Postagens

Mostrando postagens de Abril 5, 2018

Os desafios de uma mãe para incluir seu filho autista na escola

Imagem
A história de Marinez e seu filho Isac nos mostra como ainda é difícil a inclusão das crianças com autismo no Brasil Por: Paula Peres Marinez e seu filho Isac, de oito anos, diagnosticado com autismo. Crédito: Acervo pessoalNesta segunda-feira (2), Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, Isac, um menino de oito anos e diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) desde os 3, irá para a escola pela primeira vez em 2018. O motivo: Isac está sem transporte especial, apesar de ter direito a ele, de acordo com o Estatuto da Criança com Deficiência. Sua mãe, Marinez Lourenço, de 36 anos, terá que fazer o trajeto de transporte público. “É muito ruim andar de ônibus com ele. Ele não gosta de esperar no ponto, se joga no chão, se agride, eu tenho que levar a minha bolsa e as coisas dele todas no meu colo”, conta. Isac mora com os pais no Capão Redondo, na periferia da zona sul de São Paulo, e estuda na EMEF José Saramago, a pouco mais de cinco quilômetros de distância. Desde …

Por que ler grandes clássicos é tão importante?

Imagem
Você se lembra do último livro que leu? Segundo uma pesquisa da Jenkins Group, uma editora de livros norte-americana, 42% dos estudantes que se formam na graduação nunca mais lerão um livro novamente. Além disso, constatou-se que a maior parte das pessoas se dedica somente à leitura de best-sellers com, no máximo, 10 anos de existência. Ou seja, os clássicos estão, cada vez mais, ficando esquecidos nas prateleiras. A maioria de nós tem contato com as grandes obras literárias durante o período escolar, já que praticamente todos os vestibulares do País cobram o conhecimento de livros das literaturas brasileira e portuguesa, de autores como Machado de Assis, Eça de Queirós, Fernando Pessoa e Carlos Drummond de Andrade. Depois da aprovação na universidade, muitos acabam deixando de lado esse tipo de literatura. Contudo, a leitura de livros clássicos auxilia em diversos pontos da nossa formação pessoal, profissional e acadêmica. Além disso, deixá-los de lado é ignorar uma parte importante …

Professor da UECE tem trabalho premiado com o Newton Mobility Grant da Inglaterra

Imagem
O professor Paulo Henrique Mendes Maia, do curso de Ciência da Computação da Universidade Estadual do Ceará (UECE), teve um projeto premiado com o Newton Mobility Grant, da Royal Society da Inglaterra. O prêmio, no valor de 3.000 libras, cobre custos com uma passagem ida-volta do pesquisador brasileiro para a Inglaterra, mais custos com alimentação, transporte e hospedagem. Esse é um prêmio muito prestigiado na Inglaterra. O docente é vinculado ao Centro de Ciências e Tecnologia (CCT).
O projeto, intitulado "Scenarios@runtime for Self-adaptive systems" e cujo tema é uma das linhas de pesquisa do professor, foi pensado para ser realizado em conjunto com a Open University. O projeto visa investigar como cenários podem ser aplicados a sistemas auto-adaptativos, que são os que adaptam seu comportamento em tempo de execução sem a necessidade de intervenção humana. The Open University (comumente chamada Open University ou OU, mas oficialmente o "the" faz parte do nome) …

Clube de assinaturas de livros busca diferencial e investe na antecipação da publicação de candidatos a best-seller

Imagem
Pacote de livros da TAG: a ideia de trabalhar com obras inéditas é, também, antecipar o lançamento de títulos com potencial para se tornarem best sellers. O preço desse tipo de pacote também é menor que aquele baseado em curadoria. Três variáveis desempenham papeis fundamentais no universo dos clubes de assinatura. O preço é um deles, claro. Há, ainda, formas de construir um perfil de seu leitor/ assinante, de maneira a antecipar os desejos de quem se dispõe a pagar pelo serviço; e diferenciais, que tornem a experiência da assinatura atraente (afinal, porque não ir a uma livraria escolher o que se quer ler?). Iniciativas do tipo se multiplicaram e se segmentaram (há clubes especializados no público infantil, por exemplo). E a tendência parece ser a de, cada vez mais, particularizar. Um dos exemplos que mais chamam a atenção é o da TAG - Experiências Literárias, do Rio Grande do Sul. O clube, que já mantinha um pacote chamado TAG Curadoria (com obras indicadas por escritores e intelect…

Lei torna crime descumprir medidas protetivas da Maria da Penha

Imagem
Agora, quem descumprir uma das medidas poderá ser preso de 3 meses a 2 anos. O projeto foi proposto após o STJ concluir que a pessoa que descumpria uma medida protetiva não poderia ser presa, pois a conduta não era tipificada. (Divulgação)
Foi publicada nesta quarta-feira (4/4) a Lei 13.641/2018, que torna crime o descumprimento das medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) para proteger mulheres vítimas de algum tipo de violência doméstica ou familiar. Agora, quem descumprir uma das medidas poderá ser preso de 3 meses a 2 anos.
O projeto foi proposto após o Superior Tribunal de Justiça concluir que a pessoa que descumpria uma medida protetiva não poderia ser presa, pois a conduta não era tipificada.
As medidas protetivas podem ser impostas por juízes para proteger mulheres vítimas de algum tipo de violência doméstica ou familiar. Seu objetivo é afastar o agressor do lar ou do local de convivência com a mulher.
O texto estabelece pena de detenção de 3 meses …

CELAM promove campanha contra violência infantil

Imagem
“Pegadas da Ternura” percorrerá toda a América Latina e Caribe desde o confim do México com os Estados Unidos até a Patagônia. Cidade do Vaticano
A partir de 7 de junho próximo, terá início na América Latina e Caribe a caminhada “Pegadas da Ternura” (Huellas de Ternura) a fim de conscientizar as famílias, as escolas e paróquias sobre as consequências da violência infantil.
A iniciativa é promovida pelo Departamento de Justiça e Solidariedade do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) através do programa “Centralidade da Infância”.
Caminhada ecumênica A marcha iniciará no confim entre Tijuana, no México, e San Diego, na Califórnia, “uma das mobilizações mais importantes e inéditas”, apoiada pelo CELAM, pela Caritas Latino-americana e pelas Conferências Episcopais da América Latina.
A caminhada é ecumênica, um ação social que emergiu nos últimos meses no âmbito da campanha regional “Violência zero, 100% ternura”, apresentada pela presidência do CELAM durante o encontro com o Papa Fran…

Mais Visitadas

Alagoano que dirigiu filme que teve cenas gravadas em Penedo toma posse na ABL

Literatura e cinema ajudaram a tornar Notre-Dame conhecida no mundo

Principal nome da literatura feita para crianças no Ceará, Horácio Dídimo, morto em 2018, pode ser homenageado em Dia Estadual da Literatura Infantil

Herança do governo golpista

Catedral de Notre-Dame, em Paris, sofre incêndio na tarde desta segunda-feira