Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Abril 5, 2018

Os desafios de uma mãe para incluir seu filho autista na escola

A história de Marinez e seu filho Isac nos mostra como ainda é difícil a inclusão das crianças com autismo no Brasil Por: Paula Peres Marinez e seu filho Isac, de oito anos, diagnosticado com autismo. Crédito: Acervo pessoalNesta segunda-feira (2), Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, Isac, um menino de oito anos e diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) desde os 3, irá para a escola pela primeira vez em 2018. O motivo: Isac está sem transporte especial, apesar de ter direito a ele, de acordo com o Estatuto da Criança com Deficiência. Sua mãe, Marinez Lourenço, de 36 anos, terá que fazer o trajeto de transporte público. “É muito ruim andar de ônibus com ele. Ele não gosta de esperar no ponto, se joga no chão, se agride, eu tenho que levar a minha bolsa e as coisas dele todas no meu colo”, conta. Isac mora com os pais no Capão Redondo, na periferia da zona sul de São Paulo, e estuda na EMEF José Saramago, a pouco mais de cinco quilômetros de distância. Desde …

Por que ler grandes clássicos é tão importante?

Você se lembra do último livro que leu? Segundo uma pesquisa da Jenkins Group, uma editora de livros norte-americana, 42% dos estudantes que se formam na graduação nunca mais lerão um livro novamente. Além disso, constatou-se que a maior parte das pessoas se dedica somente à leitura de best-sellers com, no máximo, 10 anos de existência. Ou seja, os clássicos estão, cada vez mais, ficando esquecidos nas prateleiras. A maioria de nós tem contato com as grandes obras literárias durante o período escolar, já que praticamente todos os vestibulares do País cobram o conhecimento de livros das literaturas brasileira e portuguesa, de autores como Machado de Assis, Eça de Queirós, Fernando Pessoa e Carlos Drummond de Andrade. Depois da aprovação na universidade, muitos acabam deixando de lado esse tipo de literatura. Contudo, a leitura de livros clássicos auxilia em diversos pontos da nossa formação pessoal, profissional e acadêmica. Além disso, deixá-los de lado é ignorar uma parte importante …

Professor da UECE tem trabalho premiado com o Newton Mobility Grant da Inglaterra

O professor Paulo Henrique Mendes Maia, do curso de Ciência da Computação da Universidade Estadual do Ceará (UECE), teve um projeto premiado com o Newton Mobility Grant, da Royal Society da Inglaterra. O prêmio, no valor de 3.000 libras, cobre custos com uma passagem ida-volta do pesquisador brasileiro para a Inglaterra, mais custos com alimentação, transporte e hospedagem. Esse é um prêmio muito prestigiado na Inglaterra. O docente é vinculado ao Centro de Ciências e Tecnologia (CCT).
O projeto, intitulado "Scenarios@runtime for Self-adaptive systems" e cujo tema é uma das linhas de pesquisa do professor, foi pensado para ser realizado em conjunto com a Open University. O projeto visa investigar como cenários podem ser aplicados a sistemas auto-adaptativos, que são os que adaptam seu comportamento em tempo de execução sem a necessidade de intervenção humana. The Open University (comumente chamada Open University ou OU, mas oficialmente o "the" faz parte do nome) …

Clube de assinaturas de livros busca diferencial e investe na antecipação da publicação de candidatos a best-seller

Pacote de livros da TAG: a ideia de trabalhar com obras inéditas é, também, antecipar o lançamento de títulos com potencial para se tornarem best sellers. O preço desse tipo de pacote também é menor que aquele baseado em curadoria. Três variáveis desempenham papeis fundamentais no universo dos clubes de assinatura. O preço é um deles, claro. Há, ainda, formas de construir um perfil de seu leitor/ assinante, de maneira a antecipar os desejos de quem se dispõe a pagar pelo serviço; e diferenciais, que tornem a experiência da assinatura atraente (afinal, porque não ir a uma livraria escolher o que se quer ler?). Iniciativas do tipo se multiplicaram e se segmentaram (há clubes especializados no público infantil, por exemplo). E a tendência parece ser a de, cada vez mais, particularizar. Um dos exemplos que mais chamam a atenção é o da TAG - Experiências Literárias, do Rio Grande do Sul. O clube, que já mantinha um pacote chamado TAG Curadoria (com obras indicadas por escritores e intelect…

Lei torna crime descumprir medidas protetivas da Maria da Penha

Agora, quem descumprir uma das medidas poderá ser preso de 3 meses a 2 anos. O projeto foi proposto após o STJ concluir que a pessoa que descumpria uma medida protetiva não poderia ser presa, pois a conduta não era tipificada. (Divulgação)
Foi publicada nesta quarta-feira (4/4) a Lei 13.641/2018, que torna crime o descumprimento das medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) para proteger mulheres vítimas de algum tipo de violência doméstica ou familiar. Agora, quem descumprir uma das medidas poderá ser preso de 3 meses a 2 anos.
O projeto foi proposto após o Superior Tribunal de Justiça concluir que a pessoa que descumpria uma medida protetiva não poderia ser presa, pois a conduta não era tipificada.
As medidas protetivas podem ser impostas por juízes para proteger mulheres vítimas de algum tipo de violência doméstica ou familiar. Seu objetivo é afastar o agressor do lar ou do local de convivência com a mulher.
O texto estabelece pena de detenção de 3 meses …

CELAM promove campanha contra violência infantil

“Pegadas da Ternura” percorrerá toda a América Latina e Caribe desde o confim do México com os Estados Unidos até a Patagônia. Cidade do Vaticano
A partir de 7 de junho próximo, terá início na América Latina e Caribe a caminhada “Pegadas da Ternura” (Huellas de Ternura) a fim de conscientizar as famílias, as escolas e paróquias sobre as consequências da violência infantil.
A iniciativa é promovida pelo Departamento de Justiça e Solidariedade do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) através do programa “Centralidade da Infância”.
Caminhada ecumênica A marcha iniciará no confim entre Tijuana, no México, e San Diego, na Califórnia, “uma das mobilizações mais importantes e inéditas”, apoiada pelo CELAM, pela Caritas Latino-americana e pelas Conferências Episcopais da América Latina.
A caminhada é ecumênica, um ação social que emergiu nos últimos meses no âmbito da campanha regional “Violência zero, 100% ternura”, apresentada pela presidência do CELAM durante o encontro com o Papa Fran…