados Unidos nesta quinta-feira, após a morte da atriz na última semana em decorrência de um ataque cardíaco. O livro está em segundo na lista de mais vendidos de não-ficção. O romance "The Whistler" de John Grisham continuou no topo da lista de mais vendidos de ficção. Dados divulgados por redes de livraria, livrarias online e distribuidores independentes dos Estados Unidos foram usados para fazer a lista.
Reuters

São Paulo terá homenagem ao camaleão

Imagem
Toda e qualquer manifestação de homenagem a David Bowie na data exata em que ele completaria 70 anos parece singela diante da genialidade de um dos maiores ídolos da música pop. A tarefa torna-se complexa, inclusive, para quem interpreta o camaleão o rock nos palcos há mais de uma década. André Frateschi, que ao lado da banda Heroes e da mulher, Miranda Kassin, canta os hits do space man de forma intensa e vibrante, é incapaz de se autodescrever sem o DNA de Bowie.
"Ele foi vanguarda em todos os momentos da vida, inclusive na hora de se despedir. De alguma forma, portanto, ele sentiu que o mundo estava ficando cada vez mais louco e partiu. O Bowie não morreu, apenas retornou para o seu planeta de origem", diz Frateschi, que fará um show especial de tributo a David Bowie neste domingo, 8, no Centro Cultural Rio Verde, na zona oeste de São Paulo.
O show de Frateschi passará por todas as fases do britânico, incluindo músicas de Blackstar (2016). "Não quero que esta aprese…

Parte do cérebro que reconhece rostos cresce até a idade adulta

Imagem
A parte do cérebro que permite reconhecer os rostos continua se desenvolvendo até a idade adulta, uma descoberta que surpreendeu cientistas divulgada em um estudo publicado na quinta-feira. Os cientistas pensavam que o crescimento dos tecidos cerebrais terminava no início da vida, e que o cérebro se adaptava posteriormente organizando a sinapse entre os neurônios. Ao examinar com ressonância magnética cérebros de crianças e de adultos, os pesquisadores descobriram que a região do córtex cerebral que aparentemente desempenha um papel chave no reconhecimento dos rostos - chamada giro fusiforme - continuava crescendo até a idade adulta. Isto explicaria por que os adultos reconhecem melhor os rostos que as crianças, revelaram os autores deste estudo, apresentado na revista americana Science e realizado com 47 pessoas (22 crianças de 5 a 12 anos e 25 adultos de 22 a 28 anos). Os pesquisadores determinaram que os adultos tinham proporcionalmente 12,6% a mais de matéria cerebral no giro fus…

Fiéis de Lisboa lançam clube de leitura

Imagem
Os fiéis da paróquia de São Tomás de Aquino, em Lisboa, organizaram-se num clube de leitura. Entre os próximos meses de janeiro e junho, os participantes propõem-se a ler e a conversar sobre seis livros que retratam as vidas de várias famílias.

Os encontros entre leitores e orientadores terão lugar na Biblioteca de São Tomás de Aquino, assim designada em homenagem ao frade italiano da Ordem dos Pregadores cujas obras «tiveram enorme influência na teologia e na filosofia», destacam os responsáveis pela iniciativa. A orientar este clube de leitura vão estar seis pessoas, que em comum têm o facto de serem docentes ou antigos docentes da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (UCP).

A iniciativa é também uma forma de demonstrar que paróquia «não é só lugar de culto, mas também de pensamento, debate e ensaio, fazendo da Igreja uma instituição de referência na sociedade», destacou Nélio Pita, pároco local, em declarações ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cu…

Itália tem recorde na chegada de imigrantes em 2016

Imagem
Da Agência Ansa Guarda costeira italiana resgata imigrantes no Mediterrâneo Lusa/EPA/MOAS.EU - Direitos Reservados



















O número de imigrantes que chegou à Europa através da rota central do Mediterrâneo, que leva à Itália e a Malta, cresceu 20% em 2016 com um total de 181 mil pessoas, anunciou hoje (6) a agência da União Europeia para Controle de Fronteiras, a Frontex. O total é o maior já registrado na história e quase a totalidade desses estrangeiros se dirigiu para o território italiano. As informações são da agência de notícias Ansa. O dado reflete a intensa pressão migratória crescente do norte da África, responsável pelo aumento no número de imigrantes. Segundo a Frontex, essa rota é a escolhida por nigerianos, a maioria dos imigrantes, seguidos por pessoas da Eritreia, Guiné, Costa do Marfim e Gâmbia. Aumento considerável Outro dado recorde é que, desde 2010, o número na chegada de africanos à Itália aumentou 10 vezes.    Em números totais, foram 503,7 mil imigrantes que atravessaram ileg…

Papa convida a rejeitar «pequenos ídolos» do poder e da riqueza

Imagem
Francisco preside à Missa no Dia de Reis e evoca exemplo de quem procurou o Menino Jesus em Belém, longe dos luxos Cidade do Vaticano, 06 jan 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco presidiu hoje à Missa do Dia de Reis, no Vaticano, e disse que o exemplo destas três figuras deve levar os cristãos a rejeitar os “pequenos ídolos” e procurar Jesus onde menos se espera. “Estes são os esquemas mundanos, os pequenos ídolos a quem prestamos culto: o culto do poder, da aparência e da superioridade. Ídolos que prometem apenas tristeza e escravidão”, declarou, na homilia da celebração que decorreu na Basílica de São Pedro. O Papa elogiou os Magos que “tiveram a coragem de caminhar e, prostrando-se diante do pequenino, prostrando-se diante do pobre, prostrando-se diante do indefeso, prostrando-se diante do insólito e desconhecido Menino de Belém, descobriram a Glória de Deus”. O cristão que imita os Magos, acrescentou, vai “à periferia, à fronteira, aos lugares não evangelizados”, para poder encontra…

Mais Visitadas

Alagoano que dirigiu filme que teve cenas gravadas em Penedo toma posse na ABL

Literatura e cinema ajudaram a tornar Notre-Dame conhecida no mundo

Principal nome da literatura feita para crianças no Ceará, Horácio Dídimo, morto em 2018, pode ser homenageado em Dia Estadual da Literatura Infantil

Herança do governo golpista

Catedral de Notre-Dame, em Paris, sofre incêndio na tarde desta segunda-feira