Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Maio 30, 2019

Bispo: Servidor dos Servidores

Padre Geovane Saraiva*
Voltando-me para Santo Agostinho, numa reflexão sobre os bispos, pensei em Maria, na condição de Rainha dos Apóstolos, em união com aquele que gerou, hauriu da misteriosa força do seu múnus apostólico, na sua íntima e encantadora realidade salvífica, naquele amor, que podemos imaginar como sendo o mais inflamado, sublime e restaurador.
 Daí a participação do doutor da graça e dos bispos, no sacerdócio de Cristo! Só lhe acrescenta responsabilidade e pena, ao afiançar: “O que tenho em comum convosco enche-me de entusiasmo; o que tenho diferente de vós atormenta-me, enche-me de tremor”. Que os bispos saibam sempre mais se voltarem para o Livro Sagrado, enxergando aí Nossa Senhora, e a partir dela a redenção, Jesus de Nazaré imolado, na sorte de associar-se aos seus sofrimentos.
 A grandeza de Maria, na minha inconsistente imaginação, pode muito ajudar os bispos nos nossos difíceis tempos, ela que, ao nos presentear com o Messias-Redentor, também participa de sua su…

Ator Lázaro Ramos lança livro infantil

Na história, o protagonista ajuda os pequenos a identificar e nomear o que estão sentindo Diário da Região

Em livro, contista cearense Marco Severo aborda as diferentes faces do amor

Por Diego Barbosa, 
“Se eu te amasse, estas são as coisas que te diria” é o novo livro de Marco Severo, com lançamento marcado para esta quinta-feira (30)
A pena de Marco Severo é afoita em revirar destroços, fraturas internas. Na ótica do contista, as tintas da realidade estão longe de mirar o belo. É na penumbra do mundo e das relações interpessoais que ele demarca o lugar de uma escrita dada a retratar o cotidiano à la Rubem Fonseca, com inclinação para o áspero e a solidão. Por isso, este seu novo "Se eu te amasse, estas são as coisas que eu te diria" pode provocar olhares curiosos no público que o acompanha há algum tempo. Amor? Amar? "É um livro muito diferente dos outros que já publiquei. Eles têm uma pegada crua, algo mais impactante; esse vai por outro caminho, com uma linguagem musical, em tom de poesia", afirma. Ainda assim, é o mesmo Severo de sempre, aquele observado em títulos como "Todo naufrágio é também um lugar…

Oswald Barroso lança o segundo volume de suas memórias ficcionais em noite musical nesta sexta, 31, na Livraria Lamarca

Mundinho Flor desgarrou-se da infância e adentrou a juventude. Com ela, novas descobertas, mas também incertezas provenientes de uma época difícil, acinzentada por demais. Após Menino Amarelo: As Desventuras de Um Rei Desencaminhado, lançado em setembro de 2018, Oswald Barroso lança nesta sexta-feira, 31, às 19 horas, na Livraria Lamarca (Benfica), Risco Vermelho, o segundo volume de suas memórias ficcionais. Narrado em terceira pessoa, a partir de um personagem fictício - seu alterego, no caso - o escritor cearense, dramaturgo, folclorista e pesquisador de cultura popular dá início a esta saga tendo como ambiente, além de Fortaleza, mais dois locais: Rio de Janeiro e Recife. "Comecei pelo Rio de Janeiro, para onde fui tratar das fraturas e feridas decorrentes do atropelamento que pôs fim aos meus projetos de atleta. Aproveitei para acompanhar toda uma vida cultural intensa e agitada, em trajes de hippie. Depois voltei para estudar em Fortaleza, participando intensamente do movi…

Livraria vai realizar festival de cultura LGBTQ em Fortaleza

A Livraria Cultura realiza a primeira edição do Festival O Grito de Cultura LGBTQ+, no próximo dia 15. Gratuito, o evento terá bate-papos, palestras, shows e exibição de curtas temáticos. O escritor Vitor Martins, autor dos livros “15 Dias” e “Um Milhão de Finais Felizes”, está confirmado. A romancista maranhense Cris Soares, dos livros “Do Fim o Começo” e “Tudo Sobre Nós”, também está confirmada. Eles participam do painel Jovem Literatura LGBTQ+. A atriz Layla Sah participará de um painel sobre cinema e diversidade. Ela trabalhou em diversas produções  locais, incluindo o cuta-metragem Janaína Overdrive, de Mozart Freire, que será exibido no festival. O Grito também terá painel especial sobre Drag Race e arte drag no Brasil, com presença de Rayanna Rayovack. Palestra sobre personagens LGBT nas diversas mídias nerd com o linguista, professor e pesquisador FH Lima. A programação completa será divulgada nesta sexta-feira, 31. Blog O Povo

Unicamp batiza prédio da Faculdade de Educação com o nome de Paulo Freire

Freire foi professor durante dez anos no prédio que agora recebe o seu nome. Bolsonaro ainda durante a campanha eleitoral já criticava o educador e seu método de alfabetização (TV Senado)
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) batizou o prédio principal da Faculdade de Educação, uma das mais conceituadas da área no País, com o nome do educador e filósofo Paulo Freire (1921-1997), que nos últimos anos vem sendo criticado por grupos conservadores e apareceu até mesmo no programa de governo de Jair Bolsonaro, que diz querer "expurgar Freire das escolas brasileiras".
A homenagem foi uma iniciativa dos estudantes do mestrado profissional da faculdade. Eles propuseram batizar o prédio, onde Freire foi professor por dez anos (de 1981 a 1991) no Departamento de Ciências Sociais na Educação. Nima Spigolon, coordenadora do mestrado profissional, explicou que a nomeação seguiu todo o processo institucional, com a coleta de 800 assinaturas de docentes, estudantes e funcionários. …

À beira mar

As redes sociais são novas fronteiras, beira mar. Estamos aprendendo ainda os seus limites Meu impulso ao chegar no litoral é sempre arrancar o calçado e caminhar ao longo de toda praia, até o seu final, normalmente de pedras, muitas pedras. Andar ali, bem no limite, no encontro da água com a areia. Onde o mar encontra o continente. É, para mim, uma explosão de sentidos e sentimentos. Primeiro visual: o mar azul contracenando com a areia branca, os rochedos e, do outro lado, a serra verde de mata nativa. Depois, o sentido tátil: o vento envolvendo todo o corpo e a água alcançando os pés, ora mais, ora menos. E tem sabor, quando uma leve gota da maresia chega até a boca… Doce sal do mar! Por fim, o bem estar leva a um profundo aspirar…respirar. E aí, o cheiro do mar nos envolve. Uma sensação incrível de liberdade, paz! Uma paz sobre conflitos, sobre limites, onde há avanços e recuos. O movimento incessante das águas, por dias, meses e anos: marés altas e baixas. Praias que diminuem, p…

Podcast: Projeto Dom Helder, Arte e Missão. Paróquia Santo Afonso, Fortaleza CE

Projeto Dom Helder, Arte e Missão. Paróquia Santo Afonso, Fortaleza CE. Um mundo melhor é possível, dizia o Santo bispo.