Postagens

Mostrando postagens de Novembro 21, 2016

Papa Francisco agradece ao Padre Geovane Saraiva mais uma vez

Imagem
Pelo livro, Francisco: o Futuro do Mundo. Carta de 31 de outubro de 2016, a qual respondeu em nome do Santo Padre, Mons. Paolo Borgia,  Assessor para Assunto Gerais da Santa Sé.

Humano Demais: livro conta a história de vida do padre Fábio de Melo

Imagem
A biografia foi escrita pelo jornalista Rodrigo Alvarez. O padre e o jornalista estiveram juntos para o lançamento, nesse domingo (20) em São Paulo.O padre Fábio de Melo ganhou uma biografia. O livro Humano Demais, que conta a trajetória de vida dele, foi escrito por Rodrigo Alvarez, jornalista e correspondente da TVGloboem Berlim. Nesse domingo (20), os dois estiveram juntos emSão Paulo, para o lançamento do livro. No local do lançamento do livro, uma multidão esperava um grande momento. “Ele passa uma coisa muito linda para nós, traz alegria para corações tristes”, diz uma fã. A espiritualidade que transmite, deixa a gente motivado emocionalmente e espiritualmente para motivar outras pessoas”, declara o funcionário público Adelson de Oliveira. Claro que todas essas pessoas foram ver de perto o padre que canta, filosofa, aparece na televisão, é sucesso nas redes sociais... Mas agora, com o livro, o público vai realmente conhecê-lo um pouco mais: as dificuldades na infância, as dores e …

Emmy Internacional: Grazi e Alexandre Nero concorrem ao prêmio

Imagem
Grazi Massafera ("Verdades secretas") e Alexandre Nero ("A regra do jogo") vão disputar os prêmios de melhor atriz e ator no Emmy Internacional, que acontece na noite desta segunda-feira (21), em Nova York, nos EUA. As duas tramas também concorrerão na categoria melhor novela. A Globo tem seis nomes entre os indicados ao prêmio, considerado o Oscar da TV mundial. A emissora concorre em cinco categorias. O humorístico "Zorra" foi indicado a melhor série de comédia e "Os experientes" disputará o título de melhor minissérie. Pelo Brasil, também concorre "Adotada", da MTV, na categoria melhor programa de entretenimento não roteirizado. No ano passado, duas produções da Globo foram premiadas com o Emmy Internacional. "Império" levou o prêmio de melhor novela e o especial "Doce de mãe" ganhou como melhor comédia. Ao todo, a emissora já ganhou o Emmy Internacional 14 vezes. Alexandre Nero como o comendador José Alfredo, prot…

Câmara aprova lei que torna patrimônio imaterial obra de Adoniran Barbosa

Imagem
A Câmara de Vereadores de São Paulo aprovou, por votação simbólica realizada em plenário, na sexta-feira (18) um projeto de lei que declara a obra do músico Adoniram Barbosa como patrimônio histórico cultural imaterial do município de São Paulo. O projeto de lei, de autoria do vereador Toninho Paiva (PR), tramitava na Casa desde 2012, quando foi aprovado pela Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara. Agora, segue para sanção do prefeito, Fernando Haddad. O texto da lei diz que “toda a obra de Adoniran Barbosa, incluindo as composições e poesia, fica declarada como patrimônio histórico cultural imaterial” da cidade e que as despesas para a execução da lei ocorrerão por conta de “dotações orçamentárias próprias, suplementadas, se necessário”. A preservação da obra do compositor será feita com base na lei 14.406 de 2007, que instituiu o Programa Permanente de Proteção e Conservação do Patrimônio Imaterial do Município de São Paulo, cuja ideia é identificar e conservar expressõe…

Enade 2016 apresenta a menor taxa de abstenção

Imagem
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2016 teve a participação de 90,7% dos inscritos e registrou a menor taxa de abstenção para o primeiro ciclo de avaliação, que compreende as áreas de saúde, ciências agrárias e áreas afins.
A abstenção foi de 9,3%, contra 14,1%, em 2013 e 19%, em 2010. No total, 195.859 concluintes de cursos de graduação de 18 áreas fizeram as provas ontem, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
As áreas de avaliação do Enade são definidas de acordo com o ciclo trienal do exame. Neste ano, participaram os estudantes de Agronomia, BioMedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Zootecnia.
Também foram avaliados os concluintes de cursos tecnólogos nas áreas de Agronegócio, Estética e Cosmética, Gestão Ambiental, Gestão Hospitalar e Radiologia.
As maiores abstenções foram em tecnologia de Gestão Ambienta…

"As tecnologias só abrem caminho para a leitura", diz escritor Pedro Bandeira

Imagem
Pedro Bandeira é o avô de uma geração. Autor de clássicos da literatura infantojuvenil como A Droga da Obediência e O Fantástico Mistério de Feiurinha, sucessos na década de 1980, ele continua ativo no mercado editorial. Durante passagem por Fortaleza para dialogar com educadores sobre o relançamento de obras marcantes, o escritor conversou com O POVO. Disposto nos sofás da Livraria Cultura, com um círculo de leitores formado ao redor, Pedro falou de forma ágil sobre leitura, o papel da família e a relevância da tecnologia. Riu, se emocionou, pediu a participação dos leitores e, principalmente, ensinou. Pedro é amado por adultos e crianças. Pais, que foram seus leitores, e agora passam os exemplares preferidos aos filhos. Ao fim da entrevista, aplausos.
O POVO - O escritor precisa primeiro ser um leitor?
PEDRO BANDEIRA - Claro que sim. Todo escritor foi um leitor voraz. Foi aquela criança que durante a aula de matemática estava lendo uma coisinha embaixo do fichário, sabe? Realmente, o …

COP22 acorda implementar agenda contra as mudanças climáticas

Imagem
A conferência do clima da ONU (COP22) aprovou em Marrakesh, uma agenda para combater as mudanças climáticas e seus 196 signatários deram prazo de um ano para avaliar seus avanços. Os negociadores ratificaram seu compromisso de combater o aquecimento do planeta dez dias depois da vitória eleitoral nos Estados Unidos do republicano Donald Trump, que ameaçou retirar a superpotência deste combate. O COP22, que terminou na sexta-feira (18) de Marrakesh iniciou a contagem regressiva para implementar o histórico Acordo de Paris de 2015, cujo objetivo é que o planeta não supere +2º C com relação à era pré-industrial. O Acordo de Paris deve começar a ser aplicado em 2020 e para isto é necessário desenvolver seu conteúdo, estabelecendo as instituições ou plataformas necessárias. Para isto, as partes decidiram se reunir novamente em novembro de 2017 "para revisar o avanço da implementação", destacou o texto final. Os países continuarão negociando o financiamento, o calendário, a transp…

Skank resgata 'O Samba Poconé' em série de shows e álbum comemorativo

Imagem
Para a banda Skank, 1996 é um ano para ser lembrado - e muito celebrado. Há 20 anos, o quarteto mineiro lançava o terceiro disco da carreira, "O Samba Poconé". Catapultado pelo sucesso estrondoso de uma de suas faixas, "Garota Nacional", o álbum vendeu 2 milhões de cópias - até hoje, é o disco mais vendido da banda -, numa época em que a música digital nem era sonhada e a indústria fonográfica lucrava alto com os discos físicos. Aliás, "Garota Nacional" merece um capítulo à parte. Tocada à exaustão nas rádios, ela ganhou vida própria e conquistou também as paradas europeias e da América Latina. Foi parar no topo da Billboard na Espanha por semanas. Levou a banda para sua turnê internacional. Chegou a ser gravada em espanhol, e a banda recebeu um pedido dos italianos de uma versão para seu idioma - que nunca aconteceu -, mas foi a música com letra original, em português, que se consagrou também no exterior. 

Para comemorar as duas décadas de um disco tão im…

Papa Francisco institui «Dia Mundial dos Pobres»

Imagem
Celebração inspirou-se na experiência do Jubileu da Misericórdia e vai celebrar-se no penúltimo domingo do ano litúrgicoCidade do Vaticano, 21 nov 2016 (Ecclesia) – O Papa decidiu instituir um “Dia Mundial dos Pobres” na Igreja Católica, que vai ser celebrado no penúltimo domingo do ano litúrgico, revelou hoje o pontífice numa nova carta apostólica. A celebração é inspirada no Ano Santo da Misericórdia (dezembro 2015-novembro 2016), que se concluiu este domingo e, particularmente, no ‘Jubileu das Pessoas Excluídas Socialmente’, que se celebrou no Vaticano a 13 de novembro, dia em que se fecharam as Portas Santas em todas as catedrais e santuários do mundo. “Intuí que, como mais um sinal concreto deste Ano Santo extraordinário, se deve celebrar em toda a Igreja, na ocorrência do XXXIII Domingo do Tempo Comum, o Dia Mundial dos Pobres”, escreve Francisco, na carta apostólica ‘Misericórdia e mísera’, com a qual marca o final do Jubileu. O Papa explica que vê nesta nova celebração a “mais…

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

VIVENDO E APRENDENDO

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil